Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2023

    SECÇÃO: Local


    Em Ermesinde as celebrações pascais voltaram ao que eram antes da pandemia e com maior afluência e participação

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    «As celebrações pascais em 2023 voltaram, globalmente, ao que eram antes da pandemia, registando-se maior afluência e participação». Quem o diz é o pároco da nossa freguesia, o cónego João Peixoto no rescaldo de mais uma celebração pascal.

    Convidado pelo nosso jornal a responder a um par de questões sobre a quadra festiva que se viveu no mês de abril, mais concretamente em relação ao tradicional Compasso, o padre Peixoto deu nota de que a Visita Pascal (Compasso) voltou a percorrer as ruas e praças da nossa cidade, entrando mas casas que lhes abriram as portas, em maior número do que em 2022 «quando o medo do contágio e algumas restrições ainda eram fator inibidor. Saíram 49 cruzes e percorreram toda a cidade. Porventura poderá ter havido algum desencontro por alteração pontual dos horários de outros anos. De facto, chegaram-nos duas reclamações de pessoas não visitadas, o que não é muito relevante numa cidade tão populosa», disse o pároco da nossa cidade.

    Como nota especial, neste ano de 2023, o padre João Peixoto destacou «o maior envolvimento dos jovens nas celebrações do Tríduo Sacro, com relevo para a Via Sacra na noite de Sexta-Feira Santa, que eles organizaram e que percorreu as ruas da cidade desde o Parque Urbano até à Igreja Matriz. A Vigília pascal com o batismo de 6 catecúmenos – 3 dos quais adultos – foi uma celebração particularmente vibrante. Destaque também para a visita pascal a alguns doentes, Lares e Centros de Dia realizada pelo pároco com a companhia de uma vintena de jovens, durante a segunda-feira de Páscoa. Com as suas guitarras, vozes e ritmos, os jovens levaram alegria e emoção aos nossos “maiores” que, depois de uma vida de canseiras, vivem por vezes a amargura de se sentirem a mais. Mas não é verdade. Eles são o nosso grande tesouro e queremos que se sintam queridos e no centro das nossas atenções».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].