Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2023

    SECÇÃO: Cultura


    Sessão de apresentação do livro “O Cabrito Balão e a Princesa sem Cabeça”

    A AUTORA DO LIVRO
    A AUTORA DO LIVRO
    No dia 24 de março, pelas 17 horas, decorreu a apresentação do livro infanto-juvenil “O Cabrito Balão e a Princesa sem Cabeça”, da autoria de Agostinha Pópulo.

    Agostinha Pópulo nascida em 1978, natural da freguesia da Ribeira de Alhariz, concelho de Valpaços, Vila Real, licenciou-se no Ensino Básico do 1.º ciclo na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e, desde então, tem vindo a exercer o cargo de professora, encontrando-se atualmente a lecionar na Escola da Costa, do Agrupamento de Escolas de São Lourenço.

    Para além do ensino, a sua vocação para a escrita levou-a a publicar alguns trabalhos dos quais se destaca “Nébur, o gato que dormia num sapato” de 2017.

    A apresentação do livro teve lugar no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde e contou com grande afluência do público.

    Estiveram também presentes o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado, e o Diretor do Agrupamento de Escolas de São Lourenço, professor José Miguel Marques.

    A escritora deu as boas-vindas à audiência que foi seguida pela intervenção da professora bibliotecária Margarida Lucas que, em representação da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de São Lourenço, mostrou o seu entusiasmo por poder incluir, pela primeira vez, o lançamento de um livro no Programa da Semana da Leitura.

    Intervieram, depois, o presidente João Morgado e o Diretor José Miguel Marques. O primeiro destacou o valor da escritora por já ter vencido o prémio de escrita no âmbito das comemorações do “25 de Abril”. O segundo elogiou a professora e escritora pelo seu contributo cívico e cultural para o seu Agrupamento de escolas.

    Na mesa de apresentação, junto da escritora, encontrava-se igualmente o seu editor, figura com obra referenciada na nossa literatura, o professor doutor João Manuel Ribeiro, diretor da “Trinta por uma linha” que conta já com o lançamento de 300 livros, maioritariamente de autores portugueses. Do livro “Cabrito Balão e a Princesa sem Cabeça”, o editor destacou não só o papel fundamental das ilustrações da autoria de Patrícia Alves, Bolota, mas também a originalidade das personagens que se envolvem num enredo cheio de sentido de humor, mas que não deixa de lado uma certa crítica social.

    Num cenário montado no palco, que recriou a infância da autora do livro, a aldeia recôndita de Trás-os-Montes, junto ao Monte Pendão, podiam ver-se objetos tradicionais da região como a junta de bois em miniatura, cabaças, potes de ferro, cestos de vime, ferraduras. Foi neste ambiente que Agostinha Pópulo leu, encenando, alguns dos excertos da estória.

    Os presentes tiveram ainda acesso a um trailer do livro com a visualização das ilustrações da obra.

    Rui Fidalgo, professor do 1.º ciclo do Agrupamento de São Lourenço, criou um momento musical alusivo à estória de Agostinha Pópulo.

    Para terminar, foi aberto um espaço de discussão. A apresentação da obra terminou com os agradecimentos, por parte da autora, a todos quantos colaboraram com ela para que esta divulgação fosse possível.

    Cândida Moreira

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].