Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2023

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS CENFIM - 45º CAMPEONATO NACIONAL DAS PROFISSÕES – WORLDSKILLS PORTUGAL - PORTIMÃO 2023

    Medalha de Ouro na Profissão de Desenho Industrial CAD para Ricardo Sousa - do CENFIM, Núcleo de Ermesinde

    foto
    O maior evento do ano de educação e formação, a nível nacional, o Campeonato Nacional das Profissões, ocorreu de 7 a 12 de março de 2023, na cidade de Portimão, com 364 jovens altamente qualificados a competirem em mais de 50 profissões.

    O formando Ricardo Sousa, do CENFIM (Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica), Núcleo de Ermesinde, conquistou a Medalha de Ouro em Desenho Industrial CAD.

    O CENFIM de Ermesinde conquistou, ainda, quatro Medalhas de Prata e uma de Excelência. As medalhas de prata foram atribuídas aos concorrentes: Isabel Rodrigues, em Desenho Industrial CAD; Diogo Gomes, em Fresagem CNC; Daniel Silva e Duarte Serra, em Mecatrónica Industrial; Guilherme Sousa, em Soldadura. A Cristiana Ferreira recebeu uma medalha de excelência em Prototipagem Rápida (foi a 2ª classificada, mas só é atribuída a medalha de ouro, por se tratar de uma profissão em demonstração).

    Os jovens medalhados nesta etapa nacional terão a possibilidade de representar Portugal na 8.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em setembro de 2023 em Gdánsk, na Polónia, e na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Lyon, França, em setembro de 2024.

    Neste momento estão já confirmadas as participações nos Campeonatos Europeu e Mundial, dos formandos: Ricardo Sousa - em Desenho Industrial CAD, e Guilherme Sousa - em Soldadura

    Como descreve o Campeão Nacional: “Foi uma experiência única e marcante. Nunca me imaginei a participar em campeonatos, mas com o incentivo dos formadores começou a despertar um interesse em mim. Ocorreu, primeiramente, uma pré-seleção dos concorrentes que representariam o CENFIM de Ermesinde. Iniciou o CENFIMSkills, que incluiu os vários núcleos, com representação das diversas profissões. Foi a primeira competição em que participei. Concorri na área do Desenho CAD, juntamente com três formandos. Conseguimos ocupar os primeiros lugares, seguindo-se, então, uma seleção interna através de provas e exercícios. Após este processo, fui selecionado para participar no Campeonato Nacional das Profissões, que se realizou em Portimão. Foram dias intensivos de provas e desafios, onde tive a oportunidade de demonstrar o que aprendi durante a minha formação. A competição foi intensa, com competidores de todo o país a exibirem as suas habilidades nas várias áreas profissionais. Foi uma experiência única e marcante, pois vivenciei o ambiente competitivo e desafiador de um campeonato nacional. Conheci outros concorrentes talentosos e troquei experiências com representantes de outras áreas técnicas. Cada prova exigiu muita concentração e habilidade técnica. Além disso, a oportunidade de representar o CENFIM de Ermesinde e a minha profissão no campeonato nacional foi uma honra. Senti-me orgulhoso de fazer parte desta competição, que valoriza a excelência profissional e promove o desenvolvimento de competências técnicas. No final, após ser anunciado o meu nome, apercebi-me que tinha ficado no primeiro lugar, para mim, algo surpreendente, porque não estava nada à espera. Senti-me gratificado pela experiência enriquecedora que tive e aprendi sobre a importância da preparação e procurar sempre a excelência na minha profissão. Participar no Campeonato Nacional das Profissões, em Portimão, foi uma experiência incrível, que me proporcionou inúmeras aprendizagens, crescimento profissional, o desejo de me aperfeiçoar cada vez mais na minha área profissional e a oportunidade de representar o centro de formação e a profissão com orgulho.”

    foto
    Os campeonatos das profissões dirigem-se a jovens entre os 17 e os 25 anos, que frequentam a formação profissional, procurando demonstrar a nível individual as suas competências, o rigor e o domínio técnico. A avaliação é efetuada com critérios muito exigentes, sendo a sua verificação e supervisão realizada por júris altamente qualificados. O grande objetivo é avaliar a qualidade, inovação e criatividade nos processos de ensino-aprendizagem.

    A decisão sobre o futuro profissional exige uma reflexão profunda sobre a área a investir, tendo sempre em consideração determinados condicionalismos de extrema importância, como: empregabilidade; condições laborais; progressão na carreira e, como é óbvio, a realização pessoal.

    A escolha do formando Ricardo Sousa recaiu sobre o curso de Técnico/a de Desenho de Construções Mecânicas, Nível IV (equivalência ao 12º ano), e, neste momento, frequenta o CET - Curso de Especialização Tecnológica - de Mecatrónica, nível V, para complementar a sua formação.

    Para além do cumprimento curricular, no centro de formação existe um investimento na promoção de diversas atividades ao nível interno, mas, também, externo, permitindo um contacto com diferentes realidades e um intercâmbio de experiências e conhecimentos, procurando corresponder, assim, à exigência técnica e tecnológica do setor industrial da metalurgia e metalomecânica.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].