Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2023

    SECÇÃO: Desporto


    XADREZ

    Henrique Vilar vence o I Torneio de Xadrez da Escola Básica Vallis Longus

    Fotos VÍTOR CARDOSO
    Fotos VÍTOR CARDOSO
    A Escola Básica Vallis Longus, em Valongo, organizou o seu I Torneio de Xadrez durante a tarde do dia 5 de abril, com a participação de 89 alunos dos 2.º e 3.º ciclos, com cada aluno a ter em cada ronda cinco minutos para alcançar a vitória sobre o seu adversário.

    Ao longo das sete rondas cada aluno procurou a melhor estratégia para alcançar a vitória e no final esta sorriu a Henrique Vilar, aluno do 6.º ano de escolaridade, o qual somou 6,5 pontos, resultantes de seis vitórias e um empate.

    Martim Lima, aluno do 5.º ano, terminou também com 6,5 pontos, resultantes de seis vitórias e um empate, sendo necessário recorrer ao desempenho nos critérios de desempate para encontrar o vencedor, e aí Henrique Vilar teve um melhor desempenho.

    Juan Filipe Santos, também um aluno a frequentar o 5.º ano, foi o terceiro classificado, averbando ao longo do torneio seis vitórias e uma derrota, concluindo a sua participação com 6 pontos.

    Este foi o I Torneio de Xadrez da Escola Básica Vallis Longus, o qual contou com a colaboração do Sport Musas e Benfica na organização e arbitragem, e permitiu não só aos alunos frequentadores do Clube de Xadrez da Escola, mas também a todos os alunos interessados e curiosos da modalidade, participarem num evento desta modalidade desportiva.

    foto
    Não só estes oitenta alunos dos diferentes anos de escolaridade participantes neste torneio, mas todos os alunos da Escola Básica Vallis Longus têm este ano letivo a oportunidade de aprenderem e praticarem xadrez, durante o intervalo do almoço, diariamente, entre as 13h00 e as 14h30, de forma gratuita.

    Os objetivos do Clube de Xadrez passam por proporcionar a prática do xadrez como instrumento e estratégia pedagógica, de socialização e de inclusão, a fim de se promover a aquisição por parte dos alunos de diferentes competências, princípios e valores definidos no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. O clube já tem previstas mais atividades para concretizar ao longo dos últimos meses do presente ano letivo.

    Eleutério Henrique - Professor de EMRC e Dinamizador do Clube de Xadrez na Escola Básica Vallis Longus

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].