FUTEBOL POPULAR
Sonho do Palmilheira morreu na praia
O Palmilheira teve neste mês de abril três verdadeiras finais, no sentido em que vencendo alguma delas poderia garantir um lugar na fase final do Campeonato do Inatel/Distrito do Porto. Assim não foi, e o sonho do emblema ermesindense em atingir a fase final da competição e posteriormente poder lutar pelo título de campeão esfumou-se. Em termos mais precisos os pupilos de José Pedro Manata disputaram três encontros na Série B da citada competição e perderam os três! De lembrar que o Palmilheira partia para estes três desafios finais em 2.º lugar na tabela classificativa, sendo que pela frente teve três adversários que também acalentavam o sonho de passar à fase final.
O primeiro deles foi o Covelo, que visitou Ermesinde no dia 1 de abril. No Estádio de Sonhos, em partida referente à 20.ª jornada, o Palmilheira desperdiçaria a primeira oportunidade de seguir em posição de acesso à fase decisiva do campeonato ao perder por 1-2. Miguel Sousa apontou o golo da equipa local, que viu ainda Maurício (que começou o encontro na condição de suplente) ser expulso. Neste encontro o técnico Manata fez alinhar de início os seguintes jogadores: Israel, Aquino, Vasco, Farunga, Armando, Pedro Lopes, Ricardo Araújo, Gonçalo Aires, Cidade, Telmo e Miguel Sousa.
No dia 19 de abril o Palmilheira mediu forças com os vizinhos do Vilar, no Estádio Municipal de Sobrado. Ante o conjunto sobradense os ermesindenses desperdiçaram a última oportunidade de se manterem na luta pela passagem à fase final, já que seriam derrotados por 2-0. Refira-se que esta partida, alusiva à 21.ª ronda, era para ter sido disputada no dia 15 de abril, mas devido ao atraso dos jogos anteriores que nesse mesmo dia foram disputados no mesmo recinto, o encontro atrasou-se bastante, tendo a equipa da arbitragem decidido adiar o jogo, o qual viria a realizar-se numa quarta-feira à noite, 22H30 (!), hora e dia que prejudicou o Palmilheira. Conjunto este que neste encontro do “tudo ou nada” não pôde contar com as suas as melhores peças, uma vez que por motivos profissionais não puderam estar presentes.
Em Sobrado o onze inicial do conjunto de Ermesinde foi o seguinte: Israel, Dui, Aquino, Cidade, Pedro Lopes, Vasco, Armando, Farunga, Mendes, Robinho e Joel.
Perante isto, o derradeiro jogo desta fase do Campeonato do Inatel/Distrito do Porto foi apenas para cumprir calendário para a turma da nossa cidade. No dia 22 de abril o Palmilheira recebeu no Estádio de Sonhos o Vila Cova, com quem perdeu por 1-3. Foi uma partida bem disputada pelas duas equipas, mas na primeira parte bastante dura por parte do Vila Cova, visto que este conjunto ainda não tinha o 1.º lugar garantido. Mas ao intervalo os forasteiros ficaram a conhecer o resultado final do jogo do Vilar, que à partida para esta 22.º Jornada estava em 2.º lugar. E como a equipa de Sobrado perdeu por 4-1 no reduto dos Alunos de Meirim o Vila Cova entrou na segunda parte do jogo ante o Palmilheira mais relaxado e com o título de campeões da Série B no bolso.
Neste último jogo o Palmilheira apresentou o seguinte onze inicial: Israel, Telmo, Armando, Aquino, Pedro Lopes, Gonçalo Aires, Vasco, Joel, Breno, Robinho e Miguel Sousa.
Em termos de classificação final o Palmilheira encerrou a sua participação na prova do Inatel na 4.ª posição, com 35 pontos, ao passo que Vila Cova, 1.º classificado com 45 pontos; e Vilar, 2.º colocado com 41 pontos, avançam para a fase final deste campeonato. Estas duas equipas vão discutir com o Juventude da Portelinha e os Dragões Valboenses (ambas da Série A) não só o título de campeão distrital do Inatel mas também a passagem à fase nacional desta competição de futebol popular.
|