Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2023

    SECÇÃO: Desporto


    FUTEBOL

    Ermesinde 1936 continua no topo do futebol distrital

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    A principal equipa do Ermesinde 1936 garantiu matematicamente neste mês de abril a manutenção na Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto. O grande objetivo da temporada está assim cumprido e para o ano teremos novamente o emblema da nossa terra a competir no escalão maior do futebol do nosso distrito.

    E a permanência foi praticamente assegurada no dia 2 de abril, altura em que os comandados de Vítor Leal receberam e venceram por 3-0 o S. Lourenço do Douro, em partida (nas imagens) referente à 27.ª jornada da Série 2 da Divisão de Elite.

    Foi um encontro que valeu sobretudo pela primeira parte, em que a equipa anfitriã esteve muito bem e o resultado prova isso mesmo, em apenas 21 minutos (dos 15 aos 36 minutos) o Ermesinde 1936 marcou três golos. O capitão Herdeiro bisou, primeiro aos 15 minutos, em que na pequena área e de cabeça deu a melhor sequência a um pontapé de canto apontado do lado esquerdo por João Fernandes. Apenas 8 minutos depois, o mesmo jogador concluiu um lance aparentemente inofensivo, que resultou de um lançamento lateral, também no lado esquerdo ofensivo da equipa da casa. Aos 36 minutos, Bruno Silva fixava o resultado final da partida ao marcar o terceiro golo do Ermesinde 1936, cabeceando para o fundo das redes à guarda de Saná, dando assim o melhor destino à bola que lhe havia sido centrada por Carlitos, desde o lado esquerdo do seu ataque. No primeiro tempo o S. Lourenço do Douro praticamente não rematou à baliza adversária. Na segunda parte do encontro, a equipa visitante esteve bem melhor, bem tentou alterar o marcador, mas os seus dianteiros estiveram perdulários e o Ermesinde 1936 soube controlar o jogo, pelo que a vitória foi perfeitamente merecida. Com estes três pontos os ermesindistas passavam a somar 29, mais 8 que o primeiro clube posicionado abaixo da “linha de água”, e só uma hecatombe iria impedir os verde-e-brancos de festejar a permanência, quando faltavam três jornadas para o fim do campeonato.

    No Estádio de Sonhos as equipas alinharam da seguinte maneira: Ermesinde 1936: Sérgio Carneiro; Pepe, Pedro Castro, Marcelo (Ricardo Pinto, 77), Tomás, Carlitos (Tiago, 88), João Fernandes (Cláudio, 88), André Rocha, Diogo Cunha (Miguel Rosa, 88), Bruno Silva e Nuno Herdeiro (Edgar, 70). Treinador Vítor Leal.

    S. Lourenço do Douro: Saná; Nando, António Luís, Miguel, Rothen, Ivo Loureiro (Anselmo, 82), Edu, Jonas, Cadu (Maia, 60), Andrew (Pisco, 40) e André (João Ferreira, 82). Treinador: Serginho.

    Uma semana mais tarde, mais precisamente no dia 16 de abril, a almejada manutenção na Divisão de Elite seria matematicamente consumada, apesar da deslocação ao reduto do Gondomar B ter acabado em derrota (4-2). Isto porque o Aparecida, o primeiro clube posicionado em zona de despromoção perdeu na deslocação ao campo do Sousense, o que permitia ao Ermesinde 1936 por fim respirar de alívio.

    Em Gondomar, e ao intervalo, o resultado dava vantagem (2-1) aos locais, tendo Cláudio Neves em cima do minuto 45 encurtado distâncias no marcador. Porém, a segunda parte abriu praticamente com dois golos de rajadas dos “bês” gondomarenses, de nada servindo o golo de Herdeiro aos 65 minutos que selou o marcador em 4-2. Realce para o facto de nesta partida Vítor Leal ter dado a titularidade pela primeira vez na temporada ao jovem guarda-redes Rui Santos, um “produto” da formação do clube.

    No Campo de Treinos do Estádio S. Miguel as equipas apresentaram-se da seguinte forma: Gondomar B: Miguel Fontes; Estebaínha, Soares, Vasco Pereira e Diogo Silva; Dentinho, Oli (Varejão, 77) e Barbosa (Pacheco, 60); Hélder (Paulinho, 66), Diogo Barbosa e Miguel Silva (Francisco, 77). Treinador: Rúben Carvalho.

    Ermesinde 1936: Rui Santos; Pedro Castro (Palhares, 55), Rafael Rito, Pepe e Tomás Mota; Carlitos, Edgar (Bruno Silva, 55) e João Fernandes (Ricardo Pinto, 55); Cláudio Neves (Miguel Rosa, 79), Diogo Cunha e Herdeiro (Cláudio Gonçalves, 79). Treinador: Vítor Leal.

    Por fim, a 22 de abril passado disputou-se a 29.ª e penúltima jornada da Divisão de Elite, tendo a turma da nossa freguesia enfrentado o vizinho Valonguense. Este dérbi concelhio, disputado no Estádio do Calvário, sorriu à equipa da casa, que venceu o conjunto orientado por Vítor Leal por 3-1. Diogo Cunha apontou o tento ermesindista aos 76 minutos, numa altura em que os encarnados de Valongo já venciam por 3-0!

    Nesta partida as equipas alinharam da seguinte forma: Valonguense: Ivo, Boni, Fonseca, Serginho (João Alves, 70), Hugo, Costa, Dani (Vitinha, 80), Mourão, (Pimenta, 90), Rafa (Morgado, 80), Nivaldo (Xavica, 70) e Sardinha. Treinador: Luís Teixeira.

    Ermesinde 1936: Marino, João Machado (Ricardo Pinto, 28), Rafael Rito (Cláudio 57), Pepe, Tomás Mota (Teixeira, 77), Carlitos (Miguel Rosas, 77), Edgar (Palhares, 77), André Rocha, Diogo Cunha, Bruno Silva e Herdeiro. Treinador: Vítor Leal.

    Em termos de contas e quando falta jogar uma jornada para o fim do campeonato (nota: a qual se realiza hoje, dia 30 de abril, sendo que não consta desta edição pelo facto de a termos fechado no dia 27) o Ermesinde 1936 ocupa o 12.º lugar, com 29 pontos. Marco 09 e Aliados de Lordelo são os clubes que avançam para a fase de subida ao Campeonato de Portugal, ao passo que Aparecida e Roriz descem de divisão.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].