COMEMORAÇÕES DO 49.º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL
A maior Bandeira Nacional hasteada no Parque Urbano de Ermesinde
 |
Fotos MANUEL VALDREZ |
A grande novidade - e atração - das comemorações do 49.º aniversário do 25 de Abril na nossa cidade foi - a julgar pela numerosa participação de cidadãos - o hasteamento da maior Bandeira Nacional em área (384 metros quadrados). São 384 metros quadrados que foram hasteados na zona norte do Parque Urbano de Ermesinde, tendo sido utilizada a mesma estrutura que serve de suporte à maior Árvore de Natal do país.
A cerimónia, que aconteceu por volta das 12H00, contou com a participação de várias forças políticas locais, entre outros, os presidentes da Câmara Municipal de Valongo (CMV), da Assembleia Municipal de Valongo e das Junta de Freguesia de Ermesinde e de Alfena, respetivamente, José Manuel Ribeiro, Abílio Vilas Boas, João Morgado e Luís Miguel Caetano. Presentes também muitos deputados municipais, e membros dos executivos camarário e das freguesias de Ermesinde e de Alfena, bem como agentes da autoridades, destacando-se aqui os corpos de bombeiros de Ermesinde e de Valongo.
O Hino Nacional foi interpretado pela Banda Musical de S. Vicente de Alfena, ao passo que o grupo Cante Norte (da Agorárte/Universidade Sénior de Ermesinde) interpretou alguns temas alusivos à Revolução dos Cravos.
«A Bandeira de Portugal é um símbolo nacional da maior importância, pois para além de nos identificar no mundo representa a nossa história e os nossos valores universais, enquanto povo que ama a Liberdade e a Paz», salientou o presidente da CMV, que referiu ainda que «aproveitando uma infraestrutura existente e com um investimento sem significado, quis o Município de Valongo fazer uma homenagem aos portugueses e portuguesas, que no dia 25 de Abril de 1974 tiveram a coragem, generosidade e visão de nos legarem um país voltado para o desenvolvimento, para a democracia, para a liberdade, e aberto ao mundo, através do hasteamento da maior bandeira de Portugal em área (384 metros quadrados). Os símbolos que nos unem devem estar bem visíveis e serem motivo de atração, para que a memória alimente o orgulho coletivo em torno da nossa história e dos nossos valores humanistas, que tão bem o espírito de Abril representou e representa».
De acordo com a Câmara «a aquisição da bandeira com 16 metros de altura e 24 metros de largura e os trabalhos de adaptação da estrutura central para fixação da bandeira gigante tiveram um custo total de 3.646 euros + IVA».
.
.
.
.
.
.
.
.
.
|