Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2023

    SECÇÃO: Destaque


    COMEMORAÇÕES DO 49.º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL

    A maior Bandeira Nacional hasteada no Parque Urbano de Ermesinde

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    A grande novidade - e atração - das comemorações do 49.º aniversário do 25 de Abril na nossa cidade foi - a julgar pela numerosa participação de cidadãos - o hasteamento da maior Bandeira Nacional em área (384 metros quadrados). São 384 metros quadrados que foram hasteados na zona norte do Parque Urbano de Ermesinde, tendo sido utilizada a mesma estrutura que serve de suporte à maior Árvore de Natal do país.

    A cerimónia, que aconteceu por volta das 12H00, contou com a participação de várias forças políticas locais, entre outros, os presidentes da Câmara Municipal de Valongo (CMV), da Assembleia Municipal de Valongo e das Junta de Freguesia de Ermesinde e de Alfena, respetivamente, José Manuel Ribeiro, Abílio Vilas Boas, João Morgado e Luís Miguel Caetano. Presentes também muitos deputados municipais, e membros dos executivos camarário e das freguesias de Ermesinde e de Alfena, bem como agentes da autoridades, destacando-se aqui os corpos de bombeiros de Ermesinde e de Valongo.

    O Hino Nacional foi interpretado pela Banda Musical de S. Vicente de Alfena, ao passo que o grupo Cante Norte (da Agorárte/Universidade Sénior de Ermesinde) interpretou alguns temas alusivos à Revolução dos Cravos.

    «A Bandeira de Portugal é um símbolo nacional da maior importância, pois para além de nos identificar no mundo representa a nossa história e os nossos valores universais, enquanto povo que ama a Liberdade e a Paz», salientou o presidente da CMV, que referiu ainda que «aproveitando uma infraestrutura existente e com um investimento sem significado, quis o Município de Valongo fazer uma homenagem aos portugueses e portuguesas, que no dia 25 de Abril de 1974 tiveram a coragem, generosidade e visão de nos legarem um país voltado para o desenvolvimento, para a democracia, para a liberdade, e aberto ao mundo, através do hasteamento da maior bandeira de Portugal em área (384 metros quadrados). Os símbolos que nos unem devem estar bem visíveis e serem motivo de atração, para que a memória alimente o orgulho coletivo em torno da nossa história e dos nossos valores humanistas, que tão bem o espírito de Abril representou e representa».

    De acordo com a Câmara «a aquisição da bandeira com 16 metros de altura e 24 metros de largura e os trabalhos de adaptação da estrutura central para fixação da bandeira gigante tiveram um custo total de 3.646 euros + IVA».

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].