Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2023

    SECÇÃO: Saúde


    foto
    UMA QUESTÃO DE SAÚDE
    foto

    Colesterol: amigo ou inimigo?

    O tema é muito falado e é quase certo que já tenha feito análises e tenha visto alguns valores relacionados com o mesmo. Mas sabe realmente de que se trata o colesterol? Qual a sua função? E porque lhe é atribuída uma conotação tão negativa?

    Para começar é importante perceber que o colesterol é uma gordura naturalmente presente no nosso corpo e que é essencial para a formação das membranas das células, entre outras funções.

    Depois, importa compreender que dentro do que é referido como colesterol, há vários tipos de moléculas com papéis distintos:

    - LDL (Low Density Lipoprotein - Lipoproteínas de baixa densidade) – considerado o “mau colesterol”, é o que cria depósitos nas paredes das artérias;

    - HDL (High Density Lipoprotein – Lipoproteínas de alta densidade) – o “bom colesterol”, tem como principal função a “limpeza das artérias”;

    - Triglicerídeos - outro tipo de gordura que serve como reserva de energia para os músculos.

    Todos estes componentes, se em valores equilibrados, existem no nosso organismo sem qualquer problema associado. A questão é que uma parte do colesterol em circulação vem da nossa alimentação, pelo que uma dieta rica em gorduras e uma vida sedentária (com menor eliminação de gordura) podem aumentar estes valores e levar ao aumento do risco cardiovascular.

    A dislipidemia (termo usado para designar todas as anomalias quantitativas ou qualitativas das gorduras no sangue) é um dos fatores de risco cardiovascular mais importantes na atualidade, graças aos maus hábitos alimentares e ao sedentarismo existentes na sociedade. Ou seja, havendo um desequilíbrio das moléculas de colesterol, há acumulação de gordura nas artérias (como observado na imagem), originando uma doença designada por aterosclerose.

    Quando tal acontece, formam-se placas de gordura que dificultam a passagem do sangue, podendo haver uma obstrução parcial ou total, levando a doenças como o enfarte do miocárdio e o AVC (acidente vascular cerebral), duas das principais causas de mortalidade e morbilidade em Portugal.

    O grande risco desta doença é a falta de sintomas sendo, por isso, muitas vezes desvalorizada, mas a prevenção e correto tratamento são essenciais para que não ocorram eventos graves.

    foto
    Não esquecer que nem só a alimentação e o exercício físico interferem no equilíbrio do colesterol. Outras doenças como a diabetes, a hipertensão arterial e o excesso de peso/obesidade, tal como alguns fatores genéticos e o tabagismo, podem estar relacionados com o aparecimento de problemas de saúde nesta área.

    No geral, o objetivo será ter valores de Colesterol Total menores que 190 mg/dl, de Colesterol LDL abaixo de 115 mg/dl, de Colesterol HDL acima de 40 mg/dl nos homens e 45 mg/dl nas mulheres e de Triglicerídeos até 150 mg/dl. De salientar que os valores-alvo sofrem alterações em doentes com outros fatores de risco cardiovascular (diabetes, hipertensão arterial, excesso de peso/obesidade, tabagismo, enfartes do miocárdio ou AVCs prévios, entre outros). Nestes, os valores do “mau colesterol” (LDL) devem ser mais baixos, para que os doentes estejam mais protegidos.

    A prevenção é a chave quando falamos em colesterol! Desde a infância, deve existir a preocupação em criar hábitos de vida saudáveis. As doenças cardiovasculares não são doenças nas quais só os adultos com uma certa idade devem pensar. Os bons hábitos constroem-se desde cedo e devem manter-se ao longo da vida. Assim, deixamos algumas sugestões:

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    *Telma Lopes - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Matosinhos - Unidade Local de Saúde de Matosinhos

    *Catarina Rebelo - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, Matosinhos

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].