Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2023

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL

    CPN está na final four da Taça de Portugal pela primeira vez na história

    SENIORES DO CPN APURARAM-SE PELA PRIMEIRA VEZ PARA A FINAL FOUR DA TAÇA DE PORTUGAL
    SENIORES DO CPN APURARAM-SE PELA PRIMEIRA VEZ PARA A FINAL FOUR DA TAÇA DE PORTUGAL
    O basquetebol do CPN escreveu mais uma página dourada na sua longa e rica história ao qualificar-se pela primeira vez para a final four (meias-finais) da Taça de Portugal na variante de seniores femininos. Facto ocorrido no passado dia 18 de fevereiro, altura em que o CPN/Imopartner derrotou o CLIP - em casa deste - por 70-49, em partida dos quartos-de-final da prova rainha do basket nacional.

    O CLIP tinha eliminado o Olivais na última partida e também tinha muitas esperanças de se apurar para a final four. O CPN/Imopartner entrou bem no jogo com um parcial de 6-0. Porém, depois relaxou e o adversário reagiu e acabou o 1.º quarto com uma vantagem de 16-15. A jovem equipa da nossa cidade além dos avisos que teve de que ia ter pela frente um jogo duro, começou a sentir na pele essas dificuldades, tendo uma boa reação de seguida, acabando por ganhar uma vantagem de 10 pontos. No entanto, com alguns erros no último minuto, as propagandistas permitiram que o CLIP marcasse cinco pontos, saindo para o intervalo a vencer por 29-34.

    Na segunda parte e depois de serem mais uma vez alertadas para as dificuldades do jogo, as ermesindenses entraram na quadra super determinadas e com um parcial de 22-7 no 3.º quarto sentenciaram o jogo. No derradeiro período continuaram a dominar o encontro, que esteve perto dos 30 pontos de diferença, sendo que por isso o técnico Agostinho Pinto aproveitou para dar tempo de jogo a outras atletas, menos utilizadas e gerir a diferença pontual.

    A final four da Taça de Portugal realiza-se no Pavilhão Municipal de Pedrouços (Maia) nos próximos dias 11 e 12 de março, e para além da equipa da nossa cidade irá contar com a presença dos conjuntos da Quinta dos Lombos, do Benfica e do Galitos. Nas meias finais o CPN/Imopartner vai defrontar o Benfica, jogo que está agendado para o dia 11 de março, às 17H30, enquanto que às 15H00 do mesmo dia defrontam-se Quinta dos Lombos e Galitos.

    JORNADA DUPLA NA MADEIRA PARA A LIGA FEMININA

    No último fim-de-semana de fevereiro o CPN/Imopartner deslocou-se à Madeira para ali disputar uma jornada dupla, isto é, realizar dois jogos a contar para a Liga Betclic. Pela frente a turma ermesindense teve o Clube Desportivo Escola Francisco Franco (no dia 25) e o CAB Madeira (no dia 26), em jogos a contar, respetivamente, para as 18.ª e 19.ª jornadas do escalão maior do basquetebol feminino nacional.

    E esta viagem à “pérola do Atlântico” saldou-se por duas derrotas, que em termos de classificação deixam a equipa de Ermesinde à porta dos lugares de despromoção, isto é, o CPN/Imopartner ocupa o 10.º lugar, com 23 pontos, apenas mais um do que o Vagos, que é o primeiro conjunto posicionado abaixo da “linha de água”.

    Em termos de jogos, o primeiro realizou-se então diante da Escola Francisco Franco, que venceu as cepeenistas por 65-49. A equipa da casa ganhou o 1.º quarto por 19-11 e o 2.º quarto por 19-12, chegando ao intervalo a vencer por 15 pontos de diferença. No reatamento as jogadores orientadas por Agostinho Pinto ainda reagiram e encurtaram distância no marcador para 10 pontos. No entanto, a equipa da casa reagiu de forma rápida, e colocou novamente o marcador na casa dos 15 pontos de diferença. Até final o CPN/Imopartner aproveitou para dar descanso às jogadoras mais utilizadas e dar tempo de jogo a outras menos utilizadas.

    No dia seguinte as propagandistas voltaram a entrar em cena, desta feita para defrontar o CAB Madeira num encontro que teve contornos muito polémicos. Isto é, uma partida em que o CPN/Imopartner foi muito prejudicado pela arbitragem, com erros gravíssimos ao longo de todo o encontro e foi decisiva para a derrota das ermesindenses por 96-92 (após dois prolongamentos). A 22 segundos do fim, o encontro estava empatado a 75 pontos, tendo a arbitragem feito visto grossa a uma evidente falta anti-desportiva por parte das madeirenses, que a ser assinalada dava direito a dois lances livres e consequente posse de bola para as ermesindenses, que dessa forma poderiam passar para a frente do marcador e evitar assim o prolongamento. Assim não foi. No final do primeiro prolongamento, a oito segundos do fim e com o CPN/Imopartner a ganhar por dois pontos de diferença, o árbitro marca uma falta completamente inexistente, permitindo que o CAB empatasse o jogo e forçasse um novo prolongamento. E no segundo prolongamento as cepeenistas acabariam por ser derrotadas num jogo que merecia muito mais, atendendo a que as duas equipas proporcionaram uma excelente partida de basquetebol, que só pecou pela má arbitragem. No entanto, é de destacar a grande entreajuda da turma de Ermesinde, que lutou até ao fim e não merecia um desfecho destes. De realçar ainda a excelente atuação da atleta americana do CPN/Imopartner, Gray, com 43 pontos, e que esteve bem secundada por Laura Silva.

    OS ESCALÕES DE MINI-BASQUETE DO CPN
    OS ESCALÕES DE MINI-BASQUETE DO CPN

    FORMAÇÃO ESTÁ IMPARÁVEL

    No que diz respeito aos escalões de formação há a realçar o bom arranque dos escalões de sub-16 e de sub-18 femininos, que nas respetivas fases dos campeonatos nacionais só sabem vencer até à data. Nas jornadas mais recentes as sub-18 venceram o Coimbrões por expressivos 120-28, enquanto as sub-16 foram ao Maria da Fonte vencer por um concludente 25-87.

    Na fase de subida do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão feminina o CPN, que neste escalão compete com a sua equipa de sub-22, foi ao Desportivo da Póvoa vencer por 40-65.

    Quem também está em grande é o mini-basquete cepeenista, que continua a participar em muitas concentrações, como aconteceu no dia 26 de fevereiro, altura em que os meninos e meninas dos escalões de sub-8, sub-10 (femininos), e sub-12 (masculinos) estiveram presentes na concentração do FC Gaia, em que também participaram as equipas do António Aroso e do FC Porto.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].