Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2023

    SECÇÃO: Local


    NOTICIAS DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE

    USE participou no Concurso de Cultura Geral da RUTIS

    EQUIPA DE CULTURA GERAL DA USE
    EQUIPA DE CULTURA GERAL DA USE
    Anualmente, a RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade-IPSS) leva a efeito, desde 2005, um concurso de Cultura Geral das Universidades Seniores (US), com o lema “O Saber Não Tem Idade”, tendo sido este ano, o XIX Concurso, que tem como principais objetivos a promoção e divulgação das US’s e o conhecimento cultural dos participantes, competindo em convívio saudável entre alunos, professores e acompanhantes, e este ano se realizou em Alenquer, no Pavilhão Municipal, no passado dia 27 de janeiro, sendo normalmente realizado no concelho da Universidade Sénior vencedora do ano anterior.

    Mais uma vez a Universidade Sénior de Ermesinde (USE)/Agorárte se inscreveu para participar neste evento, no âmbito da disciplina de Cultura Geral, lecionada pelo Prof. Duarte Miranda, também elemento da equipa (de que faziam parte igualmente os alunos Joaquim Almeida e Mário Dias), concorrendo com 3 participantes, de acordo com o Regulamento, um elemento da Direção, podendo também ter acompanhantes dos concorrentes.

    Este concurso é constituído por perguntas de Cultura Geral de âmbito nacional, por perguntas relacionadas com o concelho onde decorre o concurso (de história, artes e tradições locais) e perguntas relativas à RUTIS. A equipa vencedora poderá, se quiser, realizar o concurso seguinte no seu concelho.

    A Organização do Concurso receciona a equipa participante, e atribui-lhe um Guia especial, designado de Padrinho ou Madrinha, para elucidar acerca das questões que queiram colocar, acompanhar as visitas programadas de interesse histórico do concelho, e também apoiar a equipa durante o Concurso.

    A USE, antes do concurso, visitou o Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, situado na Antiga Igreja de Santa Maria da Várzea, inaugurado a 20 de maio de 2017. Encontra-se integrado no centro histórico, das muralhas do Castelo de Alenquer. Reporta à expulsão dos Judeus/Cristãos-novos no séc. XV.

    Damião de Góis, notável humanista, também ele vítima da Inquisição, por se relacionar com Lutero, ali foi batizado em 1502 e ali comprou o direito de se fazer sepultar na Capela-mor em 1574.

    Neste Museu, para além da sua sepultura, inclui-se a exposição da sua vida e obra, bem como painéis descritivos e figurativos das vítimas da Inquisição.

    Os participantes da USE obtiveram um honroso 4.º lugar, em 21 US’s concorrentes. Em 1.º lugar ficou Santarém, em 2.º Gondomar e em 3.º, a Universidade Sénior do Montijo.

    Joaquim Almeida

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].