Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2023

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    A promoção da saúde psicológica na Casa do Povo de Ermesinde

    Segundo a Organização Mundial de Saúde (2014), a saúde psicológica não é a simples ausência de doença, mas sim um estado de bem-estar onde o indivíduo consegue lidar com os desafios normais da vida, consegue trabalhar de forma produtiva e criativa, construir relações fortes e positivas e é capaz de contribuir para a comunidade.

    O aumento da prevalência das perturbações mentais na Europa e em Portugal tem-se mostrado preocupante. Os dados apontam que 2 milhões e 300 mil portugueses precisam de apoio psicológico e 1 em cada 5 portugueses tem algum problema de saúde psicológico (23% da população). Estes dados colocam-nos no segundo lugar dos países da Europa com maior prevalência de perturbações psicológicas. Infelizmente, os dados sobre a saúde psicológica na população da região da Maia e Valongo são escassos, mas as perturbações depressivas ocupavam o 4ºlugar na tabela relativa aos problemas de saúde da população da Maia e Valongo em 2017. Tendo como indicador os diagnósticos de perturbações depressivas do ACeS Maia/Valongo, (23 885 diagnósticos ativos) verifica-se uma elevada prevalência suportando este domínio como uma das áreas prioritárias de intervenção.

    foto
    Existem diversos tratamentos e abordagens disponíveis para as perturbações mentais. A escolha do tratamento e abordagem, assim como a sua duração deve ser individualizada e adaptada às necessidades e características de cada pessoa. Estes tratamentos podem incluir psicofármacos, psicoterapia e intervenções psicossociais. Por vezes, é necessária uma combinação destas diferentes abordagens, de forma a otimizar o processo de recuperação. No entanto, através da psicoeducação, o indivíduo fica capacitado com informação sobre a sua condição e possibilita a vivência de uma vida com qualidade.

    A psicoterapia é uma das mais importantes formas de intervenção psicológica que resulta num tratamento psicológico envolvendo a relação terapêutica entre duas ou mais pessoas. É orientada por um psicólogo clínico, que é um profissional de saúde formado em psicologia e utiliza modelos e métodos psicológicos validados. A sua intervenção centra-se em ajudar a pessoa a lidar com problemas psicológicos ou dificuldades, promovendo o autoconhecimento e orientando a pessoa na busca de soluções para as dificuldades que enfrenta, tendo um papel ativo nesta prática.

    Muitas vezes, existe receio, suportado por alguns mitos, em procurar ajuda psicológica. Assim, importa desconstruir algumas crenças. A psicologia clínica e da saúde, diagnostica e intervém em várias patologias, no seu impacto emocional, comportamental e/ou cognitivo, dispondo de diferentes abordagens e técnicas, tal como a psicoterapia ou o apoio psicológico. Para isto, todo o processo é confidencial, centrado na pessoa individualmente e nas suas necessidades, de forma a promover o seu máximo bem-estar.

    O início de 2023 é como uma

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Joana Lopes

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].