Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2023

    SECÇÃO: Saúde


    foto
    UMA QUESTÃO DE SAÚDE
    foto

    A minha vida sexual mudou, haverá algum problema?

    A frequência e o tipo de atividade sexual é altamente variável de pessoa para pessoa, existindo múltiplas formas de viver a sexualidade de modo saudável. Não obstante, por vezes surgem problemas deste foro, que podem ser classificados como disfunções sexuais de diversos tipos. Estas, por sua vez, são diferentes para o homem e a mulher, assim como para pessoas que não se identificam com nenhum dos géneros.

    Assim, uma disfunção sexual refere-se à alteração da capacidade do indivíduo conseguir concretizar uma relação sexual, ou que a mesma não seja satisfatória para o próprio ou para o(a) companheiro(a), com impacto no seu dia-a-dia, bem-estar pessoal e ambiente familiar e profissional. As disfunções sexuais, de forma global, têm uma prevalência elevada a nível mundial, apesar da heterogeneidade dos estudos científicos existentes. Este tipo de situações clínicas pode surgir em pessoas com outros problemas de saúde, ou indivíduos previamente saudáveis. Pessoas com diabetes, hipertensão ou neoplasias podem ter maior probabilidade de problemas a este nível.

    No caso da mulher, os diferentes tipos de problemas/disfunções sexuais incluem diminuição de desejo sexual, diminuição de lubrificação vaginal, dificuldades relacionadas com o orgasmo, vaginismo, reduzida sensibilidade ao nível do clitóris/vagina. Por outro lado, o homem pode sofrer de disfunção erétil, disfunções ejaculatórias e diminuição de desejo sexual. Será importante

    foto

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    *Telma Lopes - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Matosinhos - Unidade Local de Saúde de Matosinhos

    *Catarina Rebelo - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, Matosinhos

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].