Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2023

    SECÇÃO: Local


    Despoluição e valorização das margens do Rio Leça avança este ano

    foto
    Ao longo deste ano de 2023 irá avançar o processo de despoluição e valorização das margens do Rio Leça. A intervenção irá contar com uma verba 4 milhões de euros, financiados pelo Programa REACT - EU. Esta medida foi dada a conhecer no passado dia 7 de janeiro, na sessão de apresentação das atividades do Corredor do Rio Leça em 2022 e 2023, na sede da Associação de Municípios Corredor do Rio Leça, situada no Lionesa Business Hub.

    A sessão contou com a participação dos presidentes das Câmaras Municipais de Valongo, José Manuel Ribeiro; de Matosinhos, Luísa Salgueiro; da Maia, António Silva Tiago; de Santo Tirso, Alberto Costa; e ainda do Bispo Auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, que é também presidente da Assembleia-Geral da Associação de Municípios Corredor do Rio Leça.

    O diretor-executivo da Associação de Municípios Corredor do Rio Leça, Artur Branco, fez o balanço dos trabalhos já desenvolvidos e apresentou detalhadamente programa de financiamento REACT-EU para a reabilitação do Rio Leça, através do qual a associação irá atuar de diversas formas para solucionar os problemas do rio, tais como, um melhor conhecimento da sua biodiversidade e a monitorização contínua da qualidade da água.

    A face mais impactante desta candidatura será uma intervenção de 71 km em toda a extensão do Rio Leça em ambas as margens e principais afluentes. O apoio financeiro, será aplicado diretamente em intervenções em cada propriedade marginal, sem quaisquer custos para os proprietários, pois é 100% financiado.

    Esta componente do projeto irá recolher resíduos, retirar a vegetação exótica invasora, intervir nas margens protegendo-as da erosão e das cheias, beneficiar a paisagem e biodiversidade, replantar as margens, aumentar a qualidade da água e a sua abundância nos períodos mais secos. Serão recuperados açudes, mantendo a sua continuidade ecológica com rampas para os peixes já existentes e outros, que chegarão no futuro.

    Sendo a limpeza das margens e leito uma obrigatoriedade legal de cada proprietário, a associação vem desta forma apoiar os proprietários realizando esta tarefa gratuitamente. Para este enorme esforço comum é fundamental o apoio de cada proprietário, sendo apenas necessário autorizar a Associação de Municípios, a efetuar a limpeza (sem custos), nas suas propriedades.

    Também na sessão do dia 7 de janeiro, foi assinalada a rotatividade da presidência da associação de municípios, do Município de Matosinhos para o Município da Maia, que assume a sua presidência em 2023.

    De salientar que a associação de municípios Corredor do Rio Leça conta já com o trabalho diário de 4 guarda-rios que fazem a monitorização quotidiana do Rio Leça e apoiam a sua gestão a vários níveis.

    O Rio Leça é o único que nasce e desagua na Área Metropolitana do Porto. Nasce no Monte Córdova no Município de Santo Tirso, tem 44,8 quilómetros no seu curso de água principal e passa no Município de Valongo, mais concretamente por Alfena e Ermesinde, em direção à Maia, até desaguar no Porto de Leixões, em Matosinhos.

    Atravessando uma região com intensa atividade industrial, o rio foi ao longo dos anos afetado com vários focos de poluição, que degradou a qualidade das águas e dos sistemas biológicos, chegando a ser apontado como um dos cursos de água mais poluídos da Europa.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].