Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2023

    SECÇÃO: Desporto


    FUTEBOL POPULAR

    Palmilheira joga na tripla para o campeonato do Inatel

    Fotos CD PALMILHEIRA
    Fotos CD PALMILHEIRA
    O Clube Desportivo da Palmilheira conheceu neste início de ano civil os três resultados possíveis em futebol - vitória, empate, e derrota – em jogos a contar para a Série B do Campeonato do Inatel/Distrito do Porto. Estes resultados permitem que a equipa ermesindense continue a acalentar esperanças de assegurar um dos dois primeiros lugares da série e desta forma tentar lutar pelo título de campeão distrital do Inatel e posteriormente avançar para a fase nacional da competição.

    Em termos mais concretos o Palmilheira ocupa a 4.ª posição da tabela classificativa, com 19 pontos somados, menos oito que o líder Vila Cova, e menos dois que o segundo colocado, o Covelo.

    Quanto a jogos, e começando pelo primeiro jogo do ano de 2023, para dizer que este foi o grande embate da 10.ª jornada da Série B, já que no Estádio de Sonhos mediram forças – a 7 de janeiro - o Palmilheira e o Vilar. A expectativa em torno deste encontro era enorme, não só porque o Vilar era à altura um dos dois primeiros classificados da prova, mas também porque se tratava de um dérbi concelhio, uma vez que o Palmilheira recebia uma equipa oriunda de Sobrado e que bem conhece das recentes “batalhas” na Liga de Futebol Popular de Valongo. Quanto ao jogo em si, e depois de uma primeira parte onde o sinal mais pertenceu à equipa da casa, o marcador não saiu do zero na saída para o descanso. No reatamento surgiram os quatro golos desta tarde/noite de futebol. O primeiro deles apontado pelos forasteiros através de um lance de bola parada, sendo que pouco depois os ermesindenses restabeleceriam a igualdade na conversão de uma grande penalidade, por intermédio de Armando. A partida conheceu então alguma animação na entrada para os 10 minutos finais, tendo os visitantes, de novo na sequência de uma bola parada, voltado a estar em vantagem no marcador.

    Os pupilos de Manata não desistiram, e ao cair do pano o capitão Ricardo Ahmed fez de cabeça o 2-2 final.

    Neste encontro o treinador José Pedro Manata fez alinhar o seguinte onze inicial: Israel, Telmo, Pedro Lopes, Aquino, Araújo, Armando, Jonas, Gonçalo Aires, Massive, Maurício, e Ricardo Ahmed.

    DERROTA EM CASA DO LÍDER

    Uma semana mais tarde, no dia 14, o Palmilheira visitou o terreno do líder da Série B, o Vila Cova, em partida da 11.ª jornada. No onze inicial da turma de Ermesinde destaque para a estreia do defesa Leandro, um dos três reforços contratados no mercado de inverno pelo conjunto da nossa cidade, juntamente com o guarda-redes Tiago e o também defesa Jorge Seco.

    Quanto ao jogo saldou-se numa pesada derrota por 4-0 para o combinado orientado por Manata. Técnico este que se viu impedido de fazer alinhar neste encontro seis dos seus habituais titulares, uns por motivos de lesão, outros por indisponibilidade.

    Na primeira parte o Vila Cova superiorizou-se, tirando ainda proveito dos erros defensivos do Palmilheira para sair para o intervalo com uma vantagem de dois golos. Na segunda parte o azar voltou a bater à porta da formação de Ermesinde, a qual se viu forçada a substituir o seu guardião titular, Israel, por motivos de lesão, entrando para o seu lugar o reforço de inverno Tiago. Apesar destas contrariedades e de estar em desvantagem no marcador, o Palmilheira teve uma boa reação, demonstrou garra e atitude, mas a experiência do adversário falou mais alto, e com mais dois golos fechou o marcador a seu favor em 4-0.

    Manata fez alinhar de início o seguinte onze: Israel, Rui Fernandes, Armando, Leandro, Araújo, Romário, Farunga, Jonas, Telmo, Breno e Sousa.

    foto
    VITÓRIA EM PAREDES

    No dia 22 de janeiro arrancou a segunda volta deste Campeonato do Inatel/Distrito do Porto, tendo o Palmilheira viajado até Paredes para defrontar a formação do Duas Igrejas. Uma partida (nas imagens) onde José Pedro Manata alterou o seu sistema tático para 3-5-2, uma aposta que viria a dar frutos, já que na bagagem os ermesindenses trouxeram uma vitória (2-1). O Palmilheira entrou melhor na partida, e com isso justificava a vantagem de 2-0 ao intervalo, com dois golos de Breno. O primeiro golo do jogador brasileiro do emblema de Ermesinde ficou, aliás, na retina de quem assistiu: um belo remate que não deu hipóteses ao guardião da casa. Este encontro fica ainda marcado pela lesão – mais uma a juntar à onda de lesões que assola o plantel de Manata – de Nandinho, que seria substituído por João Mendes, jogador este que regressou ao ativo após uma longa paragem.

    No segundo tempo o cenário mudou para os visitantes. Mas… para pior. Armando recebeu ordem de expulsão após travar em falta um adversário que seguia isolado para a baliza, sendo que pouco depois, e aproveitando a superioridade numérica, o Duas Igrejas reduziu para 1-2. No sentido de dar mais consistência ao seu meio campo, o técnico José Pedro Manata lançou em campo Farunga, Ricardo Dias e Beto, colocando ainda Diogo Sousa na frente de ataque, mudanças estas que acabaram por segurar três preciosos pontos.

    Em Paredes o Palmilheira fez alinhar de início: Tiago, Pedro Lopes, Leandro, Armando, Rolão, Gonçalo, Jonas, Telmo, Nandinho, Breno, e Ricardo Ahmed.

    MAIS UM PASSO EM FRENTE NA TAÇA

    Por fim, no último fim-de-semana, mais concretamente no dia 28 de janeiro, o Palmilheira voltou a entrar em campo, desta feita diante do Teibas, em jogo da 2.ª eliminatória da Taça do Inatel/Distrito do Porto. Manata fez muitas alterações neste encontro, dando minutos de jogo a alguns atletas que vêm sendo menos utilizados no campeonato. Mesmo assim, a equipa da nossa cidade não se ressentiu e venceu por 1-0, com o golo da vitória a ser apontado por Massive, na segunda parte. Uma nota em relação a esta partida para destacar os regressos de Osvaldo e Nito ao onze do Palmilheira, após um período de ausência por lesão.

    A turma de Ermesinde avança assim para os quartos-de-final da taça.

    Neste encontro realizado no Estádio de Sonhos o Palmilheira entrou em campo com o seguinte onze: Tiago, Aquino, Dias, Nandinho, Rolão, Jonas, Dui, Massive, Telmo, Leandro, e Sousa.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].