Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2023

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    Questionado pelo PSD, Paulo Esteves Ferreira explica a razão de ter pedido a alteração do regime de funções de vereador para meio tempo

    foto
    Após a tomada de posse do Conselho Municipal de Segurança do Concelho de Valongo (tema do qual damos destaque na presente edição) a reunião pública camarária de 12 de janeiro último ficou marcada pelo pedido de esclarecimento dos vereadores do PSD sobre a alteração do regime de funções do vereador socialista Paulo Esteves Ferreira para meio tempo.

    Abra-se aqui um parênteses para referir que sobre este assunto, o PSD Valongo apresenta nesta edição do nosso jornal - no painel partidário - dois comunicados.

    Voltando à reunião pública da Câmara, os social-democratas, pela voz de Maria João Magalhães, abordaram o assunto no período de antes da Ordem do Dia, solicitando ao presidente da autarquia um esclarecimento de alguns pontos que no entender do partido são de cabal importância. Assim, colocaram em cima da mesa as seguintes questões: «O que levou o presidente da Câmara Municipal de Valongo a tirar meio tempo ao vereador Paulo Ferreira? Questionamos ainda se os pelouros atribuídos ao vereador, mais concretamente, Obras Municipais, Financiamentos Comunitários e Mobilidade, Licenciamento de Obras Particulares, e Desporto, reconhecida a sua grande importância no desenvolvimento do concelho, em certa medida mais relevantes ainda do que as próprias competências de dependência direta do senhor presidente, se irão manter? Se sim, o que correu de mal até agora? Face aos factos conhecidos considera o PSD legítimo de perguntar se o senhor vereador não cumpriu as funções que lhe foram atribuídas ou atingiu os objetivos traçados? Ou, por outro lado, entende o senhor presidente que o vereador pode cumprir as suas funções em metade do tempo, e se sim como justifica o tempo inteiro nos últimos anos?».

    Na resposta a esta intervenção o presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, deu nota apenas de que o vereador Paulo Esteves Ferreira lhe havia solicitado para passar a meio tempo, solicitação a que acedeu, explicando que esta situação de alteração ao regime de funções está prevista na lei, acrescentando ainda que o vereador lhe havia garantido que o normal funcionamento dos pelouros se iria manter.

    foto
    O edil passou em seguida a palavra a Paulo Esteves Ferreira, para este dar uma explicação das razões que o levaram a solicitar esta alteração do regime de funções a meio tempo. O vereador começou por agradecer o pedido de esclarecimento colocado pelo PSD, já que desta forma teria a oportunidade de clarificar a razão desta sua decisão. Não sem antes referir que em seu entender na intervenção do PSD «houve um elogio a todo o trabalho que está a ser feito. Muito obrigado, é bom saber que o trabalho é reconhecido. É bom saber que o PSD concorda com aquilo que este executivo está a fazer nas áreas que tutelo. Nós temos vindo a desenvolver um trabalho que acho que é meritório, que é reconhecido, e fico feliz por isso, um trabalho que nos tem dado prémios», começou por dizer o vereador.

    Concretamente em relação à justificação que o levou a solicitar a alteração do regime de funções para meio tempo, Paulo Esteves Ferreira aproveitou uma mensagem que havia enviado a um amigo, que lhe tinha feito a mesma pergunta que o PSD, a qual nas suas palavras explicava a razão que o levou a tomar esta decisão. Nessa mensagem o vereador explicou que: «dedico-me a tempo inteiro à Câmara Municipal de Valongo desde outubro de 2013. Desde outubro de 2017 como vereador. Hoje, posso orgulhar-me de ter os setores que acompanho a funcionar em pleno, na chamada velocidade cruzeiro. Pelo que, e visto que não sou político profissional, percebi que reúno condições para conciliar as minhas responsabilidades políticas com o exercício de funções profissionais privadas. É uma solução que a lei prevê e por isso tomei esta decisão. O que importa realçar e sublinhar é que nunca deixarei ficar para trás as responsabilidades que assumi neste mandato e continuarei com o mesmo entusiasmo, o mesmo empenho e dedicação a assumir as minhas funções autárquicas sempre na defesa dos interesses de Valongo e dos valonguenses».

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].