Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2022

    SECÇÃO: Opinião


    foto

    Da deriva dos Continentes ao Anticlinal de Valongo (2.ª parte)

    O nascimento do planeta Terra e a Pangea.

    “Deus disse: Que as águas que estão debaixo do céu se juntem num só lugar e apareça chão seco. … Deus chamou ao chão seco Terra e ao conjunto das águas Mar”

    Genesis, 1:9-10

    O planeta Terra nasceu há cerca de 4.500 milhões de anos juntamente com o Sol e os outros planetas que constituem o Sistema Solar.

    Como todas as estrelas, o Sol nasceu duma nuvem de gás e poeira que ao longo de infindáveis milhões de anos se foi condensando num volume cada vez menor, em resposta às forças gravíticas que toda a matéria possui. Essa massa de gás e poeira adquiriu um movimento circular, tal como a água da banheira quando se escoa pelo ralo. Quando se juntou no centro desse volume a quantidade de matéria suficiente, iniciaram-se fenómenos de fusão nuclear em consequência das pressões enormes provocadas pela gravidade. O nosso Sol nasceu e começou a brilhar.

    foto
    Juntamente com o Sol foram-se formando anéis de matéria – poeira e gás – anéis esses que deram origem aos planetas que constituem o chamado Sistema Solar. Mais próximo do Sol formaram-se os planetas rochosos – Mercúrio, Vénus, Terra e Marte – e mais longe formaram-se os planetas gasosos – Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno.

    No início, a nossa Terra era um caldeirão borbulhante de matéria em fusão. Nessa altura quase desapareceu porque foi embatida por outro planeta mais pequeno – o Theia. Sobreviveu, mas perdeu um pedaço, que deu origem à nossa companheira da noite – a Lua.

    À medida que os milhões de anos foram passando, a Terra foi arrefecendo. Em determinada altura a rocha fundida solidificou e começou a haver água líquida no planeta. Nessa altura foi possível a separação entre terreno rochoso e a água. Formaram-se os primórdios dos continentes e dos oceanos.

    Os continentes de então flutuavam no Manto da Terra (falar-se-á disto no artigo seguinte). Foram-se agrupando, foram chocando uns com os outros e formaram um grande bloco continental – a misteriosa Rodínia. Depois, no final da Era Proterozoica, essa massa continental partiu-se em pedaços – Laurentia, banhada a sul pelo Mar de Japeto, Gondwana e Báltica - que andaram à deriva sobre o Manto terreste. Acabaram por se voltar a juntar e deram origem à Pangea e ao desaparecimento do Mar de Japeto. O mar de Japeto é considerado o percursor de atual Oceano Atlântico (de Atlante, filho de Japeto na mitologia grega).

    Pangea significa, literalmente, Toda (Pan) a Terra (Gea). Refere-se, portanto, a um tempo em que todos os continentes do planeta Terra estavam fundidos uns nos outros, formando um gigantesco continente único. Este supercontinente formou-se durante a Era Paleozoica, pelo menos há cerca de 500 milhões de anos. Era rodeado por um oceano único a que se deu o nome de Pantalassa, que também significa Todo (Pan) Oceano (Thalassa).

    Há cerca de 200 milhões de anos, durante o

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    José Campos Garcia*

    *Médico

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].