Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-01-2023
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2022

    SECÇÃO: Desporto


    Os pontos altos do desporto local e concelhio em 2022

    foto
    JANEIRO

    19 de janeiro: Noite de pesadelo nos Sonhos. Ao empatar em casa diante do Vilarinho a uma bola, o Ermesinde 1936 falhou o acesso à fase final da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto, desperdiçando assim a hipótese de lutar pela subida aos campeonatos nacionais. Perante isto, restava agora aos ermesindistas lutarem pela manutenção no principal escalão do futebol distrital portuense. A permanência nesta divisão seria assegurada no início de maio.

    foto

    FEVEREIRO

    6 de fevereiro: O atleta olímpico José Magalhães, oriundo de Alfena, sagrou-se neste dia campeão nacional de marcha em estrada no escalão de veteranos masculinos. Esta prova decorreu em Olhão.

    foto

    MARÇO

    12 de março: Cerca de 500 atletas/treinadores de clubes de norte a sul do país, incluindo ilhas, marcaram presença no Torneio Juvenil de Valongo, em Karaté. Organizado pelo Clube Karaté de Valongo, com o apoio da Câmara Municipal de Valongo e da Junta de Freguesia de Campo e Sobrado, o torneio decorreu no Pavilhão Municipal de Campo.

    20 de março: Teresa Silva, atleta e treinadora do AF104 Fitness Studio, de Ermesinde, somou mais um título nacional ao seu extenso currículo desportivo. A atleta, que reside em Sobrado, sagrou-se campeã nacional de seniores em karaté na categoria de -61KG, defendendo as cores do Clube Karaté da Maia. A competição decorreu no Pavilhão Municipal de Santo Tirso e contou com perto de duas centenas de atletas.

    26 de março: Os ermesindenses do Clube Desportivo da Palmilheira venceram neste dia a Taça da Liga de Futebol Popular de Valongo, após bater nas grandes penalidades o Vilar, por 5-4. Disputado no Estádio do Atlético Clube Alfenense, o encontro terminou empatado a zero bolas no tempo regulamentar.

    26 de março: O Centro de Artes Marciais Mistas de Ermesinde - Carlos Resende esteve em grande destaque no Torneio Amador de MMA e Jiujitsu Brasileiro, o qual decorreu no Pavilhão Municipal do Entroncamento. A equipa ermesindense fez-se representar na prova por quatro atletas, a saber, Martim Almeida, Gabriel Moreira, Pedro Carneiro e Vitória Carneiro, sendo que todos eles trouxeram para a nossa cidade medalhas.

    27 de março: 22 atletas de vários clubes do norte do país participaram na edição de 2022 Pink Tour (primeiro e único circuito feminino de ténis em Portugal), neste caso o Ermesinde Pink Tour, torneio oficial (organizado pela Associação de Ténis do Porto) de nível C disputado nos courts da Vila Beatriz.

    foto

    ABRIL

    3 de abril: Beatriz Mendonça, atleta do Ermesinde Clube de Karaté, sagrou-se campeã nacional desta modalidade, na categoria de Kumite Júnior Feminino -59kg.

    A jovem karateca alcançou este título nacional no âmbito do Campeonato Nacional de Cadetes, Juniores e Sub-21, prova que decorreu a 2 e 3 de abril em Santo Tirso, e foi organizada pela FNKP - Federação Nacional de Karaté de Portugal.

    25 de abril: O Futebol Clube de Vilar sagrava-se neste dia vencedor da edição de 2021/22 da Taça da Amizade, uma das competições organizadas pela Liga de Futebol Popular de Valongo. A equipa da freguesia de Sobrado derrotou na final o combinado o Praxe Futebol (de Paredes) nas grandes penalidades, por 3-2, depois de no tempo regulamentar se verificar um empate a duas bolas. O encontro decisivo desta prova aconteceu no Estádio Municipal de Sobrado.

    foto

    MAIO

    1 de maio: A equipa de seniores femininos do CPN estava de volta ao escalão máximo do basquetebol português: a Liga Feminina. Feito alcançado neste dia, altura em que nos Açores o combinado da nossa cidade bateu o Boa Viagem por 81-68, no terceiro e decisivo jogo das meias-finais do play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão.

    6 de maio: Josué Morais assumia a presidência do CPN numa linha de continuidade ao trabalho desenvolvido pela equipa de Rui Moutinho (o anterior presidente da direção do clube). A única lista a sufrágio (com vista ao triénio 2022-2024) foi aprovada numa Assembleia Geral que teve ainda como destaque a apresentação, discussão e votação do Relatório de Atividades e Contas de 2021, um documento que seria aprovado por unanimidade.

    29 de maio: O mês de maio foi memorável para a secção de basquetebol cepeenista. Depois de as seniores terem garantido o regresso à Liga Feminina, a equipa de sub-19 (juniores) assegurou neste dia o título de campeão nacional. A turma ermesindense terminou uma fase final perfeita com um triunfo sobre o GDESSA do Barreiro por 69-60, garantindo assim o seu 5.º título nacional neste escalão. A fase final do Campeonato Nacional de juniores teve lugar no Barreiro, e para além do CPN contou com as equipas do GDESSA, das lisboetas da Quinta dos Lombos e das madeirenses do CDE Francisco Franco. Antes, no dia 21 de maio, a equipa de sub-14 femininos sagrou-se campeã distrital da 2.ª divisão.

    foto

    JUNHO

    3 de junho: Rui Fernandes Almeida foi reeleito neste dia presidente da Direção do Ermesinde Sport Clube 1936 com vista ao próximo triénio (2022-2025). A única lista submetida a sufrágio foi eleita com 40 votos a favor, 2 abstenções, e 1 voto nulo.

    5 de junho: Depois do título nacional conquistado, a equipa feminina de sub-19 do CPN carimbou neste dia o cetro distrital da categoria. A equipa da nossa cidade levou a melhor sobre os conjuntos do Club 5 Basket (de Rio Tinto), do Guifões, e do Coimbrões, numa fase final que se disputou no Pavilhão Municipal de Ermesinde. Quem também esteve à beira da glória foi a equipa de sub-16 femininos do CPN, que na mesma altura esteve em ação na fase final do Campeonato Nacional da categoria, disputada em Lagos (Algarve). As cepeenistas só caíram no jogo decisivo, ante a Quinta dos Lombos, com quem perderam por 71-53.

    O CPN era desta forma vice-campeão nacional deste escalão, cujo campeão foi o combinado da Quinta dos Lombos.

    10 de junho: A equipa de infantis da União Desportiva Cultural e Recreativa da Bela sagrou-se matematicamente campeã distrital da Divisão de Honra de futsal, após bater de forma expressiva o Modicus Sandim por 11-1, em jogo realizado em Ermesinde.

    12 de junho: O CPN sagrava-se campeão distrital de basquetebol da 1.ª divisão no escalão de sub-16 femininos. Um título conquistado no Pavilhão Municipal da Nortecoope, na Maia, local onde decorreu uma fase final da prova. Para além do CPN, a fase decisiva da edição 2021/22 do Campeonato Distrital de sub-16 femininos da Associação de Basquetebol do Porto contou com a participação das equipas do Salesianos, do CLIP, e do Maia Basket. O CPN venceu os seus três encontros disputados.

    16 de junho: O Ermesinde Sport Clube 1936 conquistou a Taça da Associação de Futebol do Porto de masters (veteranos). Na final, realizada no Estádio Municipal Dr. Costa Lima, em Castêlo da Maia, os masters ermesindistas bateram no prolongamento o Salgueiros por 4-3, num jogo emocionante.

    21 de maio: O Vilar juntou neste mês de junho a Taça Cidade de Valongo à Taça da Amizade e ao campeonato da Liga de Futebol Popular de Valongo (LFVP). O primeiro troféu foi consumado no dia 19 de maio, altura em que o emblema de Sobrado bateu por 4-0 o Calvário de Balselhas e conquistou a Taça. Este foi o terceiro título da temporada desportiva 2021/22 conquistado pelo Vilar no seio das competições tuteladas pela LFPV. O primeiro havia sido arrecadado no dia 25 de abril, altura em que a coletividade de Sobrado bateu o Praxe Futebol na final da Taça da Amizade. O terceiro título foi alcançado neste dia 21 de maio, altura em que o Vilar assegurou o título de campeão da principal prova da LFPV, isto é, o campeonato.

    foto

    JULHO

    15 de julho: Decorreu neste dia, no auditório da Junta de Freguesia da nossa cidade, a tomada de posse dos órgãos sociais do Ermesinde 1936 com vista ao triénio 2022-2025. O presidente da direção reeleito, Rui Fernandes Almeida, usou da palavra para anunciar que o próximo mandato será marcado pelo reforço da aposta na formação, uma aposta que segundo o dirigente tem dado os seus frutos no passado recente, e nesse sentido é para continuar a cumprir.

    foto

    AGOSTO

    1 de agosto: Na presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, foi neste dia inaugurado o renovado e requalificado Complexo Desportivo dos Montes da Costa. A obra, que teve um custo de aproximadamente 600.000 euros, coloca não só ao serviço dos clubes do concelho - sobretudo aqueles que têm o atletismo como modalidade, tendo em conta que este complexo passa a disponibilizar a primeira pista de atletismo no concelho -, mas também à população em geral que ali queira praticar atividade física.

    11 de agosto: A caravana da Volta a Portugal em Bicicleta passou por Ermesinde, no âmbito da 6.ª etapa da edição número 83 da prova rainha do ciclismo português. A etapa, que ligou Águeda à Maia, num percurso de total 159,9 Km, passou igualmente pela sede do nosso concelho, no centro de Valongo, seguindo depois pelo Alto da Serra em direção à nossa cidade. Aqui, o pelotão circulou pela Avenida José Joaquim Ribeiro Teles, pela Rua D. António Castro Meireles, pelo viaduto em direção à Rotunda do MaiaShopping, e dali em direção à cidade da Maia.

    foto

    SETEMBRO

    11 de setembro: Beatriz Mendonça e Teresa Silva, karatecas com ligações a Ermesinde, sagraram-se campeão do Mundo de karaté Goju-Ryu. As duas atletas estiveram em destaque ao serviço da seleção nacional no Campeonato do Mundo entre os dias 8 e 11 de setembro, em Foligno (Itália). Beatriz Mendonça sagrou-se campeã do Mundo em Kumite feminino, no escalão de Kumite sub-21, na categoria de-61kg, ao passo que Teresa Silva sagrou-se bi-campeã mundial no escalão Kumite sénior -61kg.

    11, 16, 17 e 18 de setembro: 450 atletas estiveram em Ermesinde na primeira parte do cada vez mais prestigiado Torneio “Valongo Capital do Basquetebol”. Vinte equipas - nacionais e internacionais -, repartidas pelos escalões de sub-14, sub-16 e sub-18, todos na variante feminina marcaram presença num torneio organizado pelo Município de Valongo em colaboração com o CPN e com o Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo. A primeira parte do torneio - a segunda teve lugar em Campo - teve como palcos o Pavilhão Municipal de Ermesinde e o Pavilhão do CPN.

    18 de setembro: A Associação Desportiva de Valongo conquistava o seu primeiro troféu internacional de hóquei em patins. A equipa do nosso concelho ganhou a Taça Continental ao vencer por 2-1 os italianos do Trissino. Integrada na final four da citada competição, realizada em Follonica (tália), esta final foi uma reedição do encontro decisivo da última edição da Liga Europeia, conquistada pelos transalpinos. Desta feita o Valongo venceu, com golos de Rafael Bessa, aos 7 minutos, na conversão de uma grande penalidade, e de Diogo Abreu, aos 22 minutos. O Valongo juntava-se assim ao FC Porto, Benfica, Sporting, Óquei de Barcelos e Oliveirense como as equipas portugueses que já venceram este troféu europeu.

    23, 24 e 25 de setembro: A cidade de Ermesinde acolheu nestes dias a primeira grande competição nacional da época 2022/23 do calendário do basquetebol feminino a nível do escalão de seniores, a Taça Vítor Hugo. A competição juntou todas as equipas que competem na principal divisão nacional na nova temporada desportiva, isto é, a Liga Feminina. A Taça Vítor Hugo teve como palcos o Pavilhão Municipal de Ermesinde e o Pavilhão da Bela e foi ganha pelo Benfica.

    foto

    OUTUBRO

    8 de outubro: Teresa Silva, atleta com ligações à cidade de Ermesinde, continuava a colecionar medalhas no universo do karaté. A atleta conquistou no XII Torneio Internacional de Palma del Rio (Espanha) uma medalha de bronze ao serviço da seleção nacional. Este evento internacional juntou as seleções de Portugal e de Espanha.

    27 de outubro: Diogo Costa, atleta de Alfena, sagrou-se vice-campeão do Mundo de patinagem, após ter garantido a medalha de prata na prova de Freedance - Solo Dance, na categoria de juniores masculinos, no decorrer do Campeonato do Mundo de Patinagem Artística que decorreu na Argentina. Diogo Costa é atleta do União Desportiva de Patinagem da Maia.

    foto

    NOVEMBRO

    5 e 6 de novembro: O CPN sagrou-se, no primeiro fim-de-semana de novembro, campeão regional de clubes da Associação Regional do Norte de Pesca Desportiva (ARNPD) na variante de boia - água doce. Com este título os propagandistas ascenderam à 2ª divisão nacional.

    19 e 20 de novembro: O Pavilhão Municipal de Ermesinde acolheu o Torneio Internacional de Seleções Regionais em andebol nos escalões de sub-14 e sub-16 na variante feminina. Estiveram presentes as seleções da Associação de Andebol do Porto, da Associação de Andebol de Aveiro e da Federación Galega Balonmano (Espanha).

    Também neste fim-de-semana, os atletas Pedro Carvalho, Beatriz Mendonça e Rúben Rolo, todos eles com ligações a Ermesinde, arrecadaram, cada um deles, medalhas no Campeonato Nacional de Cadetes, Juniores, e Sub-21 em karaté, evento que decorreu em Seia, tendo sido organizado pela Federação Nacional de Karaté de Portugal.

    foto

    DEZEMBRO

    3 de dezembro: O ermesindense Marco Lima sagrou-se campeão do Mundo de Kickboxing - Classe A - 75kg, da WKF (World Kickboxing Federation).

    O combate que consagrou o atleta - e treinador - da Elite 36 (com sede em Ermesinde) aconteceu na Gala de Kickboxing do Festival Internacional de Artes Marciais e Desportos de Combate de Matosinhos. Marco Lima venceu o combate em que estava em disputa o título mundial ante o húngaro Matyas Borsodi, tendo o ermesindense vencido por unanimidade de juízes.

    4 de dezembro: Mais de 750 atletas/caminhantes participaram na Corrida “São Silvestre Cidade de Ermesinde, evento desportivo organizado conjuntamente pela Junta de Freguesia da nossa cidade e da Câmara Municipal de Valongo. Em termos mais concretos a corrida (que teve uma distância de 10km) teve 434 atletas inscritos, tendo participado na prova um total de 380 (masculinos e femininos), ao passo que a caminhada (de 5km) teve 372 participantes. No que concerne a classificações finais da corrida, Amado Martins (do Grupo Desportivo e Cultural de Guilhovai) foi o vencedor em seniores masculinos, ao passo que Andreia Santos (a correr com as cores do Feirense) sagrou-se vencedora em seniores femininos.

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.