Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-12-2022

    SECÇÃO: Desporto


    FUTEBOL

    Ninguém passou nos Sonhos nesta primeira quinzena de dezembro

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Parece que já lá vão os tempos difíceis - em termos de resultados - para a principal equipa do Ermesinde 1936. Os ermesindistas já não sabem o que é perder desde 23 de outubro passado, quer em jogos a contar para a Série 2 da Divisão de Elite, quer em partidas da Taça da Associação de Futebol do Porto (AFP). No campeonato, os pupilos de Vítor Leal somaram dois empates caseiros nesta primeira quinzena de dezembro. Dois pontos que catapultaram o Ermesinde 1936 para o 10.º lugar da tabela classificativa - liderada por esta altura pelo Aliados de Lordelo -, com 13 pontos somados. Pelo meio houve taça, tendo os verde-e-brancos afastado o Vilarinho e avançado desta forma para os 1/16 avos de final da competição. É caso para dizer que nenhuma equipa venceu o Ermesinde 1936 no Estádio de Sonhos nestes primeiros quinze dias do derradeiro mês do ano.

    Mas comecemos este resumo do que foi o percurso dos ermesindistas nesta quinzena pelo encontro caseiro do passado domingo (11 de dezembro), referente à 14.ª jornada do escalão maior do futebol distrital portuense. Foi um jogo especial, não só porque do outro lado estava o vizinho Valonguense, mas porque no banco dos encarnados do Calvário estava Jorge Lopes, nome mítico da história do Ermesinde 1936. O treinador que esteve as últimas nove épocas, tantas quanto os anos de vida deste “novo” Ermesinde, ao leme do emblema da nossa freguesia, orienta agora o clube vizinho. O dérbi terminou sem golos, sendo que o Ermesinde 1936 viu ainda o seu avançado Herdeiro ser expulso já em tempo de compensação.

    As equipas alinharam com: Ermesinde 1936: Sérgio Carneiro; Pepe, Pedro Castro, Marcelo, Rafael Rito, Carlitos, Ricardo Pinto, Edgar (Cláudio, 70), Diogo Almeida (Palhares, 70), Diogo Cunha e Herdeiro. Treinador: Vítor Leal.

    Valonguense: Matos; João Alves, Fonseca, Boni, Hugo, Dani, Sardinha (Candé, 80), Luís Costa, Rafa (Rui Carvalho, 80), Mourão e Rui Silva (Moura, 60). Treinador: Jorge Lopes.

    MAIS UM PASSO EM FRENTE NA TAÇA

    No feriado de 8 de dezembro, o Ermesinde 1936 mediu forças com o Vilarinho em jogo da 4.ª eliminatória da Taça da AFP. O tempo chuvoso que se fazia sentir diminuiu o número de espetadores no Estádio de Sonhos. A primeira parte do encontro foi muito equilibrada e jogou-se mais a meio campo, sendo de registar apenas duas boas oportunidades para marcar, uma para cada lado. A primeira foi protagonizada por Fofana, logo aos 17 minutos, quando, em posição privilegiada rematou à baliza, mas Marino, na direção da bola, não teve qualquer dificuldade em defender. Já quase no fim do primeiro tempo (43 minutos), Diogo Almeida cobrou um livre, já perto da grande área adversária, mas a bola embateu estrondosamente na barreira. O Ermesinde 1936 entrou melhor na etapa complementar e, aos 55 minutos, na conclusão de uma excelente jogada do ataque da equipa da casa, só faltou mesmo o golo, porque Carlitos enjeitou o remate na ocasião certa. Depois, o equilíbrio voltou a ser a nota dominante do jogo, até à expulsão de Rui Miguel. A equipa anfitriã soube aproveitar a superioridade numérica, para em dois minutos, já no período de compensação, fazer outros tantos golos, que ditaram a sua continuidade nesta prova. Pepe (aos 90+4) e Diogo Cunha (aos 90+5) foram os artilheiros dos ermesindistas neste jogo.

    As equipas jogaram da seguinte maneira: Ermesinde 1936 Marino; Pepe, João Machado, Zinho, Miguel Rosa (Rito, 68), Cláudio Neves (André Rocha, 46), Diogo Almeida, Palhares (Edgar, 77), Carlitos (Derek, 68), Diogo Cunha e Mubarak (Herdeiro, 46). Treinador: Vítor Leal.

    Vilarinho: Micael Alves; Dani Rocha, Ricardo Neto, Carlos Gomes, Vitolo, Pinto, Diogo Torres (João Lindo, 67), Diogo Gonçalves, Danny (Rochinha, 60), Jonas (Rui Miguel, 76) e Fofana. Treinador Daniel Ferreira.

    foto

    CANDIDATO TRAVADO NOS SONHOS

    No dia 4 de dezembro o Ermesinde 1936 recebeu um dos principais candidatos a marcar presença na fase de subida desta Divisão de Elite da AFP, o Gondomar B. Neste encontro (das imagens) alusivo à 13.ª ronda, os primeiros minutos evidenciaram algum equilíbrio de parte a parte. No entanto, à meia hora de jogo, o Ermesinde 1936 tornou-se mais perigoso, insistindo em jogadas de ataque. Aos 34 minutos, Herdeiro bem posicionado na pequena área não conseguiu a melhor receção da bola que lhe chegou com grande velocidade, mas aos 35 minutos, a equipa da casa beneficiou de um livre direto, do lado direito do seu ataque a alguns metros da linha da grande área. Chamado a cobrar o castigo, Diogo Almeida conseguiu um golo espetacular, sem que ninguém conseguisse tocar o esférico que foi direitinho para a baliza de Quico. E um minuto depois, aproveitando o adiantamento do guarda redes adversário, o mesmo Diogo rematou de longe, mas desta vez sem o desejado êxito. No segundo tempo, o Ermesinde 1936 ainda dispôs de uma ou outra oportunidade para aumentar o marcador, mas seria a formação visitante a única a marcar, a 10 minutos do fim do tempo regulamentar, por intermédio de Diogo Silva. E mesmo em cima do apito final, a sorte sorriu ao Ermesinde 1936, quando com a baliza aberta um avançado do Gondomar B o melhor que fez foi rematar por cima da trave.

    As equipas jogaram com: Ermesinde 1936 Sérgio Carneiro; Pepe, Pedro Castro, Marcelo, Rafael Rito, Ricardo Pinto, André Rocha (Mubarak, 90), Diogo Almeida, Carlitos (Cláudio, 85), Diogo Cunha (Cláudio Neves, 66) e Herdeiro (Zinho, 90). Treinador Vítor Leal

    Gondomar B: Quico; Estebaínha, Vasco, Soares (Sousa, 74), Diogo Silva, Pacheco, Barbosa (Varejão, 46), Dentinho (Oli, 61), Diogo Barbosa, Paulinho (Francisco, 61) e Tiaguinho (Rúben Borges, 85). Treinador Rúben Carvalho.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].