Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2022

    SECÇÃO: Últimas


    PAINEL PARTIDÁRIO

    PSD Valongo apresenta recomendações e propostas para Orçamento Municipal 2023

    foto
    Ao longo da última década, o executivo do Partido Socialista fez com que Valongo perdesse competitividade em comparação com os restantes Municípios da Área Metropolitana do Porto, sendo ultrapassado por muitos deles. A população valonguense tem um rendimento bastante inferior à média dos Portugueses. É evidente o ciclo de empobrecimento em que o Município se encontra, o que se materializa na fragilidade que muitos Valonguenses apresentam para enfrentar os desafios que se aproximam.

    Assentando a sua ação em iniciativas sem conteúdo nem impacto no futuro do Município, o Partido Socialista continua a ignorar o momento em que vivemos.

    A apresentação do Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2023 prova que o executivo municipal opta por não aliviar o fardo da inflação, que terá consequências económicas e sociais sobre os Valonguenses e as empresas. Ao invés, o Partido Socialista manifesta insensibilidade e indiferença face à situação que o País e a Europa enfrentam. As opções que o Partido Socialista apresenta para este Orçamento não seriam as do PSD.

    Pelo contrário, o PSD/Valongo, em reunião com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro, apresentou as seguintes recomendações e propostas a serem consideradas para a elaboração do Orçamento e Grandes Opções do Plano para o ano de 2023 do Município de Valongo:

    1. Mitigação do impacto da inflação – Aliviar o efeito do aumento do custo de vida das famílias valonguenses, com uma diminuição dos Impostos cobrados pelo Município.

    a. A título de exemplo, propõe-se que a Câmara Municipal, em 2023, abdique da retribuição à empresa concedente, introduzida em 2017 na concessão do contrato do SMAS – Serviços Municipalizados de Águas Saneamento, a qual penaliza as famílias Valonguenses em cerca de 1M€/ano.

    2. Solidariedade – Apoiar as famílias com maior fragilidade social e que apresentam maior exposição ao contexto económico atual, reforçando um programa de emergência social para os mais desfavorecidos; a. A título de exemplo, propõe-se a criação de um programa de comparticipação de medicamentos à população sénior carenciada do nosso concelho, estabelecendo um limite máximo por utente de 100 euros anuais;

    3. Responsabilidade – Acautelar o futuro e a sustentabilidade financeira do Município, reduzindo os valores de endividamento da Câmara Municipal, acomodando a despesa prevista nos grandes projetos a construir pelo Município, de forma a salvaguardar a justiça intergeracional.

    a. A título de exemplo, propõe-se que exista uma visão responsável quer quanto à nova Câmara Municipal, quer quanto ao novo organograma do município de Valongo, que possui mais de 40 cargos dirigentes;

    4. Valorização dos ativos do Município – Valorizar os equipamentos sociais e do património ao serviço dos cidadãos, requalificando aqueles que se encontram particularmente degradados e ao abandono.

    a. A título de exemplo, propõe-se a criação de coberturas nas entradas das escolas básicas e a sua ligação aos edifícios escolares, a valorização do Estádio Municipal de Valongo e a manutenção dos arruamentos do concelho.

    5. Focalização nos Valonguenses – Apostar em políticas que considerem, em primeira linha, os munícipes, nomeadamente apostando em políticas que apoiem diretamente os que mais necessitam, por oposição a uma Câmara Municipal centrada em si mesma, que se preocupe primordialmente em aumentar lugares de cargos dirigentes.

    a. A título de exemplo, propõe-se uma aposta na mobilidade, nomeadamente com o reforço dos transportes público noturnos e ao fim de semana, bem como o acesso da rede STCP a todo o concelho.

    Nas palavras do Presidente do PSD Valongo, Hélio Rebelo "O PSD pretende sublinhar que existem caminhos alternativos, e que as prioridades do executivo de José Manuel Ribeiro estão desfasadas das necessidades dos Valonguenses. O Executivo tem que perceber que o próximo ano será particularmente difícil e tem obrigação de antecipar os desafios que os valonguenses irão enfrentar apoiando-os no difícil momento financeiro e social que irão enfrentar”.

    Valongo, 7 de novembro de 2022

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].