Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2022

    SECÇÃO: Últimas


    Orçamento Participativo Jovem de Valongo com nova Categoria Verde aumenta para 250.000 euros

    foto
    A 9ª edição do Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV) termina no dia 5 de novembro, com a divulgação dos 20 projetos vencedores. A gala final realiza-se pelas 18h00, no Auditório Dr. António Macedo, em Valongo, numa cerimónia onde também serão apresentadas as principais novidades da próxima edição deste projeto de democracia participativa.

    «O Município de Valongo é já uma referência nacional e internacional na implementação de orçamentos participativos. Mas queremos fazer cada vez mais e melhor. Por isso, no arranque do 10.º OPJV vamos aumentar a dotação global para 250 mil euros e criar a categoria Verde, para promover a educação ambiental e o combate às alterações climáticas», revela o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro. «Vamos continuar a ser embaixadores verdes e a honrar o European Green Leaf Award, que a Comissão Europeia nos distinguiu em 2022», frisa o autarca.

    A autarquia recorda que o OPJV foi lançado em 2014, e «tem vindo a evoluir todos os anos, sempre com o objetivo de envolver os jovens (dos 6 aos 35 anos) e motivá-los a intervir de uma forma mais construtiva e participativa nos atos de decisão e implementação de iniciativas de interesse público».

    «A adesão a este projeto tem vindo a ser de tal maneira positiva que o executivo municipal tem vindo a duplicar, consecutivamente, a verba a ele destinado assim como o número de projetos vencedores. Na primeira edição (2014), foi disponibilizada a verba de 10.000€ para a concretização de um projeto. Na segunda edição (2015), para dois projetos, foi adstrito o valor de 20.000 euros. Na edição de 2016 (3ª edição), os 10.000 euros foram atribuídos a quatro vencedores. Na edição de 2017 (4ª edição) foram atribuídos 10.000 euros a oito projetos. Na edição de 2018 (5ª edição) foram atribuídos 10.000 euros a doze projetos vencedores perfazendo um total de 120.000 euros. Nas edições de 2019 e 2020 (6ª e 7ª edição), foram atribuídos 10.000 euros a quinze projetos vencedores, perfazendo um total de 150.000 euros em cada uma. Na 8ª edição (2020/21), foram atribuídos 10.000 euros a vinte projetos vencedores, replicando-se na 9ª edição, que termina no próximo sábado, com a divulgação dos projetos vencedores nas categorias Escolar, Extraescolar e Gerações», lembra a Câmara.

    «O sucesso desta iniciativa resulta da execução a 100% dos projetos vencedores», frisa José Manuel Ribeiro.

    Além da nova categoria Verde, na próxima edição serão também introduzidos novos critérios de exigência de admissão dos projetos, de modo a aperfeiçoar cada vez mais esta ferramenta de democracia participativa, reforçando a transparência das decisões. Será também envolvida a academia, através da Universidade de Aveiro, com o objetivo de avaliar o impacto do OPJV na comunidade.

    Entre as características diferenciadoras do OPJV, destacam-se ainda a categoria Gerações que incentiva criação de projetos intergeracionais e o incentivo à leitura, pois só podem votar jovens residentes ou estudantes no concelho que estejam inscritos na rede de Bibliotecas Municipais de Valongo.

    O OPJV dispõe de uma plataforma informática https://opjv.cm-valongo.pt/, que permite o registo dos participantes e o acompanhamento de todas as fases do processo.

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].