Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2022

    SECÇÃO: Saúde


    foto
    UMA QUESTÃO DE SAÚDE
    foto

    Vacinas pneumocócicas: quais e para quem?

    As vacinas pneumocócicas, conhecidas como vacinas “contra a pneumonia”, têm como objetivo proteger os indivíduos contra infeções causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Esta bactéria pode causar diferentes tipos de infeção, dependendo do local afetado. Assim, pode estar na origem de otites e sinusites, mas também de pneumonias, meningites e infeções generalizadas, potencialmente graves e até fatais.

    Até há pouco tempo, em Portugal, eram comercializadas apenas duas vacinas pneumocócicas: a Prevenar 13® (vacina conjugada contra infeções por S. pneumoniae de 13 serotipos) e a Pneumovax 23® (vacina polissacárida contra infeções por S. pneumoniae de 23 serotipos). Mais recentemente foram aprovadas duas outras vacinas, a Vaxneuvance® (vacina pneumocócica conjugada 15-valente) e a Apexxnar® (vacina pneumocócica polissacárida conjugada 20-valente). A última atualização da norma de orientação clínica da Direção Geral de Saúde (DGS) contempla as duas primeiras vacinas referidas (no futuro, provavelmente, irão também ser incluídas as vacinas mais recentes).

    Quanto ao público-alvo, a Prevenar 13® está incluída no Plano Nacional de Vacinação para crianças nos primeiros anos de vida. Em crianças que se enquadrem em grupos de risco acrescido para doença invasiva pneumocócia (doença cardíaca, respiratória, renal ou hepática crónica; diabetes mellitus; pré-transplante; situações e comprometimento do sistema imunitário), há recomendações específicas que devem ser orientadas pelo médico assistente.

    No caso dos adultos, a vacinação com a Prevenar 13® e a Pneumovax 23® está recomendada em todos os adultos com idade igual ou superior a 65 anos, estando estes abrangidos por um regime especial de comparticipação, segundo a Portaria n.º 200/2021, de 21 de setembro (comparticipação de 69% com receita médica com a portaria específica). Está também recomendada a vacinação

    foto

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Telma Lopes - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Matosinhos - Unidade Local de Saúde de Matosinhos

    Catarina Rebelo - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, Matosinhos

     

    Outras Notícias

    · MEDICINA DE A a Z (Continuação)

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].