Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2022

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL

    Cepeenistas com início prometedor na Liga Feminina

    Foto DO DUARTE
    Foto DO DUARTE
    As seniores do CPN/ Imopartner entraram neste mês de outubro em ação no âmbito da edição de 2022/23 da Liga Feminina de basquetebol. Um regresso ao escalão principal do basket feminino nacional que pelos resultados verificados até ao fecho desta edição não está a correr nada mal, tendo em conta o poderio - financeiro e consequentemente de “recursos humanos”, digamos assim - da maioria das equipas desta competição. Vamos a dados concretos. Em cinco jogos disputados o CPN/Imopartner venceu dois e perdeu três, estando neste momento em termos classificativos em zona de acesso aos play-off, no 8.º lugar, com 7 pontos, menos cinco que o líder Benfica.

    E foram precisamente as encarnadas de Lisboa a apadrinhar o regresso das cepeenistas à Liga Feminina, quando no passado dia 2 de outubro vieram até Ermesinde jogar a 1.ª jornada. Benfica que é, recorde-se, bi-campeão nacional desta Liga Feminina, constituindo pois um enorme obstáculo para as jogadores de Agostinho Pinto.

    Tendo tido transmissão televisiva para a Bola TV, Benfica TV, e FPBTV, a partida era encarada com elevadas expectativas em relação à forma como as ermesindenses iriam reagir ao ambiente fenomenal que se fez sentir num Pavilhão Municipal a “rebentar pelas costuras”, com grande animação levada a cabo, de forma entusiástica e brilhante, pelo grupo de bombos e pelo Grupo “Move On Dance”, da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, que esta época tem animado os jogos caseiros das seniores cepeenistas na Liga.

    Quanto ao jogo, o CPN/ Imopartner entrou bem, e a partida foi desenrolada com bastante equilíbrio até meio do 1.º quarto. A partir daqui a experiência do Benfica veio ao de cima, tendo as lisboetas acabado este período a vencer por 12-20. O CPN/ Imopartner reagiu e equilibrou o 2.º quarto com um parcial de 9-9. Vem o intervalo e todos esperavam que o Benfica fosse dominar o jogo, mas bem que se enganou quem assim pensou. A equipa da nossa terra entrou com uma garra enorme e conseguiu colocar a diferença no marcador em apenas 3 pontos, acabando por vencer este 3.º quarto por 22-21. Na entrada no último período o Benfica ficou por cima com 7 pontos, mas as jovens cepeenistas nunca desistiram e encostaram a 3 minutos e 28 segundos do fim o resultado em 2 pontos de diferença. Porém, o Benfica com a sua qualidade e experiência acabou por vencer o jogo por 58-48, um resultado algo injusto para o CPN/ Imopartner por aquilo o que acabou por ser o jogo, onde nem os mais otimistas esperavam a excelente réplica dada pelas ermesindenses.

    Em termos individuais destaque na turma cepeenista para Isabela Quevedo, com 14 pontos e 10 ressaltos; Grace Gilmore, com 14 pontos; Laura Silva, com 8 pontos; e Ana Pinheiro, com 5 pontos e 5 ressaltos.

    UMA VITÓRIA...

    Uma semana mais tarde o CPN/Imopartner voltou a jogar em casa, desta feita diante do Olivais, em encontro da 3.ª jornada, tendo em conta que a partida da 2.ª ronda, perante a União Sportiva, nos Açores, foi adiada. Depois do excelente jogo com o Benfica as expectativas eram de novo elevadas em torno do que poderia fazer a muito jovem equipa de Ermesinde. Com a casa novamente muito bem composta e animada pelo Grupo “Move On Dance”, o CPN/Imopartner entrou determinado no jogo, começando com um parcial de 6-0, fruto de dois triplos de Mariana Pereira. O Olivais reagiu e acabou o 1.º quarto com um nivelado marcador em 16-16.

    No 2.º quarto as cepeenistas ganharam alguma vantagem e foram para o intervalo a vencer por 32-28.

    Após o intervalo as locais vieram para a quadra com a disposição de resolver o jogo. Com uma defesa asfixiante em que consentiu apenas 3 pontos ao adversário, o CPN/Imopartner marcou 11 pontos neste período. Entrando no 4.º quarto a vencer por 12 pontos, as jogadoras de Agostinho Pinto controlaram o encontro, nunca deixando baixar a fasquia dos 10 pontos, terminando a partida com uma excelente vitória por 58-49. Foi uma excelente prestação da equipa em termos defensivo, sendo que no plano individual os destaques vão para Mariana Pereira, com 15 pontos, 5 triplos e 6 ressaltos; Isabela Quevedo, com 14 pontos e 16 ressaltos, Ana Pinheiro, com 10 pontos e 4 ressaltos; e Laura Silva, com 7 pontos, 4 ressaltos e 7 assistências.

    ... SEGUIDA DE OUTRA VITÓRIA

    No dia 16 de outubro as propagandistas voltaram a atuar no Municipal de Ermesinde, agora perante a Quinta dos Lombos em encontro da 4.ª ronda. Foi um excelente jogo de basquetebol por parte de ambas as equipas, em que a vitória sorriu às ermesindenses por 68-67. Uma boa propaganda ao basquetebol e quem assistiu por certo que deu por muito bem empregue o seu tempo e mais uma vez o público, com o seu apoio, foi determinante na vitória. Foi uma partida com muitas alternâncias no marcador, sendo que a equipa da Quinta dos Lombos ganhou o 1.º quarto, por 21-13. As locais reagiram bem e venceram o 2.º quarto por 23-12, tendo desta forma saído para o intervalo na frente do marcador por 36-33. A equipa de Oeiras entrou depois do intervalo determinada a resolver o encontro a seu favor, vencendo o 3.º quarto por 19-7, entrando desta forma no decisivo período com uma vantagem de 9 pontos. Mas o CPN/ Imopartner nunca baixou os braços e reagiu a esta desvantagem, como comprovam os números, ou seja, venceu o período por 25-15 e ganhou o jogo por um ponto.

    Além do facto de toda a equipa cepeenista ter estado em bom plano, destaques individuais para Grace Gilmore, com 16 pontos, 6 ressaltos e 6 faltas sofridas; Isabela Quevedo, com 14 pontos, 9 ressaltos e 6 faltas sofridas; Ana Pinheiro, com 10 pontos, 5 ressaltos e 5 faltas sofridas; e Laura Silva, autora de 13 pontos, 2 triplos e com uma excelente prestação na defesa.

    Foto FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE BASQUETEBOL
    Foto FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE BASQUETEBOL

    DERROTAS FORASTEIRAS

    A 19 de outubro a turma da nossa cidade atuou pela primeira vez fora de portas. Em jogo antecipado da 6.ª jornada as ermesindenses visitaram o pavilhão do Esgueira, tendo ali perdido por 62-41. Neste encontro realizado a meio da semana a nota negativa foi para a lesão da cepeenista Grace Gilmore, no treino anterior ao jogo, o que a levou a jogar lesionada e com muito sacrifício.

    Tudo isto a juntar à falta de concentração das ermesindenses numa 1.ª parte onde o adversário ganhou uma vantagem de 20 pontos.

    Na 2.ª parte as pupilas de Agostinho Pinto reagiram de forma positiva e ainda colocaram o resultado a 14 pontos de diferença, mas por mérito do Esgueira e também por uma arbitragem habilidosa, que penalizava sempre o emblema da nossa terra quando este tentava aproximar-se no marcador, a vitória acabou por pertencer ao clube da zona de Aveiro.

    Em termos individuais destaque para as cepeenistas Isabela Quevedo, com 12 pontos e 11 ressaltos; Carolina Moura, com 5 pontos; e Matilde Pereira, também com 5 pontos.

    Três dias depois, a 22 de outubro, viagem até ao Algarve para defrontar em partida da 5.ª ronda o Imortal de Albufeira. Após a longa viagem e onde algumas atletas por questões escolares tiveram que se deslocar no próprio dia, juntando a isso a ausência por lesão de Grace Gilmore, o CPN/Imopartner voltou a perder, desta feita por 69-54.

    Foi um jogo difícil, onde as ermesindenses estiveram sempre na luta até aos 6 minutos finais, sendo que aí, com alguns erros na defesa, permitiram ao adversário ganhar alguma vantagem que depois foi difícil de recuperar. O resultado é bastante enganador em relação ao que foi o encontro. Desataques individuais para Laura Silva, com 11 pontos; Ana Pinheiro, com 10 pontos; Isabel Quevedo, com 9 pontos e 11 ressaltos.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].