Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2022

    SECÇÃO: Local


    NOTICIAS DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE

    Assim foi a V Semana Académica da Universidade Sénior de Ermesinde...

    ATUAÇÃO DAS DANÇAS TRADICIONAIS
    ATUAÇÃO DAS DANÇAS TRADICIONAIS
    A V Semana Académica da Universidade Sénior de Ermesinde (USE), a principal valência da Agorárte, decorreu entre os passados dias 13 e 15 de outubro, no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde.

    O 1.º DIA (13 DE OUTUBRO)

    O dia inaugural foi preenchido com bons momentos de poesia interpretados pelos estudantes da ÁgoraTeatro (orientados pela Prof.ª Benvinda Mieiro) a que se juntaram excelentes exibições das Adufeiras e do Cante Norte (disciplinas que são regidas pelo Prof. Manuel Friães).

    Mas antes do espetáculo, usou da palavra o presidente da Agorárte, Manuel Augusto Dias, que passou em revista a história da USE e apresentou os dados atuais da Universidade. Assim, este ano a USE, que conta com quase centena e meia de estudantes e três dezenas de professores, oferece cerca de 45 horas semanais (com ocupação letiva durante toda a semana, de 2.ª a 6.ª feira, de manhã e de tarde), distribuídas por 32 disciplinas, que cobrem praticamente todas as áreas do conhecimento: Línguas: Português, Inglês (vários níveis), Italiano e Francês; História: Local, Contemporânea, Arte e da Indústria Cerâmica; Cultura e Teatro: Cultura Geral, Portugal Culto e Oculto, ÁgoraTeatro; Poesia: ÁgoraTeatro e Jograis do Leça; Preparação Física: Ginástica, Hidroginástica, Yoga e Tai-chi; Música e Canto: Cantigas d’Ouvido, Cante Norte e Adufeiras; Danças: Grupo de Danças Tradicionais da USE; Tecnologia: Fotografia e Informática; Educação Cívica: Cidadania e Saúde; Artes: Artes Decorativas, Pintura e Arraiolos.

    Esteve presente o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE), João Morgado (que se manteve até ao fim da sessão) e o vereador da Educação da Câmara Municipal de Valongo (CMV), Orlando Rodrigues, que também esteve em representação do presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro. Ambos tiveram palavras de estima e de reconhecimento pelo relevante trabalho social desenvolvido pela Agorárte e, neste caso particular, pela USE.

    ATUAÇÃO DO GRUPO CANTE NORTE
    ATUAÇÃO DO GRUPO CANTE NORTE

    O 2.º DIA (14 DE OUTUBRO)

    O segundo dia da Semana Académica da USE teve dois momentos distintos: um decorreu à tarde e o segundo à noite.

    A partir das 15h30 entrou em cena o Grupo de Danças Tradicionais da USE, coordenado pelos professores António e Adélia Peixoto que já nos habituaram a excelentes exibições. Trata-se de um grupo que tem tido muitas solicitações e que, praticamente, nem teve férias. Brindou-nos com uma mão cheia de danças que acolheu do público grande ovação.

    Seguiu-se, depois, a entrega de Diplomas de Frequência para os estudantes que frequentaram a USE no ano letivo 2021-2022 e que ainda não o tinham recebido na véspera.

    A terminar a sessão subiu ao palco a dupla António e Adélia Peixoto para a interpretação de um sketch bem animado que muito divertiu a plateia que não se cansou de rir e de aplaudir.

    MOMENTO DE POESIA
    MOMENTO DE POESIA

    TERTÚLIA SOBRE ERMESINDE

    À noite, o auditório quase se encheu, de gente ligada à USE, mas não só. Estiveram presentes o presidente da Junta, João Morgado (que também estivera à tarde, juntamente com um elemento da direção da Universidade Sénior de Valongo), alguns representantes de instituições e associações ermesindenses, como o Centro Social de Ermesinde, o Ermesinde Sport Clube 1936, o CPN, “A Voz de Ermesinde” e outras, bem como personalidades locais que quiseram participar na primeira Tertúlia sobre Ermesinde.

    O apresentador da iniciativa foi o presidente da Direção da Agorárte, Manuel Dias, que explicou que a ideia pertenceu ao Dr. Carlos Marques, que também se encontrava na mesa e pretende ter continuidade numa periodicidade que de futuro se decidirá de acordo com o interesse que vier a ser manifestado por quem for comparecendo.

    UM ASPETO DA PLATEIA DURANTE A TERTÚLIA SOBRE ERMESINDE
    UM ASPETO DA PLATEIA DURANTE A TERTÚLIA SOBRE ERMESINDE
    A primeira sessão foi um sucesso, com vários problemas a ser levantados como a dificuldade de comunicação e de mobilização para as iniciativas culturais que vão ocorrendo na cidade. A tertúlia foi iniciada com um momento musical de Rui Claro, um músico de pergaminhos que tocou quatro temas, alguns da sua autoria, outros de Carlos Paredes e outros mistos, com grande mestria na guitarra portuguesa.

    O ÚLTIMO DIA (15 DE OUTUBRO)

    A V Semana Académica da USE encerrou com “chave de ouro” a partir das 15 horas, no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde. Ao palco subiram os grupos “Cantigas d’Ouvido” e “Jograis do Leça”, ambos coordenados pelo professor Manuel Friães.

    A HOMENAGEM AO PROFESSOR CARLOS FARIA
    A HOMENAGEM AO PROFESSOR CARLOS FARIA

    HOMENAGEM A CARLOS FARIA

    Mas o momento mais alto do último dia da Semana Académica, com que arrancou oficialmente o novo Ano Letivo (2022-2023) da USE, foi a homenagem ao fundador e dirigente da Agorárte e atual Reitor da USE, professor Carlos Faria.

    O atual presidente da Direção, Manuel Augusto Dias, perante o auditório completamente cheio, justificou a homenagem que a direção da Agorárte deliberou fazer ao professor Carlos Faria, que é uma personalidade de referência na história e na gestão desta associação ermesindense. Recordou que a História deixa memória destas pessoas que pelo exemplo de dedicação e altruísmo merecem ser seguidas como modelo sobretudo para os mais novos. Carlos Faria é uma dessas pessoas.

    Nascido na Figueira da Foz, em 1934, viria a concluir o Curso do Magistério Primário, na Guarda, em 1954, a que se seguiu o cumprimento do serviço militar obrigatório (entre 1955 e 1957). De 1960 a 1980 passou pela Telescola. O magistério primário exerceu-o nos Loivos da Ribeira, concelho de Baião (entre os seus convidados para esta sessão estavam homens ilustres daquela região, que, assim se tornaram, muito por culpa deste seu professor que um dia fez tudo para que prosseguissem os seus estudos para além do ensino primário, porque já via neles os dotes de inteligência que os haviam de guindar na escadaria do êxito), em Alfena e Ermesinde (deste concelho de Valongo).

    Em termos políticos, Carlos Faria fez parte da vereação da Câmara Municipal de Baião, foi presidente da Assembleia Municipal de Baião e foi assessor do Governador Civil do Porto, Dr. Mário Cal Brandão. Teve também um percurso ligado à imprensa regional, como diretor de “A Voz de Ermesinde” (1998-2003) e secretário da Direção da UNIR (União Portuguesa da Imprensa Regional).

    Em matéria de associativismo, o professor Carlos Faria foi secretário da Direção da “Obra de Bem-Estar Rural”, em Baião; presidente da Assembleia Geral do Centro Cultural Alberto Taborda (Ermesinde); e fundador e principal Dirigente (presidente da Direção) da Agorárte – Associação Cultural e Artística (Ermesinde) desde a fundação até 30 de junho de 2020. A Agorárte e a USE, que estão hoje bastante ativas, quiseram pois agradecer a Carlos Faria tudo aquilo que fez pela sua existência, promovendo esta homenagem, que se concretizou na entrega de uma Salva de Prata, com a seguinte gravação: “Carlos José Saraiva Faria, Fundador e Dirigente da Agorárte e da USE / HOMENAGEM E GRATIDÃO / 15 de outubro de 2022”.

    O Grupo Cantigas d’Ouvido terminou a cerimónia com a interpretação do Hino da USE, que era um dos desejos que o professor Carlos Faria tinha, que a sua Universidade Sénior tivesse um Hino, e tem-no, e, em gesto de surpresa e de “prenda” cantou-o ao professor no dia em que foi homenageado. A esta homenagem associaram-se o presidente da JFE, João Morgado, que teve palavras emocionadas de reconhecimento, e o presidente da CMV, por intermédio do seu representante, Orlando Rodrigues, que no primeiro dia da V Semana Académica fez questão de explicitar os agradecimentos da Câmara ao professor Carlos Faria por tudo o que fez em prol da cultura e da comunidade sénior em Ermesinde.

    A Semana Académica da USE e a cerimónia de homenagem ao professor Carlos Faria terminaram com um lauto lanche-convívio com a participação de todos os presentes.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].