Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2022

    SECÇÃO: Destaque


    João Teixeira, formando do Cenfim – Núcleo de Ermesinde, sagrou-se campeão do Mundo de Profissões

    João Teixeira, campeão do Mundo de Profissões
    João Teixeira, campeão do Mundo de Profissões
    João Teixeira, formando do Cenfim – Núcleo de Ermesinde sagrou-se no passado dia 23 de outubro campeão mundial de Profissões. O jovem com raízes em Castelo de Paiva venceu a medalha de ouro na profissão de Desenho Industrial – CAD, no decorrer do Campeonato do Mundo de Profissões (World Skills Competition 2022 – Special Edition), que teve lugar em Bordéus (França) entre os dias 15 e 23 de outubro.

    Recorde-se que João Teixeira já havia vencido o Campeonato da Europa de Profissões há precisamente um ano.

    A equipa que esteve presente em Bordéus contou ainda com a jurada Marlene Moreira, também do Cenfim – Núcleo de Ermesinde, e Dário Pinto, Diretor do Núcleo do Cenfim da nossa cidade e que atuou ao nível do World Skills Competition.

    Na sua página de facebook, e na sequência desta nova conquista, o Cenfim – Núcleo de Ermesinde escreveu que «o mérito, o reconhecimento, os aplausos vão todos para o nosso João Teixeira, Campeão Europeu em 2021 e agora Campeão do Mundo, na profissão de Desenho Industrial - CAD. Vão também para a Expert, Marlene Moreira, e para toda a equipa do CENFIM Ermesinde onde o João percorreu um caminho de crescimento sólido e consistente que o trouxe até aqui. Orgulho é a palavra do dia!!! Parabéns campeão», podia ler-se.

    A World Skills Competition é a competição mais importante a nível mundial, onde competem, no âmbito da Educação e Formação Profissional, mais de 1000 jovens com idades entre os 18 e os 25 anos, em 62 profissões, oriundos de 58 países.

    É uma prova que se realiza de dois em dois anos, tem uma duração de três dias, onde competem os campeões nacionais oriundos do Mundo inteiro, e que, neste campeonato, procuram o estrelato das competências profissionais, na mesma linha de raciocínio dos jogos olímpicos.

    João Teixeira, na profissão de Desenho Industrial CAD, integrou a seleção nacional composta por 13 jovens em 12 profissões e, através destes jovens, Portugal, nesta 46ª edição do WSC, obteve cinco medalhas, sendo três medalhas de excelência, uma de prata e uma de ouro, precisamente a que foi conquistada pelo formando do Cenfim de Ermesinde.

    Destas cinco medalhas, quatro pertencem aos formandos do Cenfim; sendo, duas em Mecatrónica Industrial, uma de prata em Refrigeração e Ar Condicionado e uma de ouro em Desenho Industrial CAD.

    O Cenfim – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica é o Centro de Formação em Portugal mais premiado a nível internacional, com quatro medalhas de ouro, seis de prata, seis de bronze e 29 medalhas de excelência e tem como referência, garantir 90% de empregabilidade aos seus cerca de 11.000 formandos/ano que frequentam os seus 1000 cursos, providenciados nos seus 13 Núcleos de Norte a Sul a de Portugal.

    Voltando a João Teixeira, para dizer ainda que o jovem campeão mundial foi recebido em euforia no aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto) no passado dia 24. À sua espera tinha representantes de todas as turmas que estudam em regime laboral, cerca de 50 formandos do seu núcleo (o Cenfim de Ermesinde) que ali se deslocaram de propósito, para estarem presentes à sua chegada.

    Chegada ao aeroporto Francisco Sá Carneiro - com a família a recebê-lo
    Chegada ao aeroporto Francisco Sá Carneiro - com a família a recebê-lo
    Estiveram também vários elementos da família mais próxima, nomeadamente os pais, a avó e a irmã. Foi recebido com palmas e uma faixa, e vários cartazes de boas-vindas aos campeões do mundo, assim como bandeiras e cachecóis de Portugal.

    Algumas pessoas abordaram a comitiva que o esperava curiosas em saber de que campeão se tratava. O campeão mundial das profissões veio acompanhado pela preparadora, formadora Marlene Moreira.

    “A Voz de Ermesinde” soube que João Teixeira vai prosseguir os seus estudos no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), curso de Engenharia Mecânica.

    Já no dia 25 foi a vez do Cenfim – Núcleo de Ermesinde receber o seu campeão em apoteose. Todos, formandos, funcionários, formadores internos e externos, diretor, todos deixaram o que estavam a fazer para receber o jovem formando que trouxe a 1.ª medalha de ouro das profissões para Portugal. Houve várias intervenções, mas o destaque vai para as palavras do campeão que disse aos seus colegas que qualquer um pode conhecer o sucesso que ele teve, se acreditar em si próprio e se empenhar em triunfar.

    Alunos do Cenfim de Ermesinde à espera no aeroporto do seu colega campeão
    Alunos do Cenfim de Ermesinde à espera no aeroporto do seu colega campeão
    Pelos formadores do João Teixeira falou a professora de Português, Patrícia Freitas, que falou da formação como um todo, para a qual todas as disciplinas contribuem, ainda que alguns formandos evidenciem maiores preferências pela componente técnica, como é o caso de João Teixeira. Mesmo assim revelou um grande empenho e nunca se negou a cumprir as tarefas que lhe eram pedidas.

    O pai, Paulo Teixeira, que o acompanhava, confidenciou que o ensino regular não agradava minimamente ao filho, pelo que teve contacto com o Cenfim (primeiro no Porto, depois em Ermesinde) e que foi aqui que encontrou a sua realização pessoal. Abandonou os jogos de computador e entregou-se de alma e coração à profissão e aí está o resultado: campeão do mundo.

    Interveio também, nesta pequena e espontânea cerimónia a formadora Marlene Moreira, que muito contribuiu para esta performance de excelência conseguida pelo João Teixeira, pois foi uma das que mais perto esteve deste formando, na sua preparação e na sua exibição, quer quando se sagrou campeão europeu, quer agora.

    O diretor do Cenfim de Ermesinde no uso da palavra
    O diretor do Cenfim de Ermesinde no uso da palavra
    Por sua vez, diretor do Núcleo do Cenfim de Ermesinde, Dário Pinto, falou orgulhoso da conquista alcançada para Ermesinde, para o Cenfim e para Portugal. «É a primeira medalha de ouro das profissões para Portugal e esta competição junta os melhores do mundo, desde 1952». Falou também das boas condições humanas (funcionários, coordenadores e formadores) e materiais (equipamentos que valem muitos milhares de euros) de que desfruta o Cenfim e que ajuda, certamente, a este tipo de resultados. Foi uma cerimónia muito bonita e que se justificou plenamente, conduzida pela psicóloga Gisela Afonso, a que não faltaram frequentes e longos aplausos de todos.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].