Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2022

    SECÇÃO: Últimas


    Valongo candidata-se a ser a primeira Capital Europeia da Democracia

    foto
    Treze municípios - de oito países - estão na corrida para se tornarem na primeira Capital Europeia da Democracia. Valongo é um deles.

    Segundo nota de imprensa emitida pela autarquia, «a democracia é a nossa melhor aposta para restaurar a paz, proteger os nossos direitos civis e combater as alterações climáticas. Uma de 13 cidades de oito países tem a oportunidade de se tornar a primeira Capital Europeia da Democracia. Cada cidade que se junta à Iniciativa da Capital Europeia da Democracia (ECoD) torna-se uma defensora da inovação democrática, promovendo a coesão, as oportunidades de colaboração e a participação dos cidadãos».

    «As cidades estão em melhor posição para salvaguardar e reforçar a democracia e os direitos humanos, uma vez que estão mais próximas das necessidades dos seus cidadãos. Confrontadas com transformações históricas e desafios urgentes causados pela guerra e pela policrise, o seu poder de inovação, a sua capacidade de ação e forte ligação aos cidadãos tornam o seu papel mais importante do que nunca», declarou Helfried Carl, fundador e membro do Conselho Consultivo da ECoD.

    Antuérpia (Bélgica), Barcelona (Espanha), Bolonha (Itália), Braga (Portugal), Bruxelas (Bélgica), Burgos (Espanha), Cascais (Portugal), Linz (Áustria), Metz (França), Opole (Polónia), Rzeszow (Polónia), Sarajevo (Bósnia-Herzegovina) e Valongo (Portugal) juntaram-se à ECoD City Network para competir pelo título de Capital Europeia da Democracia.

    A propósito desta candidatura, o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, referiu que «no Município de Valongo trabalhamos todos os dias no sentido de alargar e reforçar os mecanismos de democracia participativa, por isso a adesão à iniciativa European Capital of Democracy (ECoD) é mais um passo neste trabalho contínuo em prol de uma Democracia mais forte. Estando mais próximos das necessidades e dinâmicas das comunidades locais, cabe aos municípios implementar as melhores e mais inovadoras práticas na promoção da democracia e contamos que este esforço conjunto com a Iniciativa European Capital of Democracy permita um enriquecedor intercâmbio mútuo de conhecimentos e uma efetiva cooperação internacional».

    A Capital Europeia da Democracia será escolhida por 10.000 cidadãos de todos os Estados-membros do Conselho da Europa. Estão ainda abertas as candidaturas para que os cidadãos tenham uma palavra a dizer e se juntem ao Júri de Cidadãos.

    Primeiramente, com base em critérios transparentes, um Júri de Peritos composto por cinco profissionais de relevo no domínio da democracia irá agora rever todas as candidaturas das cidades e elaborar uma lista restrita de candidatos. Uma lista de até cinco cidades nomeadas será enviada ao Júri de Cidadãos, que tem a última palavra. A primeira cidade a receber o título de Capital Europeia da Democracia será designada em janeiro de 2023. Em estreita colaboração com a sociedade civil e os cidadãos, a Capital Europeia da Democracia acolherá uma vasta gama de atividades e eventos que atrairão visitantes de toda a Europa para se juntarem e participarem nos esforços de colaboração para reforçar a democracia. A cidade vencedora beneficiará de uma notoriedade internacional como centro de educação e de inovação, reforçando o orgulho cívico.

    Para mais informações sobre a Capital Europeia da Democracia, por favor visite:

    https://capitalofdemocracy.eu

    Para se registar como Cidadão Jurado e escolher a Capital Europeia da Democracia, as candidaturas ainda estão abertas: https://capitalofdemocracy.eu/join-the-citizens-jury

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].