Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2022

    SECÇÃO: Últimas


    Arranca hoje o MANIFESTUM arte de dizer 2022

    foto
    Abordar a palavra para além do seu habitual corpo escrito, dotando-a de manifestações cúmplices e cruzadas, é um valor decisivo do MANIFESTUM arte de dizer, um festival que decorre em vários espaços do concelho de Valongo, nos dias 7, 8 e 9 de outubro.

    Conta este ano com Sereias, Capicua, Cátia Moreira de Carvalho, Mário Cláudio, Rodrigo Guedes de Carvalho e muitos outros, em torno de um programa singular de celebração da palavra dita, com laboratórios, conversas, leituras e concertos.

    A programação do MANIFESTUM, que se concentra entre 7 e 9 de outubro, assenta este ano em espetáculos pluridisciplinares com epicentro na palavra, com a sonoridade intransigente e as letras corrosivas dos Sereias, banda movida pela voz de António Pedro Ribeiro, e a palavra escrita, cantada e falada de RUGE, projeto de Rodrigo Guedes de Carvalho, Daniela Onís e Ruben Alves. Paralelamente, os Diálogos Benefício da Dúvida reúnem Mário Cláudio e Cátia Moreira de Carvalho, Capicua e Rodrigo Guedes de Carvalho, com moderação do jornalista e habitual anfitrião Miguel Ribeiro, prometendo duas conversas plenas e sem rede.

    Mas o MANIFESTUM arrancou já em julho, com as leituras de rua Voz Longa, no âmbito da Feira do Livro de Valongo, e posteriormente com o laboratório de fotografia Viagens na Minha Terra, dinamizado pelos fotógrafos Nelson d’Aires e Augusto Brázio, cujo mote residiu no poema Na Floresta do Alheamento, de Fernando Pessoa, permitindo deambular por lugares e paisagens, buscando afinidades entre a dimensão da palavra e da fotografia.

    A par desta proposta, implementada pelo Serviço Educativo, decorreu também uma das afirmações do MANIFESTUM: o laboratório de leitura poética Há Palavras Que Nos Beijam, no âmbito do qual Ana Celeste Ferreira e Rui Spranger voltaram a conduzir um coro de vozes participantes, aprofundando as técnicas vocais e de leitura em voz alta e preparando um recital poético e performativo. De reforçar que ambos os laboratórios, promovidos pelo festival junto da comunidade local, têm o seu apogeu em apresentações finais, que integram a programação central.

    No espaço educativo, destaca-se ainda o vínculo com a Casa da Animação, levando a experiência fílmica em espaço exterior aos estabelecimentos de ensino. Nota ainda para a aposta no público mais velho, designadamente através do trabalho com a associação ASA – Acreditamos em Seniores Ativos, e com o regresso de A Poesia vai à Feira, com leituras orientadas por João Rios e Rui Spranger nestes espaços públicos de Valongo e Ermesinde.

    MANIFESTUM arte de dizer é um evento promovido pela Câmara Municipal de Valongo, com programação e produção da Exemplo Extremo e coordenação da Biblioteca Municipal de Valongo.

    O programa é de acesso livre e gratuito.

    MANIFESTUM arte de dizer 2022

    — 7 OUT

    11:00 | POESIA VAI À FEIRA

    Rui Spranger e João Rios + ASA – Acreditamos em Seniores Ativos

    Feira de Ermesinde

    21:30 | HÁ PALAVRAS QUE NOS BEIJAM II, apresentação final

    Isaque Ferreira, Ricardo Oliveira, Rui David, Rui Spranger, Rui Lage, ASPPRECA – Grupo de Danças e Cantares de Alfena, e formandos do laboratório de leitura poética

    Fórum Cultural de Ermesinde

    — 8 OUT

    11:00 | POESIA VAI À FEIRA

    Rui Spranger e João Rios + ASA – Acreditamos em Seniores Ativos

    Feira de Valongo

    15:30 | Benefício da Dúvida, diálogos

    Mário Cláudio e Cátia Moreira de Carvalho, moderação de Miguel Ribeiro

    Biblioteca Municipal de Valongo

    18:00 | VIAGENS NA MINHA TERRA, apresentação Final

    Augusto Brázio, Nelson d’Aires, Frederica Vieira Campos e Rui de Noronha Ozorio

    Biblioteca Municipal de Valongo

    21:45 | SEREIAS, concerto

    João Pires, Tommy Hughes, Sérgio Rocha, Nils Meisel, Ra-Yacov, António Pedro Ribeiro e Arianna Casellas

    Fórum Cultural Vallis Longus

    — 9 OUT

    15:30 | Benefício da Dúvida, diálogos

    Capicua e Rodrigo Guedes de Carvalho, moderação de Miguel Ribeiro

    Biblioteca Municipal de Valongo

    18:00 | RUGE, concerto

    Rodrigo Guedes de Carvalho, Daniela Onís e Ruben Alves

    Fórum Cultural de Ermesinde

    + INFO

    https://linktr.ee/manifestum.arte.de.dizer

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].