Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2022

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    Medicina de A a Z (Continuação)

    L AXANTE

    É um medicamento que se destina a pôr as fezes do doente mais moles. É utilizado, entre outros, em caso de “prisão de ventre”. Não se deve abusar de laxantes. Deve ser procurada a causa da prisão de ventre e tratar a causa. O uso prolongado de laxantes pode provocar, por si, algumas doenças: dependência e ”intestino preguiçoso”, desidratação por perda de sais através dos intestinos, alteração da Flora Intestinal, entre muitas.

    LEPRA

    foto
    Lepra ou Doença de Hansen é uma doença infeciosa crónica provocada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae (família a que pertence também o bacilo da tuberculose). Desenvolve-se muito lentamente, mas também é muito resistente aos variados medicamentos utilizados no seu tratamento. É a doença maldita da Antiguidade, pois antes da descoberta dos antibióticos (século XX) não tinha qualquer cura. Atinge todo o corpo e carateriza-se por horríveis mutilações. Os leprosos eram proscritos da sociedade e sujeitos a apedrejamento caso fossem vistos fora dos locais para onde eram obrigados a ir. Em Portugal é uma doença muito rara, se é que ainda existe. O grande hospital português para o tratamento e internamento dos leprosos era o Hospital Rovisco Pais, na Tocha, perto da Figueira da Foz. Em 1996 foi convertido em Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro.

    LEUCEMIA

    De forma muito simples pode dizer-se que a Leucemia é um cancro no sangue, nomeadamente dos leucócitos. O sangue tem glóbulos vermelhos e glóbulos brancos, estes encarregados da defesa contra infeções, entre outras funções. Como qualquer célula do organismo, pode entrar numa situação de replicação descontrolada e provocar uma Leucemia. Existem vários tipos de glóbulos brancos neutrófilos, linfócitos, eosinófilos, etc. e muitos tipos de Leucemias, que podem ser agudas ou crónicas. O tratamento das leucemias é feito por médicos especialistas em doenças do sangue.

    LIPOMA

    É uma acumulação de tecido adiposo (gordura) que forma um nódulo. Os mais habituais são os Lipomas da pele, que aparecem sob a forma de um nódulo elástico e indolor. Tecnicamente é um tumor benigno. Os problemas associados, para além do problema estético, é a possibilidade de infetarem. Pelo que os lipomas, pelo menos os com alguma dimensão, devam ser operados e extraídos, numa cirurgia de ambulatório em que o doente vem para casa no próprio dia da intervenção cirúrgica.

    LIPOTÍMIA

    É o vulgar desmaio. A pessoa, de súbito, perde a consciência e cai. Há dois problemas associados:

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    José Campos Garcia*

    *Médico

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].