Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2022

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL

    450 atletas estiveram em Ermesinde na primeira parte do cada vez mais prestigiado Torneio “Valongo Capital do Basquetebol”

    Fotos PEDRO FALE
    Fotos PEDRO FALE
    É indiscutivelmente um dos mais prestigiados, senão mesmo o mais prestigiado na atualidade, torneio nacional de basquetebol ao nível dos escalões de formação. Referimo-nos ao Torneio “Valongo Capital do Basquetebol”, cuja primeira parte, por assim dizer, se realizou em Ermesinde nos passados dias 11,16,17 e 18 de setembro, sendo que a segunda metade do torneio teve lugar em Campo no último fim de semana do referido mês. Mas é sobre a primeira parte que iremos falar nesta edição, para referir que a nossa cidade acolheu ao longo dos já citados dias, 20 equipas - nacionais e internacionais -, repartidas pelos escalões de sub-14, sub-16 e sub-18, todos na variante feminina. No total estiveram em Ermesinde 450 atletas num torneio organizado pelo Município de Valongo em colaboração com o CPN e com o Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo. A primeira parte do torneio teve como palcos o Pavilhão Municipal de Ermesinde e o Pavilhão do CPN. De referir que no primeiro dia do evento estiveram em ação os escalões de sub-13 e sub-15 femininos, e o de sub-14 masculinos, que efetuaram alguns jogos, mas sem entrarem em competição propriamente dita.

    foto
    No que diz respeito à competição, e às equipas principais, e começando pelo escalão de sub-14, dizer que a equipa do Quinta dos Lombos sagrou-se vencedora da edição de 2022 do evento, depois de vencer na final o Coimbrões por 23-21. No terceiro lugar deste escalão ficou o Carnide, ao passo que o Galitos de Aveiro ficou em 4.º, o GICA de Águeda em 5.º, e o CPN em 6.º. As propagandistas tiveram melhor sorte nos escalões de sub-16 e de sub-18, de onde saíram campeãs. No primeiro escalão as cepeenistas derrotaram na final o Quinta dos Lombos, por 36-23, sendo que no resto da classificação deste escalão etário o Coimbrões garantiu o 3.º lugar, o Galitos de Aveiro o 4.º, o Carnide o 5.º e o GICA de Águeda o 6.º. Em sub-18, e como já referimos, o 1.º lugar foi também conquistado pelo CPN, que na final derrotou o Quinta dos Lombos por 40-30. O resto da classificação neste escalão ficou ordenado da seguinte forma: Coimbrões (3.º), CLIP (4.º), CPN “B” (5.º), Carnide (6.º), Sangalhos (7.º), e as galegas do CLB Vilagarcia de Arosa (8.º).

    TORNEIO APTÍCVEL PARA AS MELHORES EQUIPAS DO PAÍS

    foto
    No rescaldo desta primeira parte do Torneio “Valongo Capital do Basquetebol” ouvimos o coordenador da secção de basquetebol do CPN, Agostinho Pinto, que começou por fazer um balanço destes quatro dias de muito e bom basquetebol na nossa cidade. O timoneiro do basket cepeenista começou por referir que este evento desportivo tem já uma enorme dimensão a nível nacional, sendo que muitas equipas o valorizam e procuram, todos os anos, nele participar. Agostinho Pinto referiu que os melhores clubes de Portugal querem participar neste torneio, havendo inclusive muitos outros emblemas que querem vir, mas a organização já não tem capacidade de resposta face ao elevado número de solicitações. A provar o prestígio do torneio, o coordenador cepeenista exemplifica que os recentes campeões nacionais dos escalões de sub-14, de sub-16 e de sub-19 (escalão que a partir desta nova temporada passa a ser designado de sub-18) passam por aqui, e muitas vezes várias equipas que vão às fases finais nacionais também participam, casos do Quinta dos Lombos e do CPN, os mais recentes campeões nacionais nos escalões atrás mencionados.

    foto
    «Acho que esta parte do torneio realizada em Ermesinde foi um sucesso. O pavilhão esteve completamente cheio no sábado (dia 17) e no domingo (dia 18) e acho que foi uma excelente divulgação para a modalidade», disse Agostinho Pinto, que no início desta breve conversa com o nosso jornal explicou que foi precisamente pela elevada dimensão do torneio que o mesmo tem de ser dividido em vários fins-de-semana. Por isso, este ano, e no que toca à parte do CPN, em virtude de haverem muitas equipas realizaram-se alguns jogos nos escalões de sub-13 e sub-15 femininos e sub-14 masculinos - tendo em conta que para esta nova temporada o CPN volta a ter uma equipa masculina neste escalão, algo que já não acontecia há mais de 20 anos. Como o emblema da nossa cidade tem várias atletas jovens de primeiro ano nos escalões de sub-14 e sub-16 fizeram-se então jogos nos referidos escalões de sub-13 e sub-15.

    foto
    No que concerne ao CPN propriamente dito, este torneio serviu de igual modo para preparar a nova temporada desportiva, e nesse sentido pedimos ao coordenador do basket do clube ermesindense para fazer uma antevisão daquilo que será o caminho a percorrer pelas várias equipas. Assim, no que toca às sub-14, Agostinho Pinto lembrou que a Covid-19 afetou muito em termos de qualidade este escalão, tendo em conta que muitas das jovens que entraram para o escalão de sub-12 - com o objetivo de “fornecer” mais tarde a equipa de sub-14 - estiveram praticamente sem jogar nos últimos dois anos de pandemia. O responsável pela secção de basquetebol do CPN está ciente que por agora o clube neste escalão não está ao nível das melhores equipas do país, mas está certo de que vão haver melhorias, pois além de ter muitas atletas a equipa desta faixa etária conta esta época com um experiente e bom, nas suas palavras, treinador, Rui Martins, cujo trabalho tem deixado a secção bastante satisfeita, conforme nos disse Agostinho Pinto. No que diz respeito aos escalões de sub-16 e de sub-18 o objetivo é semelhante, ou seja, atingir as fases finais nacionais, e ali chegando tudo pode acontecer, e esse “tudo” é poder ser campeão nacional, obviamente. Outra meta destes dois escalões é continuar a valorizar jogadoras para as seleções distritais e nacionais, onde o CPN se faz representar por um leque bastante considerável de atletas.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].