Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2022

    SECÇÃO: Destaque


    ABERTURA DO ANO ESCOLAR 2022-2023

    Agrupamentos de escolas da cidade arrancam novo ano letivo com 3847 alunos

    Fotos MIGUEL BARROS
    Fotos MIGUEL BARROS
    Como é também hábito nesta época de abertura de ano escolar, o nosso jornal publica alguns dados/números referentes aos dois agrupamentos escolares da nossa cidade. Começando pelo Agrupamento de Escolas de S. Lourenço, neste novo ano letivo o mesmo terá um total de 1714 alunos, sendo que a escola sede do agrupamento, isto é, a Escola Básica 2,3 de S. Lourenço, irá acolher 760 alunos. De uma forma mais específica o 2.º ciclo terá 324 alunos, ao passo que o 3.º ciclo será frequentado por 436 alunos. Ainda no que concerne à escola-sede do agrupamento, mas neste ponto no que diz respeito ao número de turmas, o 2.º ciclo terá 16 turmas, enquanto que o 3.º ciclo será composto por 22 turmas.

    No ensino pré-escolar o agrupamento será frequentado por um total de 340 crianças, repartidas da seguinte maneira: Escola Básica do Carvalhal (60 crianças), Escola Básica da Costa (80 crianças), Escola Básica dos Montes da Costa (60 crianças), Escola Básica das Saibreiras (80 crianças) e Escola Básica Mirante de Sonhos (60 crianças). Estas cinco escolas básicas terão ainda um total de 614 alunos. Deste último número, a Escola Básica do Carvalhal terá 162 alunos, aparecendo depois a Escola Básica da Costa com 112 alunos, seguida da Escola Básica dos Montes da Costa com 85 alunos, da Escola Básica das Saibreiras com 86 alunos, e da Escola Básica de Mirante de Sonhos com 169 alunos.

    Quanto a docentes, irão lecionar na Escola Básica 2,3 de S. Lourenço um total de 98 professores, sendo que 41 são afetos ao 2.º ciclo e 57 vão dar aulas ao 3.º ciclo.

    Em termos de 1.º ciclo as cinco escolas do agrupamento serão compostas em termos de docentes da seguinte forma: a Escola Básica do Carvalhal terá oito professores Titular de Turma, um Coordenador de Estabelecimento, um Coordenador de Departamento, quatro docentes de Educação Especial, um professor de Inglês e um professor EMRC.

    Por sua vez a Escola Básica da Costa terá cinco professores Titular de Turma; um Coordenador de Estabelecimento, um docente de Educação Especial, um professor de Inglês e um professor EMRC. Já a Escola Básica dos Montes da Costa irá ter neste novo ano letivo quatro professores Titular de Turma, um Coordenador de Estabelecimento, um docente de Educação Especial, um professor de Inglês e um professor EMRC. Quanto à Escola Básica das Saibreiras terá quatro professores Titular de Turma, um Coordenador de Estabelecimento, um docente de Educação Especial, um professor de Inglês e um docente EMRC. Por fim, a Escola Básica Mirante de Sonhos irá ter oito professores Titular de Turma, um Coordenador de Estabelecimento, um docente de Educação Especial, um professor de Inglês e um professor EMRC.

    Este ano quisemos igualmente saber quantos professores novos irão lecionar pela primeira vez nos dois agrupamentos de escolas da nossa cidade, bem como qual o número de professores que saiu dos agrupamentos, fosse por motivos de aposentadoria, ou por motivos de transferência para outras escolas.

    Assim, no que concerne ao Agrupamento de Escolas de S. Lourenço, serão quatro os novos professores no Ensino Pré-Escolar, ao passo que o 2.º ciclo terá nove novos docentes e o 3.º ciclo 21 novos professores. No 1.º ciclo não se registou a entrada de novos professores. No que toca a saídas, o agrupamento teve 35 professores que saíram das escolas que o compõem, sendo que seis deles foi por motivos de aposentação, e 29 foram transferidos para outras escolas/agrupamentos.

    foto
    Passando agora ao Agrupamento de Escolas de Ermesinde, para começar por dizer que este terá no ano letivo que agora teve início um total de 2133 alunos. A escola-sede, isto é, a Escola Secundária de Ermesinde, terá a frequentá-la 1475 alunos (repartidos pelo 2.º ciclo, 3.º ciclo, ensino secundário e ensino profissional). De forma mais precisa o 2.º ciclo terá 191 alunos e o 3.º ciclo 406 alunos, sendo que o restante número é afeto aos ensinos secundário e profissional.

    Quanto às outras escolas do agrupamento, e começando pela Escola EB 2,3 D. António Ferreira Gomes, esta terá um total de 202 alunos, com 17 turmas (estando aqui incluídos os alunos do PIEF - Programa Integrado de Educação e Formação). No que concerne ao ensino pré-escolar o agrupamento terá na Escola Básica da Bela um total de 64 alunos, ao passo que na Escola Básica da Gandra serão 43 alunos e na Escola Básica de Sampaio 57 alunos.

    Em termos de 1.º ciclo, a Escola Básica da Bela será frequentada por 94 alunos, a Escola Básica da Gandra por 147 alunos e a Escola Básica de Sampaio por 51 alunos.

    Quanto a professores, irão lecionar neste ano letivo no Agrupamento de Escolas de Ermesinde 180 docentes, sendo 18 para o 2.º ciclo e 20 para o 3.º ciclo. A Escola EB 2,3 D. António Ferreira Gomes terá 60 docentes.

    Quanto a professores a lecionar nas escolas do 1.º ciclo eles estão distribuídos da seguinte maneira: Escola Básica da Bela com oito docentes, também com oito professores surge depois a Escola Básica da Gandra e por fim a Escola Básica de Sampaio com quatro professores.

    No ensino pré-escolar esta última escola terá três docentes, ao passo que a Escola Básica da Bela tem igualmente três docentes e a Escola Básica da Gandra tem dois professores. No que diz respeito a professores a lecionar pela primeira vez no agrupamento eles serão 27, dos quais três darão aulas no 1.º ciclo e outros três no pré-escolar. Saíram do Agrupamento de Escolas de Ermesinde 49 professores, três por aposentação e 46 por motivo de transferência para outras escolas/agrupamentos. Segundo os responsáveis por este agrupamento estes são números aproximados uma vez que ainda estão a entrar alunos e professores.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].