Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-07-2022

    SECÇÃO: Últimas


    Município de Valongo assinala Semana Europeia da Mobilidade

    A Semana Europeia da Mobilidade Valongo 2022 tem como lema «Combina e Move-te» e arranca já na próxima sexta-feira, dia 16, com um programa diversificado que inclui caminhadas, teatro de rua, insufláveis, desporto e ações de sensibilização, entre outras atividades de participação gratuita, que decorrem até 22 de setembro – Dia Europeu Sem Carros.

    «Vamos celebrar a Semana Europeia da Mobilidade com muita energia e fazer justiça ao EUROPEANMOBILITYWEEK Award / Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2021, que vencemos com muito orgulho. Convidamos toda a comunidade a sair de casa, a andar a pé e a usufruir em pleno do nosso espaço público», exorta o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

    «Fiéis a uma estratégia firme e consolidada em matéria de ambiente e mobilidade, tentamos sempre fazer mais e melhor envolvendo ativamente a comunidade. A neutralidade carbónica é um grande objetivo e vamos continuar a dar passos consistentes para a alcançar, mantendo a convergência e o alinhamento do município de Valongo relativamente às estratégias europeias nesta matéria», sublinha o autarca.

    Reconhecendo que há ainda muito a fazer, José Manuel Ribeiro recorda que «a adesão à Semana Europeia da Mobilidade só é possível porque a transformação do concelho é uma realidade, que tem vindo a ser concretizada diariamente, e que pode ser comprovada através da observação das novas interações no concelho, onde se destacam a Pista Urbana de Atletismo nos Lagueirões e a Via do Peregrino, entre outras obras realizadas no âmbito dos planos municipais de mobilidade acessível e sustentável (PMUS e PMAT)».

    Ainda de acordo com a autarquia valonguense, «nos centros das cidades de Valongo e Ermesinde, registam-se também alterações significativas, através de ações de urbanismo tático e do reordenamento da circulação automóvel, que certamente mudarão para melhor a qualidade de vida da população, com alargamento dos passeios, a criação de espaços de convívio e lazer, aumento dos lugares do estacionamento, traduzindo-se, também em melhorias das condições de acesso ao Comércio Local».

    Em desenvolvimento, estão também diversas ciclovias, inclusive a que ligará Ermesinde à Maia, cofinanciada pelo Fundo Ambiental.

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].