Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-07-2022

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    MEDICINA DE A a Z (Continuação)

    INSATURADAS (gorduras)

    Não seria adequado num artigo deste tipo entrar em considerações químicas sobre o significado de gordura insaturada. Mas existe um consenso científico, que passou para a consciência generalizada, de que existem gorduras boas e gorduras más. Chamemos às gorduras insaturadas as gorduras boas, das quais o nosso organismo tem necessidade. Numa abordagem muito simplista deste tema, poder-se-á dizer que as gorduras líquidas ou que derretem facilmente são gorduras boas. Dois exemplos limites: o azeite é uma gordura boa. A banha de carneiro é uma gordura má. Pelo meio ficam outras gorduras: a banha de porco não é tão má quanto dizem. A gordura de vaca não é tão boa quanto alguns dizem. O nosso organismo tem necessidade de gorduras, que devem entrar na composição das nossas dietas em devidas percentagens. As gorduras insaturadas são ricas em ácidos ómega (ver abaixo). De maneira simplista pode-se dizer que as gorduras de peixe são saudáveis (quem não se lembra do infame óleo de fígado de bacalhau da nossa infância?), assim como as gorduras vegetais.

    INSÓNIA

    Trata-se, grosseiramente, de “falta de sono”. Assume-se que as pessoas saudáveis têm necessidade de certo número de horas de sono, que varia em função da idade e de determinantes pessoais. O horário mais adequado para o sono são as horas noturnas. O Ser Humano é um Ser de atividade diurna e o seu ”relógio biológico” está programado nesse sentido. O sono é tão necessário à vida quanto o alimento, pelo que a qualidade do sono e a saúde da pessoa estão intimamente ligados. A insónia significa, portanto, que a pessoa não tem sono, pelo menos nas horas em que o deveria ter. A insónia tem muitas causas e tem de ser estudada e tratada. Por vezes não se trata de verdadeira insónia, mas sim em dificuldade em dormir por causas físicas, fisiológicas ou psicológicas, que têm de ser resolvidas. Para não se pensar que o “relógio biológico” é uma entidade abstrata, informa-se que o nosso relógio biológico chama-se “glândula pineal”, localizada no centro do encéfalo, que segrega uma hormona chamada “melatonina”, que se pode considerar a “hormona do sono” e tem ligações nervosas com os olhos. A glândula só segrega a melatonina na ausência de luz. A luz trava a secreção dessa hormona e sem ela acordamos. Daí que o nosso melhor despertador possa ser uma persiana parcialmente aberta virada para um local escuro. Ao nascer do Sol as coisas acontecem naturalmente.

    foto

    INSULINA

    Trata-se duma hormona segregada pelo pâncreas que é muito importante para o metabolismo dos açúcares. A fisiologia humana apoia-se muito na gestão dos açúcares, pois alguns deles são o verdadeiro combustível das células. A glicose é o mais importante e o organismo obtém-na a partir dos alimentos, nomeadamente doas amidos e das féculas. Mas para que o organismo possa utilizar a glicose é necessária a presença de insulina. Quando esta não existe, ou existe em baixa quantidade, a pessoa tem excesso de açúcar no sangue, o que carateriza a Diabetes (ver acima)

    LAPAROSCÓPICA

    (CIRURGIA)

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    José Campos Garcia*

    *Médico

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].