Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-01-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-07-2022

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Iniciação à Prática Profissional - Agrupamento de Escolas de São Lourenço

    foto
    O Agrupamento de Escolas de São Lourenço - Valongo continuou a sua aposta na Iniciação à Prática Profissional, na perspetiva do que é o verdadeiro conceito de Escola: a formação integral dos alunos, a formação contínua de professores em exercício e a formação de futuros professores. A parceria tem sido feita com a Escola Superior de Educação do Porto (ESE), sendo uma mais-valia para o reforço do reconhecimento do Agrupamento como uma entidade de serviço público de qualidade.

    Trata-se da Prática de Ensino Supervisionada (PES), uma unidade curricular (UC) da componente de Iniciação à Prática Profissional (cf. Decreto-Lei 79/2014) do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º CEB, que acolheu na Escola Básica de Montes da Costa e na Escola Básica de São Lourenço-Ermesinde, quatro professores em formação: Ana Fernandes, Daniela Silva, Hugo Sousa e Jacinta Nunes.

    Os professores cooperantes do Agrupamento, Cláudia Almendra, Rui Fidalgo (1.º Ciclo), Conceição Teixeira e Isabel Vilhena (2.º Ciclo) assumiram o seu papel no sentido de proporcionar aos professores em formação experiências diversificadas de prática pedagógica, fundamentais como primeiro contacto com a realidade, mas também como meio de superar receios e angústias face à profissão. Deram-lhes espaço à melhoria do conhecimento científico-pedagógico, à reflexão pessoal e conjunta, de modo a tornarem-se mais flexíveis, mais seguros na programação/planificação da prática letiva e realização dos processos.

    foto
    O trabalho mostrou-se árduo para os professores em formação. A elaboração da programação/planificação, nos 1.º e 2.º ciclos (Português e HGP), requereu um trabalho de grande pesquisa científica e de escolha de metodologias ativas a aplicar em sala de aula, motivadoras, adequadas e que fossem ao encontro das especificidades, expectativas e interesses dos alunos com quem trabalharam.

    Há todo um trabalho burocrático que é inerente à função de docente que os professores em formação experienciaram, como o de Diretor de Turma.

    Os professores em formação, Ana Fernandes, Daniela Silva e Hugo Sousa, desenvolveram os projetos “A Dramatização como consolidação dos conteúdos de História e Geografia de Portugal”; “A Guerra na Ucrânia” e “Uma Viagem pelo Mundo da Liberdade”, respetivamente, cujos trabalhos realizados com os alunos do 1.º C, 6.º A e 6.º F foram divulgados aos encarregados de educação/famílias no dia 20 de junho de 2022, entre as 18h30 e as 20h00, no Auditório da Escola Sede do Agrupamento. A apresentação do evento esteve a cargo da professora Jacinta Mendes. Este foi o momento em que os alunos tiveram oportunidade de mostrar o seu empenho e se sentirem valorizados pelos trabalhos realizados.

    Foi um percurso trabalhoso, mas essencialmente uma aprendizagem mútua e contínua entre professores cooperantes e professores em formação.

    foto

    Conceição Teixeira e Isabel Vilhena

    (Docentes/professoras cooperantes do Agrupamento de Escolas de São Lourenço)

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.