Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-07-2022

    SECÇÃO: Local


    Agorárte comemora festivamente o seu 19.º aniversário

    Poesia pelo grupo “ÁgoraTeatro”
    Poesia pelo grupo “ÁgoraTeatro”
    Na tarde do passado dia 9 de julho, a Agorárte – associação cultural e artística da nossa cidade, comemorou festivamente o seu 19.º aniversário, aproveitando a oportunidade para solenizar também o encerramento das atividades letivas da Universidade Sénior de Ermesinde (uma das suas principais valências), respeitantes a 2021/2022.

    Danças Tradicionais da USE
    Danças Tradicionais da USE
    A festa teve lugar no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde que se revelou pequeno para albergar todas as pessoas que acorreram à festa, correspondendo ao gentil convite da direção desta destacada associação ermesindense. O problema ainda se revelou maior dado que se tratou de uma tarde muito quente, e o sistema de ar condicionado não estava a funcionar em pleno.

    Alunos de Saúde
    Alunos de Saúde
    Entre a assistência encontravam-se o presidente da Junta, João Morgado (que se manteve até final da festa), o vereador da Educação, Orlando Rodrigues, vários professores, alguns elementos da Universidade Sénior Rotary de Valongo, a Diretora do Lar de Santo António, membros da Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE), a Tuna da Universidade Sénior Rotary de Matosinhos, o investigador universitário (do ISCTE), Bruno Rebelo, vindo propositadamente de Lisboa, que no seu doutoramento em Sociologia, estudou os “Reformados e modos de relação com a reforma” e muitos alunos da USE.

    Jograis do Leça
    Jograis do Leça
    Deu início à festa, o presidente da direção da associação aniversariante, Manuel Dias, que deu as boas vindas a todos, fez os agradecimentos a todas as instituições que têm parcerias com a Agorárte e, especialmente à AACE, que colaborou com a cedência de material de som, e, sobretudo, se regozijou por, depois da pandemia, ser possível voltar a organizar este espetáculo para celebrar o 19.º aniversário da Agorárte e o Encerramento do ano letivo 2021-2022 da Universidade Sénior de Ermesinde (USE) a sua mais famosa valência. Referiu-se ainda à exposição, no átrio de acesso ao auditório, onde poderiam ser apreciados interessantíssimos trabalhos dos alunos, no âmbito das disciplinas de Pintura, Rendas e Bordados, Artes Decorativas e História da Azulejaria Portuguesa.

    Tuna da Universidade Sénior Rotary de Matosinhos
    Tuna da Universidade Sénior Rotary de Matosinhos
    Orlando Rodrigues, que representava também o executivo municipal, deu os parabéns à Agorárte e congratulou-se com o trabalho que desenvolve procurando proporcionar um envelhecimento ativo aos seus estudantes, uma vez que todos nós temos a capacidade de aprender até morrer e disse que, obviamente, a Câmara de Valongo continuará a apoiar esta associação.

    Cante Norte
    Cante Norte
    Usou também da palavra o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado, para se congratular com a celebração deste aniversário e falar da boa colaboração que sempre tem havido, e continuará a haver, entre esta Junta e a Agorárte/Universidade Sénior de Ermesinde, que se concretiza na cedência de espaço, nomeadamente o Auditório para as aulas de História Contemporânea e para as festas da associação, e em várias parcerias que pontualmente se realizam.

    Cavaquinhos da USE
    Cavaquinhos da USE
    Findas as intervenções começou o espetáculo, com uma coreografia e leitura de poemas por parte do grupo ÁgoraTeatro a que se seguiram as exibições do grupo de Danças Tradicionais e uma canção da disciplina de “Saúde e Envelhecimento Ativo” regida pelo Dr. Alcino Branco, onde a certa altura cantaram: «Tu que buscas companhia / E queres participar, / Junta-te à nossa energia / Que assim vamos passar / Uns momentos de alegria». “Jograis do Leça” foi a valência da Agorárte que, na sequência do programa, subiu ao palco, vindo depois, um dos momentos mais altos com a atuação, muito bem conseguida, do grupo convidado – a Tuna da Universidade Sénior de Rotary de Matosinhos. A jornada festiva prosseguiu com a “prata da casa”: “Cante Norte” que fez a sua estreia como grupo misto, dada a súbita falta de alguns elementos masculinos; “Cordas Soltas”, “Cavaquinhos”, “Adufeiras” e “Cantigas d’Ouvido”. Foi este último grupo, que como apoteose final, e também em estreia – entoou o Hino da Universidade (cujas letra e música são da autoria do maestro Dr. Manuel Friães). Da letra do Hino reproduzimos aqui uma quadra: «Na Universidade, / Amigos, saberes, / Em Ermesinde, / Terás se quiseres» e o refrão: «O dia é mais frio / Quando estamos sós. / Vivamos a vida / A uma só voz. / Vivamos a vida / A uma só voz.». Ocuparam os intervalos maiores, como animadoras as professoras Paula Mota e Benvinda Moreira.

    Depois de três horas de espetáculo houve um lanche-convívio que terminou com o tradicional “Parabéns a Você”!

    Adufeiras
    Adufeiras
    .

    Cantigas d’Ouvido
    Cantigas d’Ouvido
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].