Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2022

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    MEDICINA DE A a Z (Continuação)

    HEMORROIDA

    Tecnicamente trata-se duma variz no ânus. É uma situação muito desconfortável e infelizmente com poucas armas terapêuticas. Ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa (e alguns médicos…), as hemorroidas querem água quente e não fria. A hemorroida, por si só, dói pouco. O desconforto vem principalmente da contração do músculo anal. Contrai tanto que até dói. A água quente relaxa o músculo e o desconforto em grande parte desaparece. Os tratamentos habituais são à base de pomadas, mas quando a situação incomoda muito, o melhor é mesmo a cirurgia.

    HEPATITE

    Em termos genéricos é uma inflamação do fígado. Pode ter muitas causas. A mais conhecida é a hepatite vírica causada pelo vírus da Hepatite B (existem outras hepatites víricas). Mas existem hepatites tóxicas (alcoólica ou por cogumelos, por exemplo), hepatites induzidas por fármacos (paracetamol, por exemplo), hepatites isquémicas (desidratação, por exemplo). O problema das hepatites é que podem evoluir para cirrose (ver acima), que se trata duma desagradável doença mortal.

    HÉRNIA

    Chama-se hérnia à deslocação de um qualquer órgão para um local onde não deveria estar. A hérnia mais conhecida é a localizada nas virilhas, que corresponde à deslocação do conteúdo do abdómen para a zona da virilha. Mas há hérnias cerebrais, oculares, do esófago, etc. O único tratamento das hérnias, sendo possível, é cirúrgico. De acordo com o órgão envolvido e a gravidade da deslocação, a sintomatologia é muito diversificada. Qualquer tumefação na zona da virilha deve ser investigada, pois pode tratar-se duma hérnia. Estas hérnias podem encravar, isto é, o conteúdo sair do abdómen e não poder ser recolocado no seu devido lugar. Pode levar a isquemia do conteúdo (intestinos ou gordura abdominal) e esta isquemia é quase sempre mortal. As ”fundas” para conterem as hérnias não têm qualquer utilidade e podem ser perigosas porque dão ao doente uma falsa sensação de ”problema resolvido”. E não está.

    foto

    HÉRNIA DISCAL

    É um tipo especial de hérnia, na qual uma parte do disco intervertebral (uma espécie de almofada entre duas vértebras da coluna) sai da sua posição normal e pode comprimir os nervos que saem da medula espinal. Causam grande dor e podem destruir definitivamente o nervo comprimido. A ciática (ver acima) é a compressão do nervo ciático que, saindo da medula lombar, se dirige para as pernas). O tratamento pode envolver a cirurgia.

    HERPES

    É uma infeção provocada por um vírus. Há vários vírus associados ao herpes, sendo os mais frequentes o Herpes Simples, o Herpes Zooster e o Herpes genital. O Herpes Simples provoca bolhas muito dolorosas nos lábios e é contagioso. O Herpes Zooster provoca a dolorosa Zona. O Herpes genital é provocado por uma estirpe de Vírus Herpes Simples mas que afeta a área genital e é altamente contagioso, provocando uma doença crónica, com períodos de agravamento e períodos de acalmia. Podem estar indicados medicamentos antivirais e quanto mais cedo se inicia o tratamento, mais eficaz este é.

    HIDROCEFALIA

    Dentro do cérebro existe uma determinada quantidade de líquido (líquido cefalorraquidiano). Quando, por qualquer motivo, essa quantidade de líquido aumenta, temos a chamada “hidrocefalia” (literalmente “água no cérebro”. O sinal típico da hidrocefalia é uma cabeça grande, desproporcionada em relação à face e ao resto do corpo. Sem tratamento é mortal e origina uma cabeça verdadeiramente monstruosa. O tratamento é cirúrgico e consta da colocação dum dreno que vai drenando o líquido cefalorraquidiano para fora da cabeça, normalmente para o abdómen.

    HIPERMETROPIA

    Trata-se duma doença dos olhos em que a sua capacidade de focagem está alterada. O olho humano funciona como uma máquina fotográfica: a película é a retina e a objetiva é uma lente chamada cristalino. O cristalino tem uns pequenos músculos que alteram a sua capacidade de focagem, pelo que uma pessoa com visão normal tanto vê bem para o perto como para o longe. As principais doenças da focagem são

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    José Campos Garcia*

    *Médico

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].