Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2022

    SECÇÃO: Local


    Associação das Coletividades do Concelho de Valongo marcou presença no 8.º Encontro Internacional de Jogos Tradicionais

    foto
    A Associação das Coletividades do Concelho de Valongo (ACCV) marcou presença na 8.ª edição Encontro Internacional de Jogos Tradicionais, evento que decorreu entre os passados dias 12 e 15 de maio em Ribera del Duero, na província de Burgos, em Espanha. Neste encontro, organizado pela Asociación Cultural La Tanguilla, estiveram presentes 26 associações, oriundas de Espanha, Portugal, França e Croácia. Durante quatro dias esta localidade espanhola foi palco de exposições, colóquios, exibições e dinamizações de mais de 100 jogos tradicionais das diferentes delegações que ali estiveram presentes.

    A ACCV fez-se representar neste 8.º Encontro Internacional por cinco elementos, que ali exibiram diversos jogos tradicionais portugueses. Para além de Valongo, o nosso país esteve representado em Ribera del Duero por delegações da Guarda, de Estarreja e de Lisboa.

    foto
    De acordo com o presidente da direção da ACCV, Joaquim Oliveira, esta é a quarta participação da associação do nosso concelho neste evento anual de cariz internacional, facto que na sua voz «demonstra o interesse de Espanha nos nossos jogos tradicionais».

    A título de curiosidade, e como testemunho desse interesse, Joaquim Oliveira deu nota ainda que a organização do Encontro Internacional de Jogos Tradicionais esteve o ano passado propositadamente no nosso concelho, onde visitou todas as freguesias e a Câmara Municipal no sentido de não só agradecer a presença da ACCV no evento internacional realizado anualmente em Ribera del Duero, como também para enaltecer o trabalho que a associação valonguense tem feito em prol dos jogos tradicionais.

    foto
    O presidente da AACV adiantou ainda que a entidade responsável pelo Encontro Internacional de Jogos Tradicionais irá estar presente na próxima edição da Festa do Brinquedo, a realizar em Alfena (ainda sem data definida), em que a associação valonguense irá marcar presença e onde irá montar 100 jogos tradicionais diferentes.

    Enquanto essa festa não chega a AACV encontra-se na atualidade a demonstrar e a dinamizar os jogos tradicionais em várias escolas do nosso concelho.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].