Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2022

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL

    Maio foi um mês memorável para o basquetebol cepeenista

    SENIORES GARANTIRAM A SUBIDA À LIGA FEMININA
    SENIORES GARANTIRAM A SUBIDA À LIGA FEMININA
    Maio foi um mês inolvidável para a secção de basquetebol do CPN. O emblema de Ermesinde alcançou vitórias importantes nos seus diversos escalões, facto que torna esta numa época memorável, mais uma, como já vem sendo hábito. Os cepeenistas qualificaram-se para três fases finais de campeonatos nacionais, nomeadamente em seniores, sub-19 e sub-16. Começando pelas seniores, a turma orientada por Agostinho Pinto carimbou o passaporte para a Liga Feminina da próxima temporada na sequência de uma excelente prestação na fase final. A equipa assegurou a subida ao principal escalão do basquetebol feminino português no passado dia 1 de maio, altura em que nos Açores o combinado da nossa cidade bateu o Boa Viagem por 81-68, no terceiro e decisivo jogo das meias-finais do play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão.

    Recorde-se que a equipa de Agostinho Pinto tinha vencido em Ermesinde, no dia 24 de abril, a equipa da ilha Terceira por 71-69, sendo que uma semana mais tarde, a 30 de abril, no segundo encontro destas meias-finais do play-off, as cepeenistas foram derrotadas em Angra do Heroísmo por 66-69, facto que obrigou a que fosse disputado um terceiro e decisivo encontro para ver quem avançava não só para a final deste Nacional da 1.ª Divisão, mas acima de tudo quem iria garantir o passaporte para a Liga Feminina.

    No derradeiro encontro o CPN fez uma exibição irrepreensiva. Face a esta vitória a equipa de Ermesinde discutiu com o Imortal de Albufeira o título de campeão nacional desta escalão, sendo que no primeiro encontro, realizado em Ermesinde no dia 7 de maio, e perante um pavilhão repleto, o CPN foi derrotado por 45-69 por uma equipa fortíssima, que não perdeu nenhum jogo nesta competição. Uma semana depois as algarvias confirmaram o título de campeãs nacional ao derrotarem novamente as ermesindenses, desta feita por 69-55. Na hora de fazer um balanço desta temporada, Agostinho Pinto recordou que «no início da época o nosso grande objetivo era manter a equipa na 1.ª divisão e solidificar nesse escalão a jovem equipa, e melhorar as suas competências. Porém, com o decorrer da época, a equipa foi melhorando e começando a dar um ar da sua graça e apurando-se para a série de subida e aí ainda conseguiu ir ao play-off de subida, onde obteve um honroso 2.º lugar. A nossa equipa dignificou a final, acabando por perdê-la, sendo o Imortal um justo vencedor desta 1.ª divisão».

    O(a)s responsáveis por mais este feito para o basket cepeenista foram os seguintes: Ricardo Pacheco (seccionista), Ricardo Oliveira (preparador físico), Rita Teixeira (fisioterapeuta), Agostinho Pinto e Melissa Pereira (treinadores). Quanto às atletas, elas foram: Natália Santos, Ana Lages, Mariana Alves, Mariana Ribeiro, Isis Thorpe, Rita Santos, Gabriela Santos, Raquel Rosas, Inês Lage, Beatriz Rodrigues, Sara Peres, Ana Pinheiro, Carolina Quaresma e Isabella Quevedo.

    Refira-se que esta promoção à Liga Feminina mereceu a atribuição de um voto de louvor por parte da Câmara Municipal de Valongo ao clube da nossa terra. Voto esse que foi aprovado na reunião do executivo camarário de 5 de maio último.

    JUNIORES CONQUISTARAM NO BARREIRO O SEU 5.º TÍTULO NACIONAL
    JUNIORES CONQUISTARAM NO BARREIRO O SEU 5.º TÍTULO NACIONAL

    SUB-19 CONQUISTAM QUINTO TÍTULO NACIONAL

    Quem também viveu um mês incrível foi a equipa feminina de sub-19, ao vencer o Campeonato Nacional do referido escalão. Um título que foi assegurado no passado 29 de maio, dia em que a turma ermesindense terminou uma fase final perfeita com um triunfo sobre o GDESSA do Barreiro por 69-60. Fase final do Campeonato Nacional de juniores que teve lugar entre 27 e 29 de maio, no Barreiro, e para além do CPN contou com as equipas do GDESSA, das lisboetas da Quinta dos Lombos e das madeirenses do CDE Francisco Franco.

    No dia 28, o CPN tinha vencido a turma da Quinta dos Lombos por 83-50, enquanto que no primeiro dia da fase final as cepeenistas haviam batido o CDE Francisco Franco por 77-55. A cepeenista Isabella Quevedo foi eleita a MPV desta fase final, tendo integrado ainda o “Cinco Ideal” desta fase, juntamente com as suas companheiras de equipa Carolina Quaresma e Ana Pinheiro.

    Para a história ficam os nomes dos intervenientes deste título que marca uma época inolvidável para o basquetebol cepeenista. Atletas: Rita Santos, Gabriela Santos. Sara Peres, Beatriz Rodrigues, Inês Lage, Raquel Rosas, Ana Pinheiro, Carolina Quaresma, Isabella Quevedo, Laura Pacheco, Maria Fonseca, Joana Pereira, Ana Luís e Mara Sofia. Treinadores: Melissa Pereira e Agostinho Pinto. Preparador físico: Ricardo Pereira. Seccionistas: Filipa Silva e Eufrásia Afonso.

    Refira-se que grande parte das jogadoras que integram o plantel deste escalão de sub-19 faz parte da equipa de seniores, o que lhes garantiu mais experiência e maturidade. Diga-se ainda que para o CPN este foi o quinto título nacional neste escalão e o 13.º ceptro nacional em todos os escalões de formação.

    SUB-16 VÃO PROCURAR NO INÍCIO DE JUNHO O SEU TERCEIRO CETRO DE CAMPEÃS NACIONAIS
    SUB-16 VÃO PROCURAR NO INÍCIO DE JUNHO O SEU TERCEIRO CETRO DE CAMPEÃS NACIONAIS

    SUB-16 PROCURAM O TERCEIRO CETRO NACIONAL

    Quem também está no trilho do título de campeã nacional, neste caso seria o terceiro, é a equipa feminina de sub-16. A turma cepeenista, além de ter tido muitas contrariedades ao longo da época, foi dando boas respostas e fazendo um campeonato nacional em muito bom nível, acabando em 1.º lugar e garantindo o apuramento para a fase final, que se irá realizar nos dias 3, 4 e 5 de junho em Lagos, no Algarve.

    A equipa de sub-16 assegurou no dia 22 de maio a presença na fase final do Campeonato Nacional, após vencer no Pavilhão Municipal de Ermesinde - que apresentou uma grande moldura humana - o Maia Basket por 39-29.

    Além do CPN, neste momento está assegurada a presença da Quinta dos Lombos na fase de todas as decisões, aguardando-se a presença de mais duas equipas que irão sair do apuramento da fase intermédia.

    SUB-14 VENCERAM O DISTRITAL DA 2.ª DIVISÃO A UMA JORNADA DO FIM
    SUB-14 VENCERAM O DISTRITAL DA 2.ª DIVISÃO A UMA JORNADA DO FIM

    SUB-14 CAMPEÃS DISTRITAIS

    Quem também teve motivos para festejar foi a equipa de sub-14 femininos do CPN, que se sagrou também neste mês campeã distrital da 2.ª divisão. A equipa ermesindense venceu no dia 21 de maio o conjunto da freguesia de Campo/Sobrado por 51-26, numa partida que teve lugar no Pavilhão Municipal de Campo.

    Com este resultado e com a vitória do NCR Valongo sobre o Académico do Porto, o CPN sagrou-se desde logo campeão distrital, isto quando falta disputar uma jornada para o fim do campeonato.

    Para a história ficam os nomes das atletas e treinadores que estiveram na base deste êxito: Leonor Ferreira, Inês Martins, Mariana Pinto, Carolina Silva, Eva Morais, Ana Isabel Ferreira, Luana Santos, Lara Nogueira, Inês Oliveira, Filipa Pinto, Joana Branco, Bárbara Vieira, Maria Santos, Margarida Fernandes, Sofia Brandão, Gabriela Cunha, Vitória Carrito, Francisca Ramos, Carolina Monteiro e Nuna Sofia. Treinadoras: Alexandra Meinedo e Andreia Caldas. Seccionista: Pedro Santos.

    Uma palavra ainda para o mini-basquete do CPN, que continua a aumentar o número de atletas, depois de passar a barreira dos 100. Neste escalão os cepeenistas estão perto de atingir o número dos 200 atletas inscritos, estando neste momento com 194 atletas inscritos, o maior número de sempre na vida do clube. O mini-basquete tem tido participações em vários torneios, e claro, em todos os jogos da equipa de seniores.

    Por último, deixar aqui uma nota para dizer que as fases finais dos campeonatos distritais da 1.ª divisão de sub-19 femininos e sub-16 femininos, onde o CPN irá marcar presença, já têm datas e locais definidos. O primeiro vai realizar-se no Pavilhão Municipal de Ermesinde nos dias 3, 4 e 5 de junho, ao passo que o segundo acontece na Maia nos dias 10, 11 e 12 de junho.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].