Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2022

    SECÇÃO: Local


    IV Encontro Nacional da rede Escola Segunda Oportunidade Portugal

    foto
    No passado dia 28 de abril realizou-se o IV Encontro Nacional da Rede E2O Portugal, organizado pela Escola Segunda Oportunidade de Gaia (E2OG). O encontro dividiu-se em dois momentos distintos. O primeiro, decorreu durante a manhã, trazendo a debate decisores políticos, com a intervenção do Secretário de Estado da Educação, António Leite, que reforçou a importância da política pública de redução do abandono escolar precoce e das baixas qualificações, consequentemente da educação como ação de combate às desigualdades sociais e pelo reforço da democracia, ideias acompanhadas pelas várias intervenções dos autarcas, como foi o caso da Vereadora de Educação de Gaia, que acolheu desta feita o encontro no município. Nos dois painéis seguintes, investigadores trouxeram à discussão a evolução do combate ao abandono escolar precoce e as baixas qualificações no quadro da média europeia, enaltecendo, com base nos dados estatísticos, o esforço nacional na redução do abandono nas últimas duas décadas e o aumento generalizado dos alunos que concluem o ensino básico.

    Deixaram, contudo, o recado para a necessidade de se reforçarem as medidas para o nível secundário, que ainda deixa Portugal muito abaixo da média europeia, e que por este motivo deverá merecer por parte da tutela uma estratégia concertada com os vários parceiros sociais para se inverter o atual cenário.

    Foram vários os representantes envolvidos na reflexão e nos sentidos que têm sido construídos com os alunos,com as respostas das escolas de segunda oportunidade. A representante nacional da CPCJ reconheceu o sucesso do papel da resposta das escolas de segunda oportunidade na reintegração dos alunos nos percursos formativos. A representante da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Eunice Macedo, trouxe à reflexão, o olhar crítico das ciências da educação sobre os processos pedagógicos e formativos, abordando as tónicas diferenciadoras do ensino regular, capazes de trazer para a escola as vivências dos alunos, reconhecendo-as como a matéria da aprendizagem.

    Participaram neste debate as várias escolas de segunda oportunidade do país, nomeadamente: a Escola Segunda Oportunidade de Gaia, a Escola Segunda Oportunidade de Lisboa, a Escola Segunda Oportunidade de Matosinhos, a Escola Segunda Oportunidade de Samora Correia, a Escola Segunda Oportunidade de Sintra, a Escola Segunda Oportunidade de Tomar, a Escola Segunda Oportunidade de Valongo e a Escola Arco Maior; além de várias organizações com manifestação de interesse na criação de novas escolas.

    O segundo momento, que decorreu à tarde, realizou-se a Assembleia Geral da E2O Portugal, que elegeu os primeiros órgãos sociais da rede, onde se inclui o Centro Social de Ermesinde, no órgão da direção e a Câmara Municipal de Valongo na qualidade de membro da assembleia geral.

    Paralelamente ao evento decorreu o Encontro de Jovens das E2O portuguesas. “Nós somos segunda oportunidade!”, foi o título que resultou do primeiro intercâmbio entre os alunos das escolas de segunda oportunidade, produto de três workshops artísticos (Dança, Música e Artes Visuais) que culminaram numa apresentação pública na Praça de Gaia. Ficou o mote para o próximo ano e o amadurecimento desta iniciativa que este ano se desenvolveu.

    Florentino Silva - Técnico Superior do Centro de Formação do CSE / Coordenador Pedagógico da Escola Segunda Oportunidade de Valongo

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].