Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2022

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Aprovada a integração da Ermesinde Cidade Aberta no Centro Social

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    O Centro Social de Ermesinde (CSE) reuniu na passada noite de 9 de maio em Assembleia Geral Extraordinária com o intuito de deliberar sobre a integração da Associação Ermesinde Cidade Aberta (ECA) na sua estrutura. Uma proposta que seria aprovada por unanimidade.

    Na ausência do presidente da Direção do CSE, coube à vice-presidente desta instituição, Ana Paula Teles, dar uma explicação aos associados da razão desta integração, lembrando os objetivos que em finais de 2006 levaram à fundação da ECA.

    Uma associação que surgiu como um desdobramento do Centro Social para cobrir as respostas dentro da área social que o Centro não conseguia abarcar. Ainda de acordo com Ana Paula Teles, a articulação entre o CSE e a ECA foi sempre salvaguardada, sendo que as instalações onde esta última associação funcionava eram do Centro e foram cedidas graciosamente por esta instituição, sem que para isso houvesse lugar a qualquer cobrança pelo espaço.

    Com a sua criação a ECA passou a abarcar as respostas do Centro Comunitário das Saibreiras, e ainda as questões relacionadas com o Rendimento Social de Inserção, e também os acordos e protocolos existentes com a Segurança Social (SS). Os trabalhadores afetos a estas respostas ficaram a laborar no âmbito da ECA.

    foto
    Ana Paula Teles explicaria ainda que outra das razões que levaram o CSE a criar a ECA em 2006 foi igualmente a aquisição do edifício do antigo Cinema de Ermesinde, com o propósito de lhe dar uma finalidade na área das respostas sociais. E de facto em abril de 2007 deu-se a aquisição do antigo cinema, sendo que para essa compra o CSE fez, na altura, um empréstimo de 300.000 euros, que entretanto foram já liquidados.

    Porém, os objetivos que estiveram na aquisição do antigo cinema acabaram por não conseguir ser cumpridos, conforme vincou a vice-presidente do Centro, recordando que recentemente a Câmara Municipal de Valongo havia manifestado a vontade de ser proprietária das instalações do antigo cinema, tendo mesmo pairado no ar, na altura desta manifestação de intenções, a ideia da expropriação. «E portanto, não foi possível dar continuidade a esse projeto, ficando assim inviabilizado. Neste panorama parece de todo ser melhor a incorporação da ECA no CSE. A extinção da ECA já foi feita em assembleia geral, no passado dia 8 de abril, uma proposta que foi deliberada favoravelmente, sendo que é preciso agora que esta assembleia decida também favoravelmente (a integração), e faço nesse sentido essa proposta aos associados do CSE para que deliberem no sentido favorável que o Centro receba o que era o ECA. Só depois desta deliberação é que se será possível fazer o pedido de autorização à SS», explicou Ana Paula Teles. A proposta seria, como já vimos, aprovada por unanimidade pelos associados do CSE.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].