Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2022

    SECÇÃO: Local


    NOTICIAS DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE

    O “ERMES” envolvido nos projetos “Rio Leça – da Foz à Nascente” e “Românico”

    A Igreja românica de Santa Maria de Meinedo (Lousada)
    A Igreja românica de Santa Maria de Meinedo (Lousada)
    O ERMES – Grupo de Pedestrianismo de Ermesinde, valência de AGORARTE – Associação Cultural e Artística de Ermesinde, não concretizou projetos próprios durante o primeiro trimestre de 2022. Contudo, associou-se a: NAST-Núcleo Associativo de Santo Tirso no seu projeto anual “Rio Leça- da Foz à Nascente” e ao Académico Futebol Clube – Grupo de Pedestrianismo no projeto “Românico I, II e III”.

    No projeto “Rio Leça - da Foz à Nascente” (vai alternando anualmente – ora da Nascente à Foz, ora da Foz à Nascente), dividido em três etapas de cerca 19km cada: 15/01- Parque Nossa Senhora da Conceição, Porto Leixões, Matosinhos – Parque das Varas, Leça do Balio; 16/01-até Água Longa e finalmente 13/02- até à nascente no Monte Córdova, Santo Tirso.

    Este projeto além de proporcionar momentos de bom relacionamento entre os participantes e a natureza em particular com o Rio Leça tem conseguido sensibilizar as autarquias (Santo Tirso, Valongo, Maia, Matosinhos) através de uma associação entretanto constituída “Amigos do Rio Leça” no sentido de preservar as características naturais do rio e proporcionar condições de proximidade e deleite (será já o caso do passeio entre Ponte Moreira e Ponte da Pedra).

    No projeto “Românico”, marca de profunda mudança ou mesmo de revolução religiosa, social, económica, artística e cultural com início no século XI e cuja influência em vários âmbitos, por exemplo na arquitetura se prolonga para além do século XIII.

    Este período coincide com a pré-nacionalidade e mesmo início da nacionalidade especialmente no norte em que os territórios se afirmavam mais estáveis (de referir que Afonso VI de Leão e Castela avô de D. Afonso Henriques, casa suas filhas D. Urraca com D. Raimundo – Conde de Borgonha, a quem atribui o Reino de Galiza e D. Teresa com D. Henrique, o Condado Portucalense - estes cavaleiros são primos do Abade de Cluny, como primo era o bispo D. Hugo que D. Teresa “colocou” no Porto. O Abade Cluny é a tendência do Românico normanda-franca (o movimento teve várias tendências sendo de referir a Italiana, Germânica, Angla).

    O rio Leça
    O rio Leça
    No âmbito do projeto Românico, abordou-se essencialmente a arquitetura e os vestígios monumentais existentes e já classificados (atualmente 58 e em breve cerca de 90): Românico I, 15/01- Cento Interpretativo do Românico-Lousada, Torre de Alcoforados, Mosteiro de Ferreira, Mosteiro de Meinedo, Ponte de Espindo, Memorial de Ermida, Convento de Cete, Convento de Paços de Sousa, Ermida Senhora das Neves; Românico II, 26/03-Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, Igreja S. Vicente de Sousa, Igreja de Santa Maria de Airães, Mosteiro de S. Martinho de Mancelos, Mosteiro do Salvador de Travanca; Românico III, 9/04 – Igreja S. Nicolau de Canavezes, Igreja de Santa Maria Sobretâmega, Igreja de S. Martinho de Soalhães, Igreja do Salvador de Tabuado. Perante o interesse registado, esperamos continuar interessados em participar em próximos programas de Românico a realizar em próximos anos.

    A 21/05 participamos no programa “Passadiços do Paiva e Ponte 516 Arouca” , organizado pelo AFC-Grupo de Pedestrianismo.

    Em breve, retomaremos a realização de novas atividades de nossa organização.

    António d’Almeida Santos

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].