Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2022

    SECÇÃO: Local


    NOTICIAS DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE

    Sócios da Agorárte aprovam, por unanimidade, as contas referentes ao ano 2021

    Alguns dos participantes da Agorárte nas Comemorações do 31.º Aniversário da Cidade de Ermesinde (Parque Urbano de Ermesinde)
    Alguns dos participantes da Agorárte nas Comemorações do 31.º Aniversário da Cidade de Ermesinde (Parque Urbano de Ermesinde)
    A Assembleia Geral para a Apreciação e Votação do Relatório de Atividades e Contas e do Parecer do Conselho Fiscal depois de ter estado prevista para o passado dia 18 de março, teve de ser alterada, uma vez que a Direção da Agorárte – Associação Cultural e Artística se viu obrigada a suspender todas as atividades devido à situação pandémica que atingiu diversos associados, para o dia 28 de março e, ainda assim, realizada por videoconferência.

    Presidida por António de Almeida Santos, competiu ao presidente da Direção, Manuel Augusto Dias, fazer uma breve resenha das Atividades desenvolvidas ao longo do ano 2021, apesar de previamente ter sido enviado a todos os associados o Relatório de Atividades e Contas desta associação. Apesar da situação pandémica ter sido um constrangimento no desenvolvimento do Plano de Atividades, ainda assim, houve, pelo menos uma dúzia de atividades, para além do funcionamento da Universidade Sénior, com períodos intercalados de aulas presenciais e online.

    No capítulo das Visitas de Estudo, destacou a visita à Igreja Monumento de São Francisco, a visita guiada à Antiga Cadeia da Relação do Porto, a visita à Casa Museu Egas Moniz, a visita ao Museu Ferroviário do Entroncamento e ao Castelo de Almourol, a visita à Casa Museu Teixeira Lopes e a visita à Igreja Sta. Clara. Recordou também a participação em iniciativas das autarquias, Câmara de Valongo e Junta de Freguesia de Ermesinde – parceiras e importantes colaboradoras da Associação – nomeadamente na iniciativa “Valongo a Ler” e nas “Comemorações do 31.º Aniversário da Cidade de Ermesinde”. A Agorárte participou ainda na “Semana Europeia do Desporto” e o seu grupo de pedestrianismo – “Ermes” foi em caminhada ao S. Martinho” de Penafiel. O ano de 2021 terminou com a retoma da tradição do “Almoço de Natal”.

    As Contas foram apresentadas aos associados pela Secretária da Direção, Celeste Campeão, que também respondeu aos pedidos de esclarecimento e solicitações dos associados presentes. Foi lido o “Parecer do Conselho Fiscal” donde transcrevemos o seguinte excerto: «No que respeita às despesas de 2021, constata-se um crescimento significativo das relacionadas com as atividades culturais e o seguro escolar, tendo sido registadas diminuições com pouca expressão nas restantes áreas que produzem despesa corrente, designadamente as despesas administrativas. Esta realidade constitui um sinal positivo do retomar da vida habitual associativa e principalmente da USE, o que se saúda».

    Posto à votação, pelo presidente da Assembleia Geral” o Relatório de Atividades e Contas e o Parecer do Conselho Fiscal, foi aprovado por unanimidade.

    No final da reunião, António Almeida Santos ainda teceu algumas considerações acerca da sede da Agorárte, que considerou não dignificar devidamente a associação. Propôs que se oficiasse à Câmara a possibilidade de ela adquirir o palacete junto ao Café Gazela (a mais popularmente conhecida como a Casa do Rei do Aço), que é um edifício com história, na cidade, pois até já serviu de Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].