Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2022

    SECÇÃO: Últimas


    Aumento dos preços de energia ameaça a sobrevivência do CPN

    Foto CPN
    Foto CPN
    O CPN vive dias de incerteza quanto ao seu futuro face ao aumento da eletricidade e do gás. Aumentos estes que estão a causar enorme preocupação no seio do clube ermesindense, que sem outras receitas que não sejam as mensalidades dos seus sócios e alguns pequenos apoios da Câmara Municipal de Valongo e da Junta de Freguesia de Ermesinde corre o risco de encerrar as suas portas.

    Esta situação foi dada a conhecer numa carta que a Direção do CPN, presidida por Rui Moutinho, enviou à secretaria de Estado da Juventude e Desporto. Carta essa, que nos foi enviada pela Direção do clube e que diz o seguinte:

    «É com enorme preocupação que o CPN – Clube de Propaganda da Natação está a encarar o futuro da sua coletividade tendo em conta o aumento dos preços da eletricidade e do gás.

    A titulo de exemplo refira-se que comparando a faturação dos 3 primeiros meses de 2019 (antes dos encerramentos e confinamentos resultantes do COVID o nosso clube gastou em gás e em Eletricidade 25.953.25 euros e neste trimestre de 2022 as suas faturas de energia já somam como se pode verificar pelos anexos 78.434.73 euros, uma diferença de mais 52 481.48 euros.

    Sem outras receitas que não sejam as mensalidades dos seus sócios e alguns pequenos apoios da câmara municipal e junta de freguesia o CPN instituição que completou em outubro de 2021 - 80 anos de existência está na iminência de encerrar as suas portas e deixar assim mais de 1.300 utentes sem qualquer alternativa viável.

    Com o encerramento das suas piscinas ficam sem aulas de natação centenas de crianças que aqui frequentam aulas de vários níveis de ensino, desaparece a componente de competição com dezenas de atletas, terminam as aulas dedicadas às camadas seniores e Ermesinde fica sem qualquer alternativa tanto mais que as piscinas municipais se encontram encerradas para obras. Para além da natação ficam em causa todas as nossas outras atividades desportivas nomeadamente o Basquetebol do CPN, uma referência Nacional, o clube com mais inscritos na federação da modalidade e onde a modalidade no feminino é a sua formação mais evidente.

    Sem possibilidades financeiras para instalar outros equipamentos que possam reduzir a fatura energética nomeadamente painéis solares e bombas de calor só nos resta fechar dentro de dias ou semanas por falta de pagamento das faturas em dívida ou a vencerem-se a curto prazo se até lá não for encontrada uma solução para este grave problema.

    É perante este senário que vimos apelar a uma solução urgente que passe por um financiamento a fundo perdido e uma ajuda rápida para a instalação de fontes de energia alternativas.

    Sem essa ajuda o fim do CPN – Clube de Propaganda da Natação é inevitável.

    Sem piscinas e sem pavilhão NÃO HÁ DESPORTO pelo que teremos de refletir todos sobre o que queremos para a nossa juventude.

    Esperando da parte de V. Exªs uma resposta breve sobre o problema que apresentamos, apresentamos os nossos cumprimentos.

    A Direção».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].