Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2022

    SECÇÃO: Opinião


    foto
    VAMOS FALAR DE ASSOCIATIVISMO (48)

    O Teatro está vivo e tem futuro

    Mostra de Teatro Amador em Valongo 2022

    O período pós pandemia, mesmo que ainda não tenhamos certezas quanto a novas indicações e evoluções possíveis de outras vagas, vem com toda a certeza criar sensações de alívio, correspondendo à necessidade de retoma das muitas atividades culturais, desportivas e de recreio, nos espaços associativos.

    Entre muitas, o teatro é uma das atividades que aqui e acolá tem reagido positivamente, uma vez que, mesmo em tal período de limitações, deu origem a espaços de criatividade, os quais permitiram a realização de ensaios na utilização dos meios digitais.

    Daí, e no imediato, muitos grupos de teatro mostram estar preparados para, em qualquer altura, poderem levar à cena os seus espetáculos teatrais.

    Num primeiro período de alívio pandémico, no segundo semestre de 2021, assistimos a vários festivais de teatro de amadores um pouco por todos os concelhos do nosso distrito e não só.

    É o caso de Valongo.

    Saudamos desde já a Câmara Municipal de Valongo pela realização da sua Mostra de Teatro Amador 2022 (mais corretamente, Teatro de Amadores, uma vez que teatro é… teatro realizado por amadores ou por profissionais) o que não retira em nada o mérito aos seus organizadores.

    Assim como saudamos todas as Coletividades do Concelho, e os Grupos, mesmo que ocasionalmente, se associaram para a sua participação nesta Mostra. Tudo tem um princípio, e naturalmente que mais tarde ou mais cedo, todos entenderão a importância e a necessidade em se identificar como associação devidamente organizada.

    A participação de 14 grupos de teatro de amadores, realizado a partir do envolvimento com o movimento associativo concelhio, onde constam as suas secções de teatro, já com experiência nacional e em alguns casos, internacional, permite essa interação com outros grupos que surgem como reação ao desafio provocado pelo município, assim como o envolvimento de um grupo profissional, enquanto promotor da atividade teatral no concelho, com outra dinâmica a partir de 1997.

    Num projeto que nos permite salientar não só esta Mostra 2022, mas também a realização do “MIT-Mostra Internacional de Teatro” e o projeto “Mostra de Teatro Escolar”, que só por si evidencia a atenção e importância prestada pelo Município de Valongo.

    Existe Teatro tal como outros Festivais em todos os Concelhos do Distrito do Porto, e existe interesse no seu desenvolvimento cultural através da formação teatral.

    Foto CMV
    Foto CMV

    O Teatro de Amadores nas Coletividades

    No passado dia 26 de janeiro foi realizado um interessante Debate sobre Teatro de Amadores nas Coletividades, dando seguimento ao projeto de Capacitação da responsabilidade da Confederação apoiado pelo POISE, dando origem à participação de dirigentes associativos, atores, encenadores e vários outros interessados de vários pontos do país, na defesa da importância do teatro para o desenvolvimento cultural das nossas comunidades.

    Da abordagem de cada um dos intervenientes, sem se querer ser exaustivo, foram salientados vários pormenores que nos permitiram entender a importância do teatro para todos.

    Evidenciamos como ponto de partida para o debate, a importância do teatro como formação individual de atores e de públicos, a importância do teatro na coletividade enquanto “mais” uma atividade, a importância do teatro na coletividade na sua interatividade com outras valências, a capacidade de sobrevivência das coletividades com atividade teatral e como estão a reagir a atividade teatral perante esta situação de pandemia, qual a perceção de possível abandono da atividade teatral por parte de atores, público e apoios necessários, e o futuro do teatro de amadores.

    Naturalmente outras matérias não deixaram de ser abordadas.

    Da discussão realizada, com os tópicos indicados, as abordagens dos intervenientes, foram dispersas mas com sentimento da sua importância futura, das quais podemos salientar:

    A importância da Coletividade no apoio local a secções de teatro, que contenham na sua componente gente que imane das suas populações, ou não, sejam jovens, mulheres, ou camadas mais velhas, num princípio de envolvimento inter-relacional e geracional;

    O natural enquadramento com grupos ainda não integrados em coletividades, mas que o entendam vir a fazer, de forma a minimizar não só custos para ambos, mas levando consigo a sua riqueza cultural, e na criação de sinergias saudáveis;

    A importância da formação na relação de envolvimento de amadores com profissionais, atores e/ou ensaiadores, para a ministração de técnicas mais apuradas e troca de experiências. A formação de jovens, levando o teatro à escola, para o seu desenvolvimento cultural;

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Adelino Soares*

    *CPCCRD

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].