Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2022

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    MEDICINA DE A a Z (Continuação)

    FÍSTULA

    Uma fístula é um trajeto anormal entre duas cavidades do organismo, ou entre uma cavidade e o exterior. Pode ser crónica e infetar com muita facilidade. Normalmente é necessário tratamento cirúrgico.

    FLATULÊNCIA

    Este termo designa a saída de ar pelo ânus, cujo nome técnico é flato. Algum grau de flatulência é normal, pois no intestino formam-se sempre gases no processo da digestão. Mas se for muito frequente, para além do desconforto físico, há o desconforto social da situação. É necessária uma história clínica cuidada para se chegar à causa da flatulência, que pode ir desde a dificuldade de mastigação nas pessoas com problemas dentários até problemas genéticos de falta de alguma enzima necessária para a correta digestão alimentar.

    FOTOFOBIA

    É uma incapacidade do doente em suportar a luz. Pode ter uma causa ocular, para o que é necessário uma observação por oftalmologista. Ou pode ser um dos sintomas de enxaqueca – o doente prefere encontrar-se às escuras para controlar a sua cefaleia.

    FUMO (INALAÇÃO)

    O fumo é constituído por muitas substâncias, desde gases até partículas sólidas. É sempre tóxico e deve ser evitado. O fumo que é mais vezes inalado é o fumo do tabaco. Outro fumo muitas vezes inalado é o resultado duma combustão, controlada ou não (braseiras ou incêndios). Este fumo é altamente tóxico, pois na sua composição entram substâncias altamente irritantes para as vias respiratórias, bem como o temível monóxido de carbono. Este gás não tem cheiro, mas é muito tóxico. Inibe a hemoglobina (ver acima) de captar oxigénio, o que pode levar à morte da pessoa. É o que por vezes acontece com braseiras que ardem em salas fechadas, nomeadamente no inverno. Pessoas que estão muito sujeitas à inalação de fumos são as pessoas, bombeiros ou não, que colaboram na extinção de incêndios, nomeadamente florestais. Por vezes vemos pessoas em frentes de fogos com panos molhados à volta da cara, para “evitar” respirar o fumo. Isto é erradíssimo e potencialmente mortal. O pano molhado pode filtrar as partículas sólidas, mas não filtra o monóxido de carbono. Ora, o alarme para a inalação de fumo é a irritação das vias aéreas e dos olhos. O pano molhado evita alguns destes problemas, mas deixa livre o monóxido de carbono, que pode intoxicar a pessoa sem esta dar por isso. O melhor é evitar frentes de fogo com vento de frente e deixar esse combate para os bombeiros, que têm equipamento adequado para se protegerem dos fumos. Quem quiser colaborar na extinção de fogos florestais tem muito que fazer nas frentes de fogo com vento nas costas, que afasta o temível monóxido de carbono das suas narinas. Outra situação que pode expor a pessoa a fumos é a cozinha, nomeadamente os braseiros para churrasco. É necessária uma boa captação do fumo originado pela combustão nestes braseiros, o que se consegue com a utilização de extratores de fumo industriais.

    foto

    FURÚNCULO

    É uma infeção localizada na pele, muitas vezes em volta dum folículo piloso (pelo). O aspeto habitual é uma zona vermelha, quente, dolorosa, tendo no seu centro uma zona branca-amarelada. Esta zona corresponde a pús já formado (mistura heterogénea de bactérias vivas e mortas, glóbulos brancos vivos e mortos, fibrina, etc.). Se o furúnculo for pequeno (até 1 cm de diâmetro) a aplicação local de Borato de Sódio bem quente pode resolver a situação. Mas normalmente é necessária a toma de antibiótico adequado e muitas vezes tratamento cirúrgico posterior (abertura do furúnculo para drenagem do pús aí existente e desinfeção do local).

    GÂNGLIOS

    São formações arredondadas, duras, de consistência elástica, com alguns milímetros de diâmetro, que se podem palpar por baixo da pele em determinadas regiões do corpo. Os mais frequentes palpam-se nas virilhas. Fazem parte do aparelho linfático – um conjunto de vasos que transportam a linfa, terminando numa veia do pescoço ou dum braço. Normalmente não são indicativos de qualquer doença, a não ser que aumentem de número ou de volume, ou sejam dolorosos e se palpem em locais não habituais. Neste caso o doente deve ser estudado, pois há várias doenças associadas ao aparelho linfático, nomeadamente as infeções ou as metástases de neoplasias.

    GANGRENA

    A gangrena é a morte localizada de tecidos corporais e é mais frequente nas extremidades. Há duas causas principais para a gangrena: a infeção e a falta de circulação de sangue. Quando a gangrena está estabelecida, a extremidade afetada terá de ser amputada. Caso contrário, a pessoa pode morrer por causa da infeção associada. Para evitar esta situação complicada há que estar atento aos sinais: pele vermelha e quente, que anuncia uma infeção. Pele pálida e fria, que anuncia falta de circulação sanguínea. A doença que mais frequentemente leva à gangrena é a diabetes (ver acima). Evita-se tratando esta doença convenientemente

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    José Campos Garcia*

    *Médico

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].