Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2022

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Atividadades do Agrupamento de Escolas de Ermesinde no âmbito do projeto Erasmus+

    foto
    No âmbito das atividades do projeto Erasmus+, STEAM for ALL, o Agrupamento de Escolas de Ermesinde teve a oportunidade de dar mais um importante passo no desenvolvimento de competências do século XXI com cerca de 60 pessoas, islandesas, turcas, finlandesas, holandesas e portuguesas, das quais 41 alunos.

    De 7 a 11 de março realizaram-se atividades variadas, em locais distintos de Valongo e do Porto, onde as ciências, a tecnologia, a engenharia, a matemática e as artes estiveram bem presentes e de forma integrada, aliando-se ao desenvolvimento de competências de comunicação, de colaboração, de criatividade e de pensamento crítico. A semana iniciou-se com uma receção no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde, onde os alunos das diferentes escolas tiveram oportunidade de dar a conhecer um pouco da realidade de cada país, das suas escolas, das suas habilidades artísticas, das suas gentes e dos seus costumes. A receção institucional esteve a cargo do Dr. Miguel de Oliveira e da Dr.ª Ana Paula Teles, que representaram o Sr. Presidente da Junta de Freguesia e a Diretora do Agrupamento de Escolas de Ermesinde. Mais tarde, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Valongo recebeu-nos no Auditório António Macedo, antes de visitas à Oficina da Regueifa e do Biscoito e à Casa do Conhecimento. Depois de um primeiro dia de índole mais cultural, seguiu-se um dia passado no Porto, onde a ciência e a matemática marcaram presença, começando com uma exibição no planetário do Porto, a que se seguiu uma conferência proferida pelo Professor Doutor Jaime Carvalho e Silva, intitulada “Matemática contra a fraude”, onde se mostrou como a matemática é importante para os cidadãos evitarem ser manipulados e mesmo enganados por estratégias e esquemas publicitários. O dia terminou com uma espécie de peddypaper em que os alunos, em grupos, e acompanhados por professores estagiários da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, liderados pelos estagiários de matemática do Agrupamento de Escolas de Ermesinde, foram resolvendo desafios matemáticos relacionados com locais que iam visitando ao longo de uma caminhada desde a ponte da Arrábida até à Ponte D. Luis I. Os dois dias seguintes foram de intenso trabalho na sala de Eletrotecnia da Escola Secundária de Ermesinde, onde os alunos, em grupos multinacionais,desenvolveram atividades que envolveram a robótica e a programação. O segundo destes dias terminou com o jantar do encontro e a cerimónia de entrega de diplomas, um momento muito agradável de convívio. O último dia destinou-se sobretudo a reunião entre os coordenadores do projeto, entre os quais o Prof. Raul Aparício, coordenador em Portugal, tendo os alunos a possibilidade de desfrutarem um pouco mais do que a cidade do Porto tem para oferecer.

    O balanço destas atividades foi francamente positivo, com os alunos a reconhecerem a grande importância que este encontro teve no desenvolvimento das suas competências viradas para o século XXI e no conhecimento de outras culturas no Âmbito do desenvolvimento de um sentido de comunidade europeia. A hospitalidade portuguesa, a simpatia e a motivação dos nove alunos portugueses da turma 11ºC, do Agrupamento de Escolas de Ermesinde, foi reconhecida pelos participantes dos restantes países, o que mais uma vez permite dizer que os nossos alunos são excelentes pessoas e pessoas muito capazes e competentes.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].