Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2022

    SECÇÃO: Local


    Faleceu Guedes Miranda, antigo professor de Filosofia da Escola Secundária de Ermesinde

    foto
    O doutor Manuel Guedes da Silva Miranda, que nasceu no dia 1 de setembro de 1940, há 81 anos, em Santa Marinha do Zêzere (Baião) faleceu no Hospital de Santo António no Porto, no passado dia 2 de março.

    Professor de Filosofia terminou a sua carreira docente na Escola Secundária de Ermesinde, havendo, por certo, muitos ermesindenses que o conheceram e ainda bem o recordam pelos excelentes dotes oratórios, mas sobretudo pelos bons valores e princípios morais e éticos transmitidos durante as suas aulas.

    Em termos de investigação, o seu longo doutoramento debruçou-se sobre o grande pedagogo e professor universitário português, Delfim Pinto dos Santos e esteve na base de uma publicação da sua autoria, da responsabilidade editorial da Fundação Gulbenkian, intitulada “Delfim Santos: a metafísica como filosofia fundamental” com mais de 400 páginas.

    Como sindicalista o doutor Guedes Miranda, com o autor destas linhas e outros professores de todo o país, fundou há quase 30 anos (algumas das reuniões preparatórias realizaram-se precisamente em Ermesinde) a Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) que serviu devotadamente, primeiro, como vice-presidente da Mesa da Assembleia-Geral (entre 2004 e 2006), e depois, como presidente da Mesa da Assembleia-Geral, de 2006 a 2021. Dele fica, para sempre, o reconhecimento da sua mestria, do seu ímpeto e o exemplo de entrega e luta pelas justas causas dos professores.

    O doutor Manuel Guedes da Silva Miranda ficará indelevelmente ligado à história e à vida da ASPL (cuja bandeira o acompanhou em todas as cerimónias fúnebres), e o seu nome, há já alguns anos, foi atribuído e permanece no Centro de Formação da ASPL que, justamente, se denomina “Centro de Formação Professor Doutor Manuel Guedes da Silva Miranda”.

    O corpo esteve em câmara ardente numa das Capelas anexas ao Cemitério de Rio Tinto, desde o dia 3 de março, até 4 de março de 2022, cerca das 14h15, quando seguiu para a Igreja Matriz daquela cidade, onde foram celebradas as cerimónias fúnebres, presididas pelo pároco, Pe. Avelino Jorge Pereira Soares, e acolitadas pelo Diácono Manuel Gomes Santa Cruz.

    Daqui seguiu para a sua freguesia natal, Santa Marinha do Zêzere, em cujo cemitério ficam os seus restos mortais, como fora sua vontade.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].