Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2022

    SECÇÃO: Destaque


    ABRIRÁ PORTAS EM MAIO PRÓXIMO

    Edifício Faria Sampaio vai acolher Museu da Magia

    foto
    O único Museu da Magia existente em Portugal, e que nasceu em Ermesinde, em 2016, pela mão do ilusionista e produtor de espétaculos Miguel Ângelo, vai ter uma nova casa, isto é, um novo espaço onde será exposto o seu vasto e valioso espólio.

    E essa nova casa irá ser localizada no Edifício Faria Sampaio, na nossa cidade. Esta decisão foi tornada pública na reunião privada do executivo camarário de 24 de março último.

    Na proposta de Contrato de Comodato com a Associação Museu da Magia Portugal, podia ler-se que esta associação, fundada em 25 de março de 2021, com sede em Ermesinde, e que surge na sequência do já existente Museu da Magia, «vem, há já alguns anos, a recolher peças únicas do mundo do ilusionismo nacional e internacional. A ideia gerada em setembro de 2016 acabaria por estimular o ritmo dessa recolha, pelo que, atualmente, a associação conta com um acervo extraordinário, com milhares de peças e coleções únicas, entre obras literárias, vídeos, fotos e cartazes icónicos, aparatos mágicos, jogos, manuscritos, entre tanto outro espólio. Pretende a associação tornar este espólio disponível ao público, através da criação de um Museu vivo e dinâmico, onde haja lugar para uma biblioteca, uma sala de exposições temporárias e um pequeno espaço de atuações. Potenciar o gosto pelo ilusionismo e formar as camadas mais jovens, são alguns dos objetivos que norteiam esta associação. Num concelho onde a magia e o ilusionismo se assumem como uma referência a nível nacional e, até, internacional, há mais de 30 anos consecutivos – através da organização do MagicValongo – Festival Internacional de Ilusionismo – e tendo-se constatado a riqueza do acervo desta associação, assim como a sua vontade na respetiva partilha para fruição de públicos de todas as idades. (...) Assim sendo, e tendo em consideração que a Associação Museu da Magia Portugal não possui de momento um espaço para criação do Museu da Magia, propõe-se a realização de um Contrato de Comodato, recorrendo-se, para o efeito, ao espaço designado “Edifício Administrativo Faria Sampaio”, em Ermesinde, mais concretamente, o 1.º piso. De salientar que a associação suportará as despesas relativas ao consumo de energia elétrica respeitante à parte do edifício a ser-lhe entregue, bem como a quaisquer outros serviços contratados (internet, TV por cabo, entre outros). Dinamizará, ainda, sessões de magia em eventos organizados pelo Município», podia ler-se na proposta aprovada.

    Entrámos posteriormente em contacto com Miguel Ângelo, da Associação Museu da Magia Portugal, que nos informou que maio será o mês em que o Museu da Magia irá abrir as portas ao público na sua nova casa.

    Apenas uma nota de rodapé para relembrar aos nossos leitores que A Voz de Ermesinde já deu a conhecer (em dezembro de 2018) nas suas páginas este interessante Museu da Magia, então localizado na Travessa Monte da Bela, em Ermesinde, realizando na altura uma reportagem num espaço que nos foi apresentado precisamente por Miguel Ângelo.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].