Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2022

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    Câmara de Valongo unida no apoio aos refugiados ucranianos

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    O drama que nesta altura é vivido pelo povo ucraniano esteve no centro das atenções da reunião pública do executivo camarário, decorrida no dia 10 de março. O assunto surgiu em cima da mesa no período de antes da Ordem do Dia, altura em que a autarquia propôs um voto de condenação pela invasão da Ucrânia pela Rússia, de pesar pelas vítimas da intervenção militar e de solidariedade para com o povo ucraniano.

    A proposta seria aprovada por unanimidade, ao que se seguiu um minuto de silêncio em memória das vítimas deste conflito, sendo que esta deliberação será posteriormente enviada não só ao Governo, como também às embaixadas da Ucrânia e da Rússia no nosso país, assim como à Organização Internacional para as Migrações e ao Conselho Português para os Refugiados. A invasão da Ucrânia pela Federação Russa e a consequente tragédia humanitária que está a ser vivida foi tema que mereceu atenções e preocupações por parte dos membros dos executivo.

    PSD QUER QUE CÂMARA ENVIE TRANSPORTE PARA TRAZER REFUGIADOS...

    Miguel Santos, vereador do PSD, usaria da palavra para começar por dizer que o seu partido iria votar com «naturalidade» este voto de pesar «com afinco, dedicação e com muita preocupação também. Penso que o voto de condenação institucionalmente para a Câmara é importante, pois é afirmar uma posição conjunta que não é só da Câmara mas de todo o concelho e de todo um conjunto de milhares de habitantes do nosso concelho», referiu. O social democrata recordaria mais à frente que a sociedade civil do nosso país tem-se movimentado em ações de apoio ao povo ucraniano através dos diversos meios que tem ao seu dispor, ações que na sua voz se estendem às instituições, às IPSS’s, ao Governo português e às câmaras municipais.

    Neste sentido, Miguel Santos sustentou que neste momento é muito importante que se consiga transporte para garantir a vinda de refugiados ucranianos para o nosso país.

    «Neste momento a prioridade é tirar de lá as pessoas. E nesse âmbito penso que as câmaras municipais devem intervir e muitas já o têm feito», disse, dando como exemplo autarquias vizinhas como a de Gondomar, que nas vésperas desta reunião havia enviado dois autocarros para trazer refugiados para o nosso país, bem como a Câmara da Maia que também se preparava para realizar uma ação idêntica. Isto porque à partida são estas as organizações que dispõem desses meios da forma mais rápida, conforme sustentou o vereador social-democrata.

    No seguimento destes exemplos, Miguel Santos sugeriu que também a Câmara de Valongo se juntasse a essa manifestação de solidariedade e enviasse também transportes para trazer refugiados ucranianos para Portugal e tirá-los deste cenário de guerra.

    foto
    ... E QUE POSTERIORMENTE ACOLHA E INTEGRE AS FAMÍLIAS UCRANANAS NA NOSSA SOCIEDADE

    Miguel Santos diria que esta é a primeira prioridade de momento, sendo que a segunda passa por garantir o acolhimento destes cidadãos ucranianos quando aqui chegarem, e já estão a chegar, segundo deu conta o vereador do PSD, que neste ponto disse ainda ser preciso não só organizar um movimento de recolha de bens para enviar para a própria Ucrânia mas também ter aqui bens disponíveis para quando as famílias ucranianas chegarem.

    Miguel Santos referiu que depois é necessário ajudar esta famílias de refugiados a conquistarem condições de autonomia. «Estas famílias vão precisar de escolas e de infantários para as suas crianças, vão precisar no pós acolhimento, e no pós alojamento pelas famílias portuguesas, de apoio social, de apoio ao nível dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, vão precisar de canais para encontrarem colocação de trabalho, vão precisar de canais para conseguirem encontrar uma solução habitacional mais estável, vão precisar de apoio psicológico, porque vêm de um cenário de guerra».

    Neste sentido, sustentou que há todo um manancial de iniciativas que devem ser tomadas, que devem ser desenvolvidas, que devem ser públicas para agregar mais pessoas que tenham a boa vontade e a solidariedade de contribuir. «E eu penso que a Câmara de Valongo, enquanto entidade administrativa máxima do nosso concelho, deve ser o motor e aglutinador deste movimento. Da minha parte tem o apoio total, bem como da parte do PSD, e mais do que isso tem o apoio pessoal de todos os autarcas do concelho do PSD para se envolver em concreto na execução de um plano de transporte, acolhimento e de integração dos cidadãos ucranianos», disse Miguel Santos, que acrescentaria mais à frente que a autarquia «não se pode alhear desta crise humanitária que está instalada», dando como exemplo que na véspera haviam entrado em Portugal cerca de 4500 refugiados ucranianos, mas que vão entrar muitos milhares mais nos próximos tempos.

    AUTARQUIA JÁ TEM UMA REDE DE APOIO NO TERRENO

    Na resposta a esta intervenção, o presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, concordou em pleno com o vereador do PSD, sublinhando que a autarquia não está parada no sentido de apoiar os refugiados ucranianos. Daria nota que foi criada uma rede local de apoio aos refugiados da Ucrânia, que é dinamizada pela Câmara de Valongo em articulação com o Instituto da Segurança Social e o ACES Maia/Valongo, sendo que o objetivo desta rede é articular respostas de apoio e que será acompanhada do ponto de vista político quer por si, quer pela vereadora da Ação Social.

    Deu ainda nota de que a autarquia estaria já a desenvolver um trabalho junto da rede social do concelho para apoiar as famílias que aqui vão chegar. «Esta é uma urgência, fala-se em 4 milhões de refugiados, mas também há quem fale em 10 milhões de refugiados, não sabemos exatamente os números, mas isto nunca aconteceu, isto é um fenómeno e como tal temos de estar preparados para ajudar», frisou o edil.

    Na sequência da sugestão de Miguel Santos relativamente ao envio de transporte, o autarca referiu que quando for necessário a Câmara de Valongo enviará transportes. «Disponibilizaremos o transporte sempre que for necessário, se for necessário hoje é hoje! Não há dúvidas sobre isso», assegurou. Deu ainda nota de que a autarquia já aderiu à plataforma “We Help Ukraine”, e que a rede de apoio de que tinha falado atrás já está a trabalhar quer na questão do alojamento, quer da questão da alimentação que está a ser enviada para a Ucrânia.

    foto
    MAIS DE 50 REFUGIADOS EM ERMESINDE

    Já depois desta reunião terminar, a autarquia de Valongo emitiu uma nota de imprensa dando conta de que se congratula com o acordo entre o Governo da República, através da Segurança Social, e a Diocese do Porto, através da Obra Diocesana, que vai permitir acolher mais de meia centena de ucranianos no concelho de Valongo.

    Nesta nota informou que os refugiados ucranianos ficarão em Ermesinde, nas instalações onde funcionou o Centro Distrital de Retaguarda para doentes com Covid-19 (Pavilhão 4 do Seminário do Bom Pastor), com apoio dos municípios de Gondomar e de Valongo. O referido espaço de apoio à luta contra a covid-19 já foi desmontado pelos serviços do Município de Valongo.

    «Estamos totalmente solidários com o povo ucraniano. Vamos dar todo o apoio possível aos refugiados da Ucrânia nesta e nas restantes estruturas que estão a ser organizadas no concelho, tanto ao nível de acolhimento, como de envio de ajuda humanitária», frisa o autarca.

    VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE CÂNDIDA BESSA

    Voltando ainda à sessão pública da Câmara para dar nota de que foi igualmente aprovado por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento de Cândida Bessa. No plano político esta professora de profissão exerceu funções na Assembleia Municipal de Valongo nos mandatos de 2002-2005 e de 2009-2013, bem como as funções de vereadora na Câmara Municipal de Valongo no mandato de 1998-2002.

    Foram ainda atribuídos dois votos de louvor à Associação Desportiva de Valongo pela conquista dos títulos de campeão distrital nos escalões de sub-19 e de sub15, e outro voto de louvor ao atleta valonguense Guilherme Barbosa Ribeiro, por se ter sagrado em fevereiro último campeão nacional de Scratch, na modalidade de ciclismo de pista, no escalão de juvenis.

    foto
    .

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].