Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2022

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    MEDICINA DE A a Z (Continuação)

    E LETROCARDIOGRAMA

    O coração funciona em resposta a um estímulo elétrico gerado no próprio coração. De segundo a segundo uma determinada parte do coração gera um impulso elétrico (pequeno choque) que se propaga por todo o coração e faz com que ele contraia. O eletrocardiograma capta esse sinal elétrico através de detetores (elétrodos) colocados em vários pontos do corpo do paciente. O aparelho (eletrocardiógrafo) desenha então um gráfico em papel milimétrico, cujas caraterísticas permitem ao médico perceber se está tudo bem ou, se pelo contrário, o coração sofre de alguma doença. A eletrocardiografia é uma competência médica muito complexa.

    ENDOSCOPIA DIGESTIVA

    O aparelho digestivo é um tubo oco, muito comprido, que começa na boca e termina no ânus. A tecnologia das fibras óticas permitiu construir aparelhos flexíveis que podem ser introduzidos no aparelho digestivo do paciente, tanto pela boca como pelo ânus e, desta forma estudar o interior do aparelho digestivo. Podem, assim, ser diagnosticadas várias doenças, como úlceras do estômago ou cancro do intestino. É um exame a que todas as pessoas se devem submeter por rotina a partir de determinada idade. Se não houver problemas detetados, este exame deve ser repetido de 5 em 5 anos.

    ENFISEMA

    Doença que afeta sobretudo os pulmões. Os pulmões são os órgãos que nos permitem respirar. O organismo necessita de oxigénio para viver. Só os peixes e outros animais marinhos podem utilizar o oxigénio contido na água. Todos os outros, incluindo o Ser Humano, dependem do oxigénio existente na atmosfera. O processo de transferência do oxigénio do ar para o sangue é complexo e ocorre nos pulmões. Os pulmões são como uma esponja: cheios de cavidades muito pequenas (os alvéolos pulmonares) e é na parede destes alvéolos que se dá a troca gasosa entre os pulmões e o sangue. Em certas doenças (bronquite, asma e outras), as paredes destes alvéolos inflamam e podem rebentar. Formam-se então cavidades maiores do que os alvéolos pulmonares, que são muito menos eficientes nas trocas gasosas. Isto é o enfisema. As pessoas sentem falta de ar e não conseguem fazer esforços porque lhes falta o ar. A doença não tem cura. O que se pode fazer, para começar, é evitar situações que levam ao enfisema: não fumar e tratar a asma se a tiver.

    ENFARTE AGUDO DO MIOCÁRDIO

    O coração é um músculo (miocárdio) que precisa de oxigénio para viver. Sem oxigénio, o músculo cardíaco pára e a pessoa morre. Para obter o oxigénio, o próprio coração tem artérias que conduzem o sangue para a espessura da sua parede. Se por qualquer motivo uma destas artérias entope, uma parte do coração deixa de receber oxigénio em quantidade suficiente e esta parte pode morrer. Trata-se do Enfarte Agudo do Miocárdio. O exame de eleição para estudar um Enfarte do Miocárdio é o Eletrocardiograma (ver acima). Os sintomas clássicos são a dor no peito que irradia para o braço esquerdo. Perante uma pessoa com estes sintomas deve ser chamado imediatamente o 112 e dizer que se desconfia dum Enfarte Agudo do Miocárdio. Com esta informação, normalmente é deslocada para o local uma equipa clínica constituída por um médico e um enfermeiro com aparelhagem e medicamentos adequados para iniciar DE IMEDIATO o tratamento da pessoa (VMER – Viatura Médica de Emergência e Reanimação, ver abaixo).

    foto

    ENXAQUECA

    É um tipo especial de cefaleia (dor de cabeça). Não é conhecida com exatidão a razão desta dor, mas normalmente tem tratamento eficaz. Os sintomas clássicos (que nem sempre aparecem todos) são a dor em metade da cabeça, enjoo que pode chegar ao vómito e dificuldade em estar à luz, preferindo o silêncio e a escuridão. Quanto mais depressa se tratar esta dor, melhor. Compara-se muitas vezes a enxaqueca a um incêndio na floresta: no princípio basta um copo de água para o apagar. Depois já são necessários bombeiros com equipamento especial.

    EPILEPSIA

    Doença caraterizada por períodos de excessiva atividade elétrica cerebral que conduz a convulsões (ver acima) e perda da consciência. Na maior parte dos casos não é possível identificar uma causa. A convulsão, por si só, não é perigosa, mas se ocorrer, por exemplo, durante a condução duma viatura, esta pode entrar em despiste e causar um acidente rodoviário.

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    José Campos Gracia*

    *Médico

     

    Outras Notícias

    · Sabe o que é a tiroide?

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].