Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2022

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DA ÁGORARTE/UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE

    Aprovado, por unanimidade, o Plano de Atividades e Orçamento para 2022

    foto
    Na noite do passado dia 28 de janeiro reuniu a Assembleia-geral da Agorárte – Associação Cultural e Artística, para apreciar e aprovar o Plano de Atividades e Orçamento para 2022.

    Em virtude da situação crítica que a pandemia ainda nos faz viver no presente momento a reunião magna da Agorárte decorreu por videoconferência através do zoom, conforme prévia convocatória feita pelo respetivo presidente da Mesa, António Almeida Santos.

    Antes da entrada na Ordem de Trabalhos, a Direção apresentou um “ponto prévio” que foi aceite e discutido, e que se relaciona com a preparação da eleição dos novos Corpos Gerentes para o biénio seguinte, de acordo com o que está preceituado nos Estatutos desta Associação ermesindense.

    Relativamente ao Plano Anual de Atividades (PAA) que foi enviado, antecipadamente, a todos os associados por email, e que na Assembleia-geral foi apresentado pelo presidente da Direção, Manuel Dias, manifestou-se a intenção de retomar logo que possível a atividade, em pleno, das várias valências da Agorárte, nomeadamente da Universidade Sénior de Ermesinde (cujas aulas presenciais serão retomadas no próximo dia 7 de fevereiro), dos “Jograis do Leça”, do grupo de Teatro (que já no próximo dia 11 de março participa na Mostra de Teatro Amador de Valongo, na Sala das Artes, às 21 horas, na sede do Município), das Tertúlias de Poesia, da Semana Académica, do “Ermes” e de todos os grupos musicais, como sejam “Cantigas d’Ouvido”, “Cordas Soltas”, “Cante Norte”, “Adufeiras” e “Danças Tradicionais”. Pretende também a Direção promover diversas “Visitas de Estudo” e “Visitas Culturais” conforme está previsto no seu PAA. A Agorárte pretende, também, retomar a organização das suas grandes festas, abertas à comunidade ermesindense, como sejam a “Festa de Aniversário”, a “Semana Aberta” (no final de cada ano letivo) e a “Semana Académica”, no início do novo ano letivo. É também intenção da Direção completar o processo de classificação da sua Universidade como “Universidade Sénior de Excelência” e de conseguir para a Agorárte a Declaração de “Utilidade Pública”. O PAA é um documento aberto, sujeito à apresentação de novas atividades, algumas das quais a eventual solicitação de entidades externas, como sejam instituições privadas, ou públicas como a Câmara de Valongo e a Junta de Freguesia de Ermesinde. Depois de algumas considerações foi posto à votação o PAA que foi aprovado por unanimidade.

    No que respeita ao Orçamento para 2022 coube a apresentação do mesmo à Secretária da Direção, Celeste Campeão, que justificou os números apresentados e esclareceu as dúvidas expostas. O vice-presidente do Conselho Fiscal, Carlos Costa, leu o parecer favorável do Conselho Fiscal, posto o que também este documento seria aprovado por unanimidade.

    A terminar a sessão desta Assembleia-geral houve associados que manifestaram a sua estranheza pela “concorrência desleal” da Academia Sénior (porque nesta academia, tutelada pela autarquia valonguense, os alunos não pagam qualquer quota, os professores são pagos e os estudantes têm direito ainda à oferta de um “tablet”) que está há algum tempo a funcionar no piso 3 do mesmo edifício onde funciona há anos a Universidade Sénior de Ermesinde (piso 4) provocando natural confusão nos estudantes seniores de uma e de outra. A Direção ficou de colocar outdoors ou placas identificativas logo à entrada do edifício, como já teve, para evitar quaisquer dúvidas.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].