Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2022

    SECÇÃO: Local


    INSTITUIÇÃO ABRAÇA PROJETO GLOBAL DA GOOGLE

    “Little Free Library” do Centro Social de Ermesinde foi inaugurada

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    O Centro Social de Ermesinde (CSE) inaugurou no passado 14 de janeiro a sua “Little Free Library”, ou traduzido na língua de Camões, a Pequena Biblioteca Livre.

    Trata-se de um conceito global promovido pela Google, que visa na sua essência estimular o gosto pela leitura e pelo conhecimento, oferecendo a possibilidade de troca de livros entre leitores, através de uma rede mundial de pequenas bibliotecas, situadas em jardins, praças, bairros e aldeias. Este projeto possui um mapa mundial de registo de “Little Free Library” para ajudar as pessoas a encontrar e partilhar livros onde quer que estejam. Ora, o CSE associou-se a este conceito em 2016, em que juntamente com o grupo (na altura) de jovens voluntários do Serviço Europeu de Voluntariado deu início a este trabalho de criação de um espaço livre de troca de livros em Ermesinde.

    foto
    Na altura o Centro pagou a licença da designação “Little Free Library”, tendo este sido um projeto que desde a sua génese captou a atenção e o interesse do próprio presidente da Direção do CSE, Henrique Queirós Rodrigues, que se empenhou de pronto em colocar o projeto em prática na instituição. De lá para cá foram sendo dados pequenos passos na edificação deste projeto, o qual foi agora concretizado muito graças ao empenho do atual grupo de jovens voluntários europeus (composto pelo Ludovico, pela Lúcia, a Naomi e a Eniko) que se encontra na instituição.

    Este conceito global é aberto a toda a comunidade, ou seja, qualquer pessoa pode trazer um livro e posteriormente levar outro livro nesta Pequena Biblioteca Livre, ou simplesmente levantar um livro. A ideia, conforme nos foi explicado por Florentino Silva, técnico superior do Centro de Formação do CSE, é aos poucos ir alimentando esta ideia com mais livros que a comunidade vá doando. «Qualquer estrangeiro que chegue ao Porto e que venha às redondezas e que já esteja socializado com este projeto global da troca de livros, pode perfeitamente através do Google Maps localizar onde está a biblioteca mais próxima e vem até nós», explica Florentino Silva, ao mesmo tempo em que sublinha que a “Little Free Library” do CSE já se encontra no Google Maps, ou seja, já faz parte deste movimento global, de troca de livros e ao mesmo tempo de promoção da leitura, certificados pela Google. «A ideia passa por as pessoas deixarem aqui um livro e levarem outro. A ideia é trocar o livro. Ou seja, e por exemplo, posso levantar um livro em Portugal e deixá-lo na Alemanha, ou noutro sítio qualquer e vice-versa. O conceito da Google é este», diz o técnico superior.

    foto
    Como já referimos no início esta “Little Free Library” foi inaugurada na manhã de 14 de janeiro, tendo dois jovens voluntários europeus do CSE, nomeadamente a Lúcia (de Espanha) e o Ludovico (de Itália) contado a história do Capuchinho Vermelho a duas turmas do ensino pré-escolar do Centro. Por fim, informar a toda a comunidade que a “Little Free Library” do CSE está localizada junto ao portão de entrada do Lar de S. Lourenço, no largo da feira velha, ao lado da portaria da instituição.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].